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Algumas pessoas não percebem o quanto as roupas que utilizamos para trabalhar podem impactar na nossa vida profissional. A sua imagem pessoal é um fator determinante para lhe ajudar a ter uma carreira de sucesso e apesar de isso ser um conjunto de diversos elementos como a sua linguagem e postura, a vestimenta tem sim um papel fundamental.

 

Com as mudanças no dress code no ambiente de trabalho devido a pandemia, mesmo quem possuía segurança no seu modo de vestir profissional, está tendo algumas dúvidas nesse retorno progressivo ao trabalho presencial. No entanto, esse é um aspecto que sempre gerou preocupação para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho, especialmente se for a sua primeira experiência de emprego.

 

O principal fator que deve ser considerado para se vestir bem no trabalho é o grau de formalidade exigido por seu cargo e/ou empresa. Alguns setores, como o da advocacia, possuem códigos de vestimenta mais rígidos enquanto outros permitem uma casualidade maior. É muito importante seguir as normas de cada atividade profissional, contudo os seus gostos, e estilo próprio, não podem ser deixados totalmente de lado, já que quando vestimos algo que gostamos e que reflete a nossa personalidade, o nível de autoconfiança e bem-estar aumenta, contribuindo para o desempenho. Desse modo, portanto, é fundamental que seja encontrado um equilíbrio nesses aspectos. Confira a seguir como se vestir de maneira correta de acordo com seu tipo de trabalho.

Trabalhos Formais

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Os trabalhos formais requerem um cuidado maior com o dress code, visto que é necessário se vestir com sobriedade e sofisticação. A qualidade dos tecidos, acabamentos e o caimento são imprescindíveis para se obter o visual alinhado e elegante que esses empregos exigem.

 

Além disso, para isso é preciso se atentar ao estado de preservação das peças, um botão faltando ou até mesmo um amassado podem quebrar o ar sóbrio do look por completo. Itens de alfaiataria são as peças-chave aqui, camisas, calças, vestidos e saias com esse tipo de corte são essenciais no guarda-roupa das mulheres que trabalham nesse tipo de trabalho.

 

Terninhos e tailleurs podem ser a única opção para certas ocasiões, uma vez que esses conjuntos são o traje que oferece mais formalidade ao se vestir, seja com calça ou saia. Entretanto, esses itens existem em uma enorme gama de cores, modelagens e tecidos, o que permite criar visuais que tem a ver com seu estilo, contanto que não seja algo que chame muito atenção e comprometa a sua imagem de seriedade.

A combinação calça social, camisa e blazer é uma alternativa um pouco menos formal, assim como vestidos e macacões com corte mais tradicional, que podem ser utilizados ocasionalmente.

 

Tratando-se das cores, as neutras passam uma impressão mais sóbria que tons coloridos e por isso são as mais utilizadas enquanto os tecidos ideais são aqueles mais estruturados. Nos pés, sapatos de salto podem ser os mais indicados, contudo se por gosto pessoal ou algum outro motivo opte por não os utilizar, oxfords, mocassins e sapatilhas de bico fino podem ser ótimos substitutos.

Trabalhos Semiformais

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O protocolo de vestimenta de trabalhos semiformais é um pouco mais flexível, sendo rara as ocasiões que ternos tradicionais sejam necessários. Ainda assim, a alfaiataria desempenha um papel importante para a composição dos visuais, contudo essas peças podem ser mescladas com itens mais casuais.

 

O uso do jeans, por exemplo, é permitido, podendo ser combinado com uma camisa social. Os modelos mais adequados para montar esses looks são a calça pantalona jeans ou a flare, ao passo que cortes mais despojados como o estilo boyfriend  ou com detalhes destroyed não ficam bem. Porém, com blusas menos formais, é preferível compor o visual com uma calça social.

 

T-shirts até podem ser utilizadas, mas apenas junto a peças que tenham um ar mais sofisticado como blazers, desde que esteja de acordo com a ocasião. É bom ressaltar que nesse tipo de trabalho há uma variação maior no dress code conforme a situação, ou seja, o seu modo de vestir para uma reunião importante não será o mesmo utilizada na “sexta-feira casual”, por exemplo.

 

Quanto as cores, tecidos e estampas há uma maior liberdade de escolha, já que os looks não precisam ser tão sóbrios e discretos da mesma maneira que em trabalhos totalmente formais. Para os calçados, não há tanta exigência da utilização de sapatos com salto alto, apesar disso é melhor deixar de lado itens casuais como o tênis.       

Trabalhos Casuais

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Existem menos regras para se seguir em relação ao vestuário em ambientes de trabalho informais, já que geralmente eles são resultado de profissões e empresas onde há uma valorização da criatividade, o que se reflete também no modo de vestir dos trabalhadores. Entretanto, isso não significa que não tenha que ter atenção a alguns aspectos para manter a imagem de profissionalismo mesmo em looks mais descontraídos e despojados. Por exemplo, comprimentos muito curtos de saias, shorts e vestidos, assim como decotes profundos não são vistos com bons olhos e devem ser evitados. Além disso, ainda que peças confortáveis sejam bem aceitas aqui, itens como moletons podem deixar uma imagem de desleixo. Por outro lado, o uso do jeans é liberado sem tantas convenções, sendo a preferência da maioria graças a sua praticidade, a única recomendação seria não exagerar nos detalhes destroyed. T-shirts também ganham um espaço maior no guarda-roupa nesses casos, apenas procure não utilizar estampas, especialmente de frases, que não são apropriadas para o local de trabalho. Com os calçados também há uma grande variedade de escolhas, incluindo diversos modelos de tênis, mas opte por aqueles do estilo passeio ao invés dos esportivos.

 

Dicas Extras

 

  • Aliar estilo e conforto e conjuntamente seguir o código de vestimenta de uma empresa é uma tarefa que demanda dedicação, mas que quando feita de modo eficiente, gera resultados incríveis para a sua carreira. Não se esqueça disso!
  • Entrevistas de emprego em geral requerem mais formalidade na hora de se vestir, mesmo para empregos com ambiente de trabalho casual. Lembre-se: a primeira impressão é difícil de ser alterada.
  • Em ocasiões especiais, preste atenção ao dress code, uma vez que ele pode não ser o mesmo do dia a dia.
  • Viagens de negócios exigem um grau de planejamento maior para se estar sempre de acordo com a situação enquanto há uma limitação na quantidade de roupas disponíveis.

 

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