Neste domingo: Shopping Cidade e Bike Anjo dão força para quem quer aprender a andar de bicicleta

Iniciativa atenderá gratuitamente pessoas de todas as faixas etárias em encontros bimestrais a partir do dia 15 de março de 2020

Pode parecer algo simples, mas aprender a andar de bicicleta é o sonho de muita gente. Apesar de quase todo mundo dizer frases como “é fácil como andar de bicicleta”, dar as primeiras pedaladas não é tão tranquilo assim. Exige tempo, dedicação, espaço para treinar e professores que sejam pacientes para ensinar aos novos aprendizes.

Na correria do dia a dia, é um pouco complicado ter tudo isso ao mesmo tempo, porém, o Shopping Cidade resolveu dar uma ajudinha para quem quer realizar essa vontade. Em uma parceria com o projeto Bike Anjo, o mall vai disponibilizar instrutores para ensinar os clientes a pedalar. A ação será realizada a cada dois meses, sempre no terceiro domingo do mês. As aulas, que serão ministradas das 10 às 14h, no estacionamento do piso G10, começarão no dia 15 de março e serão gratuitas para crianças, jovens, adultos e idosos.

anúncios

Essa será a primeira edição da iniciativa que promete ser diversão garantida para toda a família. “Será uma forma de ajudar quem deseja tornar o sonho de andar de bike realidade. Além disso, queremos promover a saúde e ainda transformar um de nossos andares de estacionamento em um local para uma atividade lúdica, divertida e boa para o corpo e para a alma”, afirma Carolina Vaz, gerente de marketing do shopping.

Segundo a gerente, as atividades contarão com cinco instrutores e um coordenador para ensinar os interessados. A proposta é atender uma média de 30 alunos por dia em aulas de 25 minutos por aluno. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada e haverá uma lista de espera. Caso o aluno queira uma segunda aula, ele poderá colocar o nome novamente na lista e aguardar a sua vez.

Os professores responsáveis são treinados e têm uma metodologia especial (que é comum a todos que participam do projeto Bike Anjo nacional e internacional): são capacitados a ensinar pessoas com vários graus de dificuldade, principalmente aquelas que vão começar a aprender do zero.

“Nesse primeiro momento, tudo começa pela confiança. Apesar da vontade de pedalar, muitos têm medo no início: medo de errar ou de cair. Por isso, primeiramente, ensinamos sobre reflexo, equilíbrio, como subir na bicicleta e como freá-la corretamente. Temos um passo a passo que garante a segurança e a confiança da pessoa, antes e durante o contato dela com o equipamento”, afirma a voluntária do projeto Bike Anjo Belo Horizonte, Elisa Carvalho.

Para Carvalho, além de ser um exercício gostoso de praticar, existem inúmeras vantagens em aprender a pedalar. O professor de ciclismo indoor da academia Bodytech, Alexandre Mello, concorda com essa opinião e comenta algumas das principais:

  1. DESENVOLVE O BEM-ESTAR E AJUDA A COMBATER A DEPRESSÃO

Segundo a voluntária Elisa Carvalho, o projeto Bike Anjo atende várias pessoas com quadros de depressão e que receberam indicações médicas para começar a pedalar. Ela aponta que um dos benefícios é que, com a prática do exercício, a pessoa começa a voltar a confiar nela mesma por ver que pode aprender uma coisa nova e a fazer algo diferente.

O professor Alexandre Mello acrescenta ainda que pedalar também aumenta a liberação de endorfina e serotonina no corpo, substâncias que proporcionam a sensação de prazer. “No ciclismo, esse efeito ainda ganha resultados maiores, porque a atividade coloca o praticante em contato com a natureza, pessoas e momentos agradáveis”, pontua o profissional.

 

anúncios
  1. É UMA ATIVIDADE QUE MELHORA A RESISTÊNCIA MUSCULAR

Pedalar exige força dos músculos. E um dos maiores benefícios de andar de bike é que o ciclismo promove a saúde do corpo e trabalha quase todos os grupos musculares. Sendo assim, tanto as pernas como os braços e outros membros ficarão bem resistentes e ganham tonicidade com a prática constante desse esporte.

  1. ANDAR DEBIKEEMAGRECE

De acordo com o professor Alexandre, esse é um exercício bastante completo. “Pedalar diminui os níveis de cortisol e o stress, regula a pressão arterial, aumenta a resistência muscular e reduz tecido adiposo, ajudando a pessoa a emagrecer”. Ele explica que o ciclismo acelera o metabolismo, queima as calorias do corpo de forma mais rápida e evita o acúmulo de gordura no organismo. E o melhor: não é preciso pedalar durante horas para começar a sentir os benefícios. Apenas meia-hora por semana já é o suficiente para fazer a com que pessoa comece a perder medidas.

 

  1. REGULA A PRESSÃO ARTERIAL

Nem só os músculos são tonificados com pedaladas constantes. Artérias e veias também são! A contração e o relaxamento delas ficam mais rápidos, o que auxilia a abaixar a pressão arterial. O funcionamento do coração será bastante beneficiado com a pressão equilibrada, necessitando menos esforço para bombear sangue para o corpo.

anúncios

 

  1. FAVORECE A MOBILIDADE URBANA

Cada vez mais pessoas estão cansadas de ficar presas no trânsito que é, atualmente, um dos principais problemas dos centros urbanos. Segundo uma pesquisa feita pela empresa norte-americana INRIX, que analisa o trânsito e a mobilidade urbana nas principais capitais do mundo, o belo-horizontino ficou 202 horas, ou pouco mais de oito dias, parado no tráfego em 2018. O volume de carros nas ruas cresce a cada dia e, na contramão disso, as bicicletas surgem como uma alternativa bastante atrativa para quem deseja fugir dos congestionamentos caóticos. Um único automóvel ocupa o lugar de quatro bicicletas, não é à toa o esforço de várias cidades em investir em meios, infraestrutura e segurança para fazer com que as pessoas optem pela bike como um meio de transporte viável para o dia a dia. Além de ajudar a desembolar o trânsito, são um dos meios de transporte mais amigo do meio ambiente. “Pedalar colabora com o meio ambiente, diminui a emissão de poluentes e contribui para um mundo mais limpo e saudável”, completa Alexandre.

SERVIÇO – BIKE ANJO

 

Datas:

15 de Março de 2020

17 de Maio de 2020

19 de Julho de 2020

20 de Setembro de 2020

18 de Outubro de 2020

Horário: das 10h às 14h

Local: Piso G10

Endereço: Rua dos Tupis, 337, Centro, Belo Horizonte/MG.

 Telefone: (31) 3279-1200

www.shoppingcidade.com.br

Written by William Raul

Mês do Consumidor na TIM tem desconto de R$ 3.200 no Samsung Galaxy S10

Vitallis recebe certificação da New Health Foundation por seu programa de cuidados paliativos