O personagem “Bolinho” veio passear em Neves!

Ribeirão das Neves recebeu um painel do famoso personagem do graffiti Bolinho nos últimos dias, em parceria com o Coletivo Semifusa, a grafiteira Maria Raquel Bolinho realizou uma pintura na Escola Estadual João Lopes Gontijo do bairro Nova Pampulha, como parte do Edital de Apoio a Redes 2020: vírus e Redes Culturais Comunitárias do programa de cooperação cultural latino americana IberCultura Viva. A proposta foi uma das quatro selecionadas no Brasil, que teve propostas contempladas também em vários países como Argentina Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Peru e Uruguai.

Esta edição foi dirigida a iniciativas de redes culturais comunitárias que articulam ações de apoio à emergência sanitária pela pandemia de vírus. As atividades de apoio e assistência podiam ser em temas de alimentação, de saúde ou educação no contexto da pandemia.

O painel elaborado proporcionou a escola uma intervenção artística importante, conectada com a arte urbana moderna que é o graffiti, em uma releitura na versão do Bolinho, de uma das obras mais importantes de Van Gogh, ‘A noite estrelada’, de 1889.

O Bolinho é um personagem criado pela grafiteira Maria Raquel, com a forma de um cupcake, que são bolos de caneca ou forminha. Seu intuito é colorir a cidade e dividir com milhares de pessoas sua paixão por doces e pela cultura urbana através da arte do grafite. São cupcakes personalizados, que encenam personagens do cotidiano como famosos, profissões, gírias, músicas, vídeos, memes e até ícones do cinema clássico e de animação viram inspiração, sempre com cores vibrantes e traços fortes, apresentados nos mais variados suportes artísticos da cidade, deixando as ruas e espaços públicos mais bonitos.

anúncios

Nascida em Itabira, formada em Letras pela UFMG e Artes Visuais na Escola de Design da UEMG, a artista Maria Raquel, vem espalhando suas intervenções desde 2009 e que podem ser encontrados por toda Belo Horizonte e região metropolitana, além de várias outras cidades. O Bolinho pode ser considerado um ícone da cidade de Belo Horizonte que ganhou popularidade tanto dentro do movimento do grafite quanto do público em geral, sendo notável inclusive, seu sucesso com as crianças. Todos os dias, pessoas tiram fotos com as pinturas dos personagem nas ruas e postam nas redes sociais.

Durante a pintura na escola João Lopes Gontijo, os transeuntes passavam e saudavam a artista, parabenizando-a. Ou seja, os nevenses sabem e querem mais iniciativas artísticas como essa na cidade.

O projeto também realizou painel na sede do Giramundo Teatro de Bonecos, da cidade de Belo Horizonte que exerce atividades artísticas com a pintura do Bolinho sobre o Teatro de Bonecos.

Por Redacao

.

Restaurante Vecchio Sogno anuncia fechamento após 25 anos

Coleguium amplia rede de ensino e implanta unidade internacional na região da Pampulha