A exposição NISE DA SILVEIRA – A REVOLUÇÃO PELO AFETO, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na região central do Rio de Janeiro, reuni cerca de 90 obras de clientes do Museu de Imagens do Inconsciente,

Após uma temporada de sucesso do CCBB Rio de Janeiro, de 8 de dezembro de 2021 a 28 de março de 2022, a mostra NISE DA SILVEIRA – A REVOLUÇÃO PELO AFETO estará em exibição no CCBB Belo Horizonte. O lema é 22 anos após a morte de Nise da Silveira (1905-1999) – e 22 é o número associado à loucura no imaginário popular, assunto que os psiquiatras abordaram de forma revolucionária.

Única médica formada por mais de 150 homens, ela é conhecida por suas ideias de vanguarda e usa as emoções como método científico para tratar pessoas com sofrimento psíquico. Ao encontrar uma maneira de entrar no inconsciente e usando ferramentas artísticas e aplicações científicas para estabelecer um diálogo entre o inconsciente e sua expressão poderosa em imagens, Nise reposicionou sua compreensão insana da história humana.

A mostra contará com cerca de 100 obras surpreendentes, e reunirá telas e esculturas de artistas do Museu de Imagens do Inconsciente, além de obras de Lygia Clark, Abraham Palatinik e Zé Carlos Garcia, e retratos de Alice Brill, Rogério Reis e Rafael Bqueer , O vídeo de Leon Hertzmann, as reproduções de pinturas de Carl Gustav Jung, as aquarelas e fotografias de Carlos Vergara. O curador foi o Estúdio M’Baraká (Estúdio M’Baraká) e foi orientado pelo museólogo Eurípedes Júnior e pelo psiquiatra Vitor Pordeus.

A arte de revelar o universo interior

Localizado no Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro, fica o Museu da Imagem do Inconsciente, criado por Nise em 1952 para reunir as obras produzidas por seus clientes em estúdios de modelagem e pintura para ajudar a entender o que se passa em seu interior. mundo. entenda.

Entre os clientes que se destacaram entre mais de 400.000 obras, Carlos Pertuis (faltam cerca de 21.000 pinturas), Fernando Diniz (cerca de 35.000), Adelina Gomes (na base) foi seleccionada para a exposição do CCBB. De 17.000 pessoas), Emygdio de Barros (aproximadamente 3.300 pessoas) e Beta d’Rocha – ela também encontraram um em seus Expressions escritos (“História de Beta” e “Caderno Íntimo”), e gravaram crises e hospitalizações para promover o processo de autocura. De artistas da atualidade, o público mineiro verá duas poderosas pinturas de Renata Inocêncio.

Um liberal caiu no inconsciente

A exposição de Diogo Rezende, designer e parceiro do Estúdio M’Baraká, trouxe um ambiente repleto de improvisação e sobreposição, em nítido contraste com o calor, a humanidade e o entusiasmo pela liberdade de trabalho conquistados pela Dra. Nise. indiferença de instituições fechadas sob vigilância constante. Cada sala tem um ambiente único e tem direito a entrar no poço do inconsciente: um vídeo processa em movimento circular a imagem da mente gerada no estúdio e é projetada em um espelho d’água em forma de poço.

O público vai se opor ao tratamento na época por meio dos pioneiros da arteterapia, dos problemas emocionais, e depois ver a Nise alagoana chegando ao Rio de Janeiro, sua experiência na prisão, e as mulheres que moravam com ela, entre elas a sambista Dona Ivone Lara Go mergulhar no subconsciente e explorar a questão territorial do Engenho de Dentro como espaço de exclusão e metáfora, nos moldes da originalidade e da originalidade externa.

Tour virtual de 360 ​​graus e experiência sonora descritiva

O método amoroso do psiquiatra ultrapassou os muros do hospital e conquistou o mundo. Da mesma forma, a exposição NISE DA SILVEIRA – A REVOLUÇÃO PELO AFETO também pode ser vista de qualquer lugar do planeta por meio do site oficial do CCBB (aqui) e da exposição (aqui). Além disso, você pode ouvir o que vê por meio da experiência sonora descritiva. O áudio reproduz o ambiente do show de forma dramática. A equipe é coordenada por Georgea Rodrigues, jornalista e dubladora da Inclusive Accessibility.

A experiência de áudio é pensada para pessoas com deficiência visual, mas quando reconstrói com elegância imagens do mundo privado de Nise da Silveira e combina pessoas reais. Os atores vocais incluem atores e dubladores que dublaram papéis famosos em filmes e séries de TV, como Capitão América, O Rei Leão, Thunderbolt, Grey’s Intern e Billie Holiday.

NISE DA SILVEIRA – REVOLUÇÃO PELO AFETO é patrocinado pelo Banco do Brasil.

Serviços

Exposição “Nise da Silveira-Revolução Emocional”

8 de dezembro de 2021 a 28 de março de 2022

Centro Cultural Banco do Brasil – (Praça da Liberdade, 450 – funcionários)

Data e horário da visita: quarta a segunda, das 10h às 22h

Entrada gratuita – mediante reserva antecipada no site www.eventim.com.br

By Nimai Dasa

Nimai Dasa profissional formado em Comunicação Social e atua como jornalista a mais de 15 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *