MM gerdau apresenta programação nerd

Foto: Divulgação

No mês em que se comemora o Dia do Orgulho Nerd (25/05), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza a terceira edição do O Museu é Nerd, nos dias 18 e 19 de maio, das 12h às 18h.

A proposta é oferecer dois dias de atividades para o público interessado em cultura nerd e pop, com uma programação que traz reflexão sobre a cultura nerd, encontro e concurso de cosplay, feira, torneio de videogame, espaço para jogos, bate-papo, workshops, exposições, entre outros. Confira a programação completa e participe! Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

18 e 19/05 – das 12h às 18h
Feira NerdAqui você pode encontrar artigos do universo cosplay e da cultura nerd e pop.

Exposição “Artists’ Alley – Beco dos Artistas”: Quadrinistas e artistas independentes mostram seus trabalhos em formato digital.

anúncios

Exposição “Cosplay’s Alley”Figurinos de cosplays darão um toque especial ao evento, trazendo acessórios e peças que mostram toda a criatividade na confecção de um traje de cosplay, de kimonos a armaduras.

Espaço Cosplay por um Dia: Que tal se fotografar como cosplay? Serão disponibilizados acessórios para que o visitante tire fotos se vestindo como seu personagem favorito.

 

18/05 – sábado, das 12h às 18h
12h às 13h: Just DanceVenha dançar e se divertir com o Just Dance no videowall do Museu, numa parceria com a Zion – Escola de Entretenimento!

13h às 15h: “Universo Star Wars”, bate-papo e quizz, com Conselho Jedi Minas: Você é fã de Star Wars? Que tal participar de um bate-papo com o Conselho Jedi Minas e ainda testar seus conhecimentos sobre saga?

13h às 15h: Espaