Museu das Minas e do metal recebe Pint of Science 2018

Foto: Divulgação

De 14 a 16 de maio, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe o Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo, que acontece simultaneamente em 21 países. Um brinde à ciência, num agradável happy hour regado a conversa sobre temas como indústria 4.0, criptomoedas, vírus, entre outros.

O festival chega a Belo Horizonte e será uma oportunidade para que os mineiros tenham conversas descontraídas sobre ciência e entendam melhor a dinâmica por trás das pesquisas desenvolvidas no estado. A proposta é aproximar a população dos temas, esclarecer dúvidas, apresentar pesquisas recentes nas áreas do conhecimento e divulgar a produção científica em Minas.



Confira a programação do MM Gerdau:

anúncios

14 de maio, segunda-feira, às 19h30

Admirável Mundo Novo: indústria 4.0 e as máquinas no comando

A Indústria 4.0 é um conceito de indústria recente que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Neste painel, vamos debater como o varejo, a indústria e a Aeronáutica estão se apropriando dessas tecnologias para melhoria da performance.

15 de maio, terça-feira, às 19h30

“Cadê o vírus que estava aqui?”: vírus e mutação

“Puxa vida, doente de novo! Que vírus mais chato!” Essa é uma frase muito comum, principalmente quando se trata de gripe. Mas será que não deveríamos dizer “outro vírus?! Ah, não!”? Como será possível que um organismo praticamente constituído apenas de DNA possa mudar a si próprio com essa frequência? Quais são as consequências disso para remédios e vacinas? Perdem a validade? Precisam ser novamente desenvolvidos? Não perca esta discussão e participe do painel, que será apresentado por Felipe Campos de Melo Iani e Betânia Paiva Drumond.

16 de maio, quarta-feira, às 19h30

O futuro da moeda: fim do dinheiro em espécie? Dispositivos eletrônicos? Dinheiro virtual? Criptomoedas?

anúncios

Escambo, papel moeda, moeda escritural, cartão de crédito, cartão de débito automático, cartões “inteligentes” e moedas digitais… Hoje, grande parte das transações mundiais que são feitas com “dinheiro de plástico” também serão substituídas por tecnologias digitais. Uma das maiores tendências é operar com criptomoedas (principalmente o Bitcoin), mas o conhecimento sobre elas ainda é restrito. Para sanar as principais dúvidas quanto às moedas digitais, esperamos por você neste painel!

Written by Iolanda Pedrosa

.

12ª edição do Burger Fest já começou em BH

Workshop “Psicologia dos Eneatipos” abre inscrições na Capital