“O Bartender Brasileiro, uma visão Criativa”

Um estudo comparativo entre coquetéis clássicos e autorais valorizando o bartender brasileiro.

 

Tiago de Lima Ferreira

anúncios

Atuando em São Paulo, minha carreira foi permeada por grandes encontros onde bartenders me ensinaram sobre o universo do bar.
Levando comigo o sonho de estar à frente da barra, passei por todo o processo natural do setor, atuando como copeiro, barback e finalmente como bartender.
Foi um período onde aprendi que podemos trabalhar de forma rotativa, como um time, uma família e nunca segurando conhecimento para si mesmo.
Com o sonho de conhecer o litoral catarinense, migrei para Florianópolis onde moro no momento e onde estou tendo a oportunidade de mostrar meu trabalho.

Instagram: @thunderdrinks

 

 

O Clássico:

El Presidente

A história: O El Presidente foi publicado pela primeira vez em 1915 no Manuel del Cantinero de John Escalante. O coquetel é creditado ao bartender alemão Eddie Woelke que refinou a receita enquanto trabalhava em Havana, Cuba.

anúncios

A receita:

60 ml rum branco

30 ml vermute seco

10 ml curaçao

anúncios

Mexer os ingredientes com gelo por 50 segundos.

Coar para uma taça resfriada.

Decorar com casca de limão siciliano.

Referencias: @mixologynews e @bartendingnotes

#cocktails #mixology #instadrinks #instacocktails #coquetelclassico #classicos #gastronomia #drinks #bar #coquetel #coquetelaria #bartender #obartenderbrasileiroumavisaocriativa

 

 

O Bartender:

@thunderdrinks

A Criação:

O Viajante Processo Criativo: Respeitando a estrututa clássica do El Presidente, surgiu O Viajante, drinque finalista em um campeonato de cachaça catarinense.

O Viajante foi inspirado naquele que migra, unindo ingredientes que surgiram a partir de um deslumbre, ousadia e um sonho.

Martini e Rossi com seu vermute, vislumbraram tempos melhores em uma Itália conturbada e ainda não unificada na época. A ousadia de Diego Zamora que vendeu tudo o que tinha para produzir o famoso Licor 43.

E a cachaça, o grande maestro de nosso drinque, representa o sonho do pequeno produtor. Essas histórias se confluem com a minha própria, a partir do dia que migrei para outro estado, procurando meu sonho em dias melhores.

O Viajante é um lembrete para que nunca desista de seus sonhos e que apesar de passarmos por tempos difíceis, venceremos!

A Receita:

60ml cachaça envelhecida jequitibá

30ml Martini Extra Dry

10ml Licor43

1 gota de solução salina

Garnish ramos de tomilho

Modo de Preparo:

Juntar todos os ingredientes na coqueteleira.

Bater e coagem dupla.

Servido em um cálice Guarnecer com ramos de tomilho

#cocktails #mixology #instadrinks #instacocktails #coquetelclassico #classicos #gastronomia #drinks #bar #coquetel #coquetelaria #bartender #obartenderbrasileiroumavisaocriativa

 

Quer conhecer mais sobre coquetelaria? Acesse meu Instagram @leogomesbartender

Não compartilhe com menores de 18 anos.

Beba com moderação.

Se beber não dirija.

Por Leo Gomes Bartender

Leo Gomes | Bartender
🥃 Bartender no @hotelourominas
🔪 Estudante de Gastronomia
📝🍸 no canal @belohorizonte
🔞 Perfil > 18 anos

Casa Fiat de Cultura realiza exposição na Piazza Italia durante a epidemia

Arraial de BH será realizado online no mês de agosto; confira horários