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O Futuro do Mercado de Trabalho

O futuro do mercado de trabalho

Sabemos que em um futuro não tão distante assim, várias profissões não irão mais existir,  e o profissional que deseja permanecer empregado ou buscar um novo desafio, deve se atentar e muito a isso.

A Organização das Nações Unidas, classificou 10 habilidades do profissional do futuro, e vocês devem prestar muita atenção em cada uma delas e se preparar para o que está por vir! É mais do que um dever, é um obrigação sua com você mesmo, para se atualizar e principalmente entrar ou permanecer nesse concorrido mercado.

O mundo em que vivemos é testemunha de mudanças rápidas e significativas, devidas às inovações tecnológicas. Empresas estão nascendo constantemente e as que não acompanham a velocidade das inovações tornam-se muito rapidamente um segmento obsoleto do mercado.

A humanidade está ingressando em uma nova era em que a junção de tecnologias físicas, digitais e biológicas vai modificar totalmente a forma como trabalhamos.

É muito importante que você comece a desenvolvê-las já.

São elas:

 

  1. Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva diz respeito à capacidade de ampliar os modos de pensar, melhorar a forma de chegar aos resultados, encurtando caminhos e maximizando resultados, pensar em diferentes estratégias para um mesmo objetivo, imaginando caminhos distintos para solucionar os problemas que surgem no cotidiano. Uma habilidade, portanto, que compreende a expansão dos interesses tanto pessoais quanto profissionais, o relacionamento com pessoas que desafiam suas visões de mundo e a fuga da zona de conforto, o jargão tão falado ultimamente: “ Pensar fora da caixa “.

Quanto mais flexível for o indivíduo, mais ele conseguirá enxergar novos padrões e criar associações únicas entre ideias. É exatamente esse tipo de habilidade que as empresas do futuro aguardarão dos profissionais.

  1. Negociação

Com toda a automação do trabalho e ascensão das máquinas no mercado que temos presenciado ultimamente, as habilidades sociais se tornarão mais importantes do que nunca.

Até mesmo profissionais com cargos técnicos terão que demonstrar maior empenho em suas habilidades interpessoais. Sendo assim, a capacidade de fazer negociações com clientes, colegas, gestores e equipe estará no topo da lista de habilidades desejáveis.

  1. Orientação para servir

A inclinação para ajudar os outros é outra habilidade muito requisitada no mercado. Além disso, empresas de serviços financeiros, de alimentos e de tecnologia da informação têm sido cada vez mais confrontadas com as novas preocupações dos clientes. As dúvidas sobre privacidade e segurança alimentar, por exemplo, são muito frequentes e, caso não sejam respondidas de maneira adequada pelas empresas, conduzem à perda de prestígio e de clientes.

Como as mudanças de valores têm acontecido muito rapidamente, saber orientar os consumidores corretamente será uma habilidade fundamental. Mais do que saber orientar, o profissional deverá conhecer bem o seu público para adaptar os produtos e serviços oferecidos à realidade dele.

  1. Julgamento e tomada de decisões

Mais uma qualidade do profissional do futuro, é o julgamento rápido ( análise dos fatos ), seguidos da agilidade nas tomadas de decisões.

Levando em consideração a imensa quantidade de dados que as empresas estão reunindo nos dias atuais, é cada vez maior a necessidade de profissionais capazes de fazer a leitura e interpretação dessas informações e também de tomar decisões cruciais.

Logo, julgamento e tomada de decisões será uma habilidade cada vez mais exigida no mercado de trabalho. Ou seja, os profissionais terão de examinar números, encontrar insights nos dados analisados e utilizar o Big Data para tomar as melhores decisões estratégicas.

