O que a biografia de Elon Musk e a biografia de Steve Jobs têm em comum?

No mundo literário, muito se discute sobre o valor das biografias em uma questão e uma óptica crítica, de modo que inúmeros pesquisadores na área da literatura defendem o caráter meramente informacional que as biografias possuem.

 

anúncios

Contudo, de outro lado existem os que defendem que as biografias podem trazer análises de um contexto histórico, que por sua vez, podem interferir nas escolhas, vivências e na vida do objeto retratado na biografia, como um todo.

 

Contudo, a exemplos de biografias prontas, existem inúmeras delas que sim, além do caráter informativo, permitem análises mais profundas acerca de períodos históricos, movimentos sociais e todo o contexto daquele período.

 

E o por quê isto está sendo discutido no início da reportagem? Bem, há pouco menos de um mês, praticamente duas semanas para ser mais preciso,  Walter Isaacson, o autor da biografia de Steve Jobs, que foi um sucesso comercial, anunciou que irá realizar também uma biografia de Elon Musk.

 

Sim, o que há em comum entre Jobs e Musk, além de ambos serem considerados gênios da tecnologia que trouxeram diversas inovações para a sociedade, é o fato de suas biografias serem escritas pelo mesmo autor.

 

anúncios

Além destas duas, Isaacson também é autor de biografias de personalidades como Albert Einstein, Benjamin Franklin e Leonardo da Vinci.

Quem é Elon Musk e qual sua influência no mundo moderno?

Em um mundo de portfólios e vagas de emprego digitais, criptomoedas, carros autônomos e viagens ao espaço, Elon Musk é um dos nomes mais falados e mais polêmicos dos últimos 10 anos.

 

anúncios

Elon é um empresário e filantropo, de acordo com o Wikipédia, de origem sul-africana e atualmente é CEO de algumas gigantes no meio tecnológico, como:

  • Tesla
  • Space X
  • Open AI
  • Neuralink
  • Solar City

 

Sendo presidente de todas estas empresas, Elon Reeves Musk é atualmente um dos homens mais ricos de todo o planeta. Atualmente o detentor do posto é Richard Arnault, dono da grife Louis Vuitton.

 

O nome de Elon Musk é sempre associado a polêmicas e a notícias que realmente parecem saídas de um filme de ficção.

 

Por exemplo, recentemente Musk afirmou que a Tesla planeja apresentar em 2022 o protótipo de um robô humanoide. Sim, um robô com feições humanas, cuja finalidade principal é a de substituir trabalhadores humanos em suas funções.

 

Elon é uma das pessoas mais revolucionárias no campo da tecnologia e da robótica nos últimos anos e, de nada causa estranhamento, que uma biografia sua esteja sendo realizada.

Walter Isaacson e suas obras biográficas

Agora que foram citadas algumas informações sobre o presidente da Tesla e da Space X, quem é Walter Isaacson, o autor da futura biografia de Elon Musk e quais são as suas obras prévias? Qual a experiência de Isaacson na produção de biografias?

 

Walter Isaacson, de acordo com sua página do Wikipédia, é um jornalista e escritor estadunidense nascido no início da década de 50.

 

Isaacson possui uma trajetória profissional extensa em veículos de informação e comunicação que possuem renome mundial.

 

Por exemplo, Walter já foi presidente da CNN, um dos mais importantes canais de televisão jornalísticos de todo o mundo e também já foi editor da revista Time, uma das mais influentes de todo o mundo também.

 

Ainda quando falamos de sua produção de livros biográficos, fica claro que Isaacson já desenvolveu inúmeras biografias bem recebidas comercialmente e pela crítica.

 

Obras Ano de Publicação
Kissinger – A Biography 1992
Benjamin Franklin – An American Life 2003
Einstein, His Life and Universe 2007
Steve Jobs 2011
Leonardo da Vinci 2017

 

Com livros biográficos como estes em seu portfólio, a biografia de Musk escrita por Walter Isaacson se torna um assunto de grandes expectativas no mundo literário.

Considerações Finais

Se você é um entusiasta no mundo das criptomoedas, dos investimentos ou até apenas uma pessoa que gosta de tecnologia e até de narrativas fantásticas, não deixe de ficar de olho para o lançamento deste livro.

 

Ainda segundo Walter Isaacson, Elon Musk é o Steve Jobs de nosso tempo, um homem visionário, empreendedor cujo negócios e fortuna são oriundos da tecnologia, finanças e também da economia.

 

Além disso, já existe uma biografia de Elon Musk publicada pela jornalista Ashlee Vance, publicada no ano de 2015.

 

Porém, na época, Musk ainda não era o proprietário da maior montadora de automóveis de todo o planeta e também não havia a Space X, à época.

 

Logo, a biografia que será publicada por Isaacson contará com detalhes que ainda não haviam ocorrido à época em que Vance publicou sua biografia, podendo ser considerada uma parte dois ou até uma continuação da biografia de Musk.

SClub embarca na ensolarada Califórnia dos anos 70 para o Verão 2022

Sob aplausos de centenas de prefeitos, presidente da AMM elogia repasse direto de recursos do acordo da Vale aos municípios