Mostra infantil reúne 15 filmes nacionais e internacionais

Foto: Pablo Bernardo

O cinema curta-metragista para crianças também integra a programação do 21º FestCurtasBH, realizado pela Fundação Clóvis Salgado, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e correalizado pela APPA Arte e Cultura.

A mostra Infantil exibirá 15 obras, distribuídas em quatro sessões abertas ao público, com reprises no Teatro João Ceschiatti. A programação conta com filmes da África do Sul, Brasil, França, Holanda, Polônia e República Tcheca, entre outros, especialmente selecionados para os pequenos acima de quatro anos – ver a classificação nos programas.

As sessões têm início no sábado, dia 31 de agosto, às 14h e às 16h, e durante a semana na terça (03) e na quinta-feira (05), às 10h, com exibição de títulos de limitada distribuição no circuito comercial. Entre filmes de ficção e de animação, os trabalhos exibidos apresentam uma grande variedade temática, revelando a riqueza criativa e estética de abordagens dedicadas ao público infantil.

Teatro

anúncios

E não só cinema será oferecido às crianças participantes do 21º FestCurtasBH. No sábado (31), às 15h, entre as sessões da Mostra Infantil, a Cia. Bando apresentará, nos Jardins Internos do Palácio das Artes, o espetáculo infantil Abena. A peça traz, de forma poética, uma releitura do mito originário da África Ocidental O casamento da Princesa.

Segundo a curadora do Festival, Ana Siqueira, a proposta de incluir um espetáculo teatral na programação do FestCurtasBH foi oferecer uma atividade que valorize e acolha os pequenos espectadores. “Embora a mostra Infantil seja tradicional no FestCurtasBH, sempre foi um desejo nosso expandir a programação e criar formas de atrair as crianças para o Festival, proporcionando um evento para um público mais amplos e diverso”, conta.

Sinopse

Que Abena é uma das princesas mais belas de todo o mundo, não há quem discorde! Visitantes de todos os lugares viajavam até a África para conhecer a princesa. Entre eles, sempre apareceram pretendentes que esperavam ter sua mão em casamento. Diante disso, o jeito foi fazer uma disputa! Mas o coração de Abena …

Ah, o coração de Abena já estava preenchido de amor por alguém.

E nessa disputa, quem será o vencedor?

Cinema como ferramenta educativa

Para potencializar ainda mais o alcance da Mostra Paralela Infantil, Escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte foram convidadas a trazer alunos ao Palácio das Artes. Serão cinco dias, com sessões exclusivas e dedicadas ao encontro entre crianças e o cinema curta-metragista.

anúncios

Entre os destaques da Mostra, serão exibidos os filmes CABRUUUUMMMMMM, Dia de Chuva, Os Flautistas de Contagem e Chapeuzinho Vermelho produzidos pelos alunos da Escola Municipal Newton Amaral Franco, em Contagem, por meio do Projeto Luz, Câmera & Ação! realizado por estudantes do 1º ao 5º ano, sob coordenação da professora Sheila Rodrigues de Oliveira.

Desde 2017, já foram feitos nove curtas pelos alunos. A proposta é utilizar o cinema como ferramenta coadjuvante no processo de ensino e na formação de pessoas críticas e conscientes do seu papel numa sociedade plural e diversa. No ano passado, o Cine Humberto Mauro exibiu os filmes numa sessão especial para os estudantes e o espaço manteve os curtas na programação durante uma semana.

SERVIÇO:

21º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FestCurtasBH
Período do Festival:
 30 de agosto a 8 de setembro de 2019

anúncios

Mostra Paralela Infantil: 31 de agosto (sábado), às 14h e às 16h; 03 de setembro (terça-feira) e 05 e setembro (quinta-feira), às 10h (ver programas).

Exibição de filmes para alunos de escolas: 02 a 06 de setembro (de segunda a sexta-feira), às 9h (sessão fechada para as escolas)

Espetáculo Teatro: 31 de agosto, às 15h
Local: Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro e outros espaços
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão

Written by Redacao

.

Sábado tem evento gratuito de saúde e lazer na Praça da Assembleia

Contação de histórias no Minas Shopping apresenta dois contos infantis neste domingo