  1. Inteligência emocional 

Estamos vivendo uma nova era, cheia de desafios, a era da informação na velocidade da luz, é tanta informação de todos os cantos que se a gente não focar no que iremos: assistir, ouvir, ler, sentir estamos fadados ao fracasso! Cito também uma das doenças mais atuais dessa geração: A depressão. Infelizmente o Brasil é um dos países mais depressivos do mundo e precisamos fazer algo por nós, ou por alguém que conhecemos e que estão nessa situação ( muito em breve criarei um post apenas para falar desse tema ). A depressão está ligada totalmente ao nosso desequilíbrio emocional, que pode ocorrer por diversos fatores. Bom vamos lá, e agora focado no tema falaremos sobre a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL como fator determinante do sucesso do profissional do futuro

Essa é uma habilidade que envolve o reconhecimento e a avaliação das emoções de outras pessoas, o estabelecimento de empatia com esses sentimentos e, claro, a produção de resultados desejados.

Além disso, a inteligência emocional compreende a identificação dos nossos próprios sentimentos, para que consigamos gerir as emoções dentro de nós. Trata-se de uma habilidade social extremamente importante para líderes e gestores e que será muito necessária e exigida em todas as empresas do futuro.

Vivemos em um mundo que sempre enfrentou mudanças, mas que hoje se depara com o desafio da celeridade e da fluidez, pois a tecnologia promoveu alterações exponenciais no ritmo das mudanças. .E isso demanda de nós, seres humanos, uma incrível e constante capacidade de adaptação.

O desenvolvimento dessas competências nos jovens deve ser uma grande prioridade nas escolas, afinal, além de ser uma característica que diferencia a humanidade das máquinas, pode ser uma grande vantagem na conquista de maiores e melhores resultados em termos de liderança.

  1. Conexão com os outros

Uma das habilidades mais importantes para o profissional que pretende obter sucesso em sua carreira com todas essas mudanças globais que ocorrem a todo o tempo em nosso mundo. A Interação ou Conexão com as outras pessoas. E vou além, essa não é uma habilidade que vocês devem aprimorar somente no trabalho, essa conexão, interação, empatia, networking ( podemos nomear de várias formas ), devem ser praticadas em todas as áreas de suas vidas. Nossa sociedade está carente de diálogo, parece que tudo é a ferro e fogo e ninguém faz questão de ouvir uma segunda versão ou opinião, mesmo sabendo que tal ação poderia melhorar / transformar para muito melhor as coisas. Pensem nisso!

É muito importante que haja conexão e colaboração entre os profissionais no ambiente de trabalho e, nesse ponto, as máquinas ainda não se comparam aos seres humanos. Assim, ao mesmo tempo em que investem em máquinas e serviços automatizados, as empresas têm privilegiado a contratação de profissionais que apresentem fortes habilidades interpessoais, colaboradores que saibam manter um bom relacionamento com os colegas e que saibam coordenar diferentes temperamentos, ideias e talentos em torno de um ideal ou meta comum.

A coordenação com os outros é uma habilidade social muito relevante, que envolve saber trabalhar com pessoas de personalidades distintas, saber se comunicar e, acima de qualquer coisa, saber lidar com as diferenças encontradas em cada uma delas, respeitando-as e identificando traços e habilidades importantes para o desenvolvimento da própria empresa.

  1. Gestão de pessoas

“ O Ser Humano é o maior bem que qualquer instituição pode ter. E cuidar dele deve ser prioridade de todos nós, pois a grande verdade é que nós somos TODOS “  Alex Maciel 

Gestão de pessoas mas o que é isso ? Acredito que muito mais que teoria, a gestão de pessoas deve ser muito levado a sério na prática, a gestão e condução das pessoas não deve ser somente guiadas com um único intuito de resultados de uma empresa, ou atingiremos de metas. Isso é passado, e isso é DESUMANO. Todos nós temos q capacidade de mudar, evoluir e crescer, por isso é responsabilidade dos gestores dessa nova geração incentivar todos nessa caminhada rumo a evolução, onde todos de uma maneira geral ganham, e consequentemente os resultados, desempenhos e lucros serão bem maiores.

