Museu das Minas e do Metal promove oficinas gratuitas

Foto: Divulgação Museu das minas e do Metal
No próximo dia 09 de abril é comemorado o Dia Nacional do Aço. A partir da data e da importância do material, o Museu das Minas e do Metal preparou um ês com uma programação especial voltada especialmente o conhecimento do metal. As atividades começam hoje (03) e seguem até o próximo dia 27 de abril. Confira a programação completa abaixo. 
A participação é gratuita. 



Oficina “TridimensionAção”

Data: De 03 a 27 de abril

anúncios

Horário: De terça a sexta, das 13 às 17h; e às quintas, das 16h às 21h.

Faixa etária: Livre

A oficina tem o intuito de sensibilizar o visitante em relação à criação artística, por meio da prática escultórica. O material a ser utilizado é o aço, especificamente o arame de aço. A sua maleabilidade e as possibilidades que ele oferece quando aplicado na escultura provocam o diálogo sobre o desenvolvimento tecnológico e como este influenciou e influencia o nosso cotidiano.

Oficina “Composição”

Data: De 03 a 27 de abril

Horário: De terça a sexta, das 13 às 17h; e às quintas, das 16h às 21h.

Faixa etária: Livre

Em uma oficina que mistura arte e aço, o visitante poderá compor formas diversas a partir da técnica string art e conhecer sobre o aço e suas propriedades. O aço possui propriedades físico-químicas que possibilitam a sua ampla aplicação nas estruturas e objetos que compõem o nosso cotidiano. A sua resistência às forças de tração garante o desempenho e o equilíbrio dos volumes que construímos. Já a sua maleabilidade seduz a inventividade humana e permite a materialização de infinitas formas. Nesse sentido, o aço pode evidenciar as interseções entre arte, ciência e tecnologia. Logo, diversos são os usos, as técnicas e as intenções envolvidas nas estruturas nas quais tal material é empenhado. Dentro desse universo, elegemos a técnica do string art, que  consiste na composição de formas por meio de fios tensionados entre pregos ou pinos metálicos e fixados em base de madeira.

anúncios

Exposição Mundo Mineral – Coleção do Mês “Aços Especiais”

Data: De 03 a 27 de abril

Horário: De terça a sexta, das 13 às 17h; e às quintas, das 16h às 21h.

Faixa etária: Livre

anúncios

Na exposição “Aços Especiais”, são apresentados vários minerais utilizados na produção de aços especiais e suas aplicações, como na indústria aeroespacial, na medicina e em equipamentos de alta tecnologia. Elementos como o nióbio, tungstênio, cromo e vanádio, quando incorporados ao aço, possibilitam maior resistência à tração ou à corrosão, maior tenacidade ou dureza, dentre outras propriedades.

Dinâmica “Heavy Metal”

Data: 07 de abril

Horário: Das 13h às 16h, em sessões de 20 minutos.

Faixa etária: Até 12 anos.

Os metais são capazes de emitir sons específicos, mudando, inclusive, nossa relação com a música. É possível expressarmos os nossos sentimentos por meio dos sons metálicos. Por isso, a dinâmica “Heavy Metal” tem a intenção de promover uma experiência sensorial cujo objetivo é produzir sons com a manipulação de objetos metálicos para a criação de ritmos e até mesmo a descoberta de um universo sonoro a partir dos metais. Munidos de colheres, panelas, chocalhos e outros objetos metálicos, os visitantes poderão se expressar, produzindo diversos sons, além de entrar em sintonia com outros participantes e criar ritmos a partir do metal.

Participação gratuita, sem inscrições prévias. Vagas limitadas.

Por Redacao

.

Peça “Boa Sorte” propõe debate sobre HIV na capital

Copasa abre inscrições para concurso