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‘O Frenético Dancin´Days’, o musical da era disco, em Belo Horizonte

Foto: Leo Aversa

Asas abertas, feras soltas, o Rio de Janeiro era uma festa na década de 70. E não havia lugar mais adequado para celebrar do que o Frenetic Dancing´Days Discotheque, boate idealizada, em 1976, pelos amigos Nelson Motta, Scarlet Moon, Leonardo Netto, Dom Pepe e Djalma Limongi, ponto de encontro de todos os seres livres.

Quatro décadas depois, a felicidade bate novamente à porta com o espetáculo “O Frenético Dancin´Days”, que transporta para o palco a aura mítica em torno do lugar.

Depois de ser assistido por mais de 100 mil pessoas no Rio de Janeiro e São Paulo, agora, a montagem saí em turnê pelo Brasil para percorrer seis cidades: Natal, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Novo Hamburgo. A realização é das Irmãs Motta e Opus, produção geral de Joana Motta.

Em BH, “O Frenético Dancin´Days” fará duas apresentações, nos dias 12 e 13 de julho (sexta feira às 21h e sábado às 21h), no Grande Teatro do Sesc Palladium.

Nelson Motta (ao lado de Patrícia Andrade) assina o texto com a absoluta propriedade de quem foi um dos fundadores da boate e viveu toda a agitação que marcou o Rio naquela época.  Autor de musicais consagrados como ‘Elis, a musical’, ‘Tim Maia- Vale Tudo, o musical’ e ‘S´imbora, o musical – a história de Wilson Simonal’, Motta afirma que nunca foi tão feliz com um espetáculo.

“Esse musical é uma festa, as pessoas ficam enlouquecidas na plateia, parece que estamos mesmo voltando aos tempos da boate. É uma alegria imensa”, festeja.

Passarão pelo palco os principais personagens que marcaram não apenas a história da boate, mas da cultura nacional. O musical é uma superprodução, com 17 atores e seis bailarinos.

Além da direção teatral, Deborah Colker (premiada na Rússia com o Prix Benois de la Danse, considerado o Oscar da Dança) tem ao seu lado uma ficha técnica de peso: Gringo Cardia (cenografia e direção de arte), Maneco Quinderé (desenho de luz), Alexandre Elias (direção musical), Fernando Cozendey (figurinos) e Max Weber(visagismo).

Os cenários e figurinos recriam a atmosfera disco, mas com uma identidade própria. “A minha inspiração foi a estética de como as pessoas se comportavam na época e o quão ousadas eram no vestir”, explica Fernando Cozendey. “O desafio foi trazer o shape 70 atualizado, criar algo que ainda provocasse espanto, alegria e libertação para um público em 2018 e 2019. O espetáculo para mim é sobre transgressão de ser, vestir, dançar, existir”, acrescenta.

Dance sem parar

A noite carioca fervia nos anos 70, quando a casa foi criada para inaugurar também o Shopping da Gávea. A cena disco estava explodindo em Nova York, mas ainda não tinha acontecido no Brasil. O Dancin´Days foi inaugurado em 05 de agosto de 1976 e marcou a chegada da discoteca no país. Lady Zu, Banda Black in Rio, Tim Maia, a pista da boate fervia.

Na casa, se apresentaram nomes como Rita Lee (ainda com o Tutti-Frutti), Raul Seixas, Gilberto Gil. “Eu adoro dançar, eu adoro dança, tudo que se movimenta. E para dançar você precisa de música. E música boa é a junção perfeita. E não tem como o Dancin´Days não ter isso, é uma música muito boa, é a melhor. É um iluminismo!”, celebra Deborah.

Nada causou tanta sensação quanto o surgimento das Frenéticas. Contratadas inicialmente como garçonetes, elas também faziam uma breve apresentação durante a madrugada. O sucesso foi imediato: Leiloca, Sandra Pera, Lidoca, Edyr, Dhu Moraes e Regina Chaves logo abandonaram as bandejas e assumiram os holofotes. Elas foram o primeiro grupo contratado da multinacional Warner, que estava aportando no Brasil.

O país inteiro cantou ‘Dancin´Days’, ‘Perigosa’, ‘O Preto que satisfaz’ (abertura da novela ‘Feijão Maravilha’, da TV Globo), entre tantas outras. “As Frenéticas foram obra do acaso e, claro, do talento de seis garotas que eram atrizes desempregadas, começaram como garçonetes do Dancin´Days e, no fim da noite, cantavam quatro músicas. Foi um estouro! o Dancin lotava só para ver as Frenéticas, que se tornaram as rainhas da discoteca no Brasil”, aponta Nelson.

A boate funcionou por apenas quatro meses, pois o contrato era limitado ao período que antecedia a abertura do Teatro dos Quatro. Ela celebrava um Rio e um país que conseguiam ser livres, apesar da ditadura militar.

A casa reunia famosos e anônimos, hippies e comunistas, todas as tribos com o único objetivo de celebrar a vida.

O sucesso foi tamanho que a casa foi reaberta no Morro da Urca e inspirou a novela ‘Dancin´Days’, de Gilberto Braga, que tinha a música homônima das Frenéticas como tema de abertura. O país inteirou caiu na gandaia e entrou na festa.

Informações

‘O Frenético Dancin´Days’, de Nelson Motta e Patrícia Andrade

Data: 12 e 13 de julho (sexta-feira e sábado às 21h)

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium

Ingressos

Plateia I – R$ 130,00 (inteira) / R$ 65,00 (meia entrada)

Plateia II – R$ 100,00 (inteira) / R$ 50,00 (meia entrada)

Plateia III – R$ 75,00 (inteira) / R$ 37,50 (meia entrada)

Vendas: https://www.ingressorapido.com.br/ ou na bilheteria do teatro (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro – BH)

Informações: (31) 3270-8100 | www.sescmg.com.br/sescpalladium/

Classificação: 12 anos
Duração: 120 minutos

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Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

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