Embora haja muito avanço em áreas como automação do trabalho e inteligência artificial, os funcionários continuam a ser recursos valiosos para as corporações. Porém, como qualquer ser humano, eles têm dias complicados, ficam doentes, cansados, desmotivados e distraídos. Por isso, a importância da gestão de pessoas.

Saber gerenciar pessoas é o mesmo que saber maximizar a produtividade, motivar as equipes e responder às necessidades dos funcionários para que se sintam acolhidos, tenham suas necessidades atendidas e possam igualmente corresponder às demandas de criatividade e produtividade da empresa. Vale destacar ainda que a gestão de pessoas é uma ferramenta de extrema relevância, que se conecta diretamente com a inteligência emocional.

  1. Criatividade

Ser criativo é se reinventar todo dia, é aprender novas maneiras de melhorar seu trabalho, sua vida e consequentemente a vida de sua sociedade. Ser criativo é otimizar o tempo para dispor de novas práticas, é se elevar ao novo sem ter medo da queda.

O profissional criativo tem a capacidade de conectar informações aparentemente diferentes e, a partir dessa conexão, construir ideias inovadoras para apresentar algo “novo”. As novas tecnologias e os novos produtos exigem dos profissionais uma significativa dose de criatividade para que possam assimilar, usufruir e tirar vantagem de todas essas mudanças.

É importante deixar claro que, mesmo com toda a evolução da robótica, as máquinas ainda não têm a capacidade criativa do ser humano. Portanto, se a criatividade já é considerada uma ferramenta essencial no mercado de trabalho hoje, nos próximos anos ela será uma habilidade imprescindível nas organizações.

  1. Pensamento crítico

Quantos de vocês já realizaram alguma tarefa e depois ou até mesmo antes da execução se perguntaram o por que de tal realização? Por qual motivo eu estou fazendo isso ? Qual o objetivo final ? Qual o propósito de tudo isso ? Eu realizei um bom trabalho? Eu poderia ter melhorado ? Esse trabalho poderia ser feito de outra maneira a fim de obter um novo resultado como melhoria do tempo ou do custo ?

Ser um profissional crítico será uma habilidade muito valiosa nos próximos anos. Os pensadores críticos serão muito bem-vindos a qualquer equipe de trabalho.

Isso porque o pensamento crítico envolve raciocínio e lógica. O profissional do futuro deverá ser capaz de usar tanto a lógica quanto o raciocínio para questionar determinados problemas, identificar os “prós” e “contras”, ponderá-los e considerar as diferentes soluções para os obstáculos.

  1. Resolução de problemas complexos

Essa não é uma habilidade que já nasce com o profissional, mas que é aprimorada com o passar dos anos. A habilidade, que se resume na capacidade de solucionar problemas indefinidos e novos em ambientes reais, vai ser construída a partir de uma base sólida de pensamento crítico.

Sendo assim, o profissional do futuro terá de contar com uma elasticidade mental para resolver problemas jamais visto antes, e que podem se tornar ainda mais complexos. Em muito breve, os “solucionadores de problemas difíceis” serão os profissionais mais requisitados pelas empresas.

Diante de um mundo veloz e volátil, o cenário corporativo irá buscar profissionais que tenham habilidades intrínsecas aos seres humanos, habilidades essas que os distinguem e qualificam perante as máquinas que deverão saber instruir e programar, habilidades que serão reconhecidas pelos profissionais que irão liderar.

As equipes pedagógicas focadas no desenvolvimento humano, precisam estar atentas às mais diferentes variáveis e também à imprevisibilidade de carreiras que ainda vão surgir; e, nesse sentido, é importante que os jovens ou qualquer pessoa que busque voltar ao mercado, mudar de área, crescer profissionalmente, ou mudar de emprego conheçam e desenvolvam essas 10 habilidades do profissional do futuro.

                    Por Alex Maciel

 

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Um abraço e excelente semana.

Alex Maciel

 

 

 

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Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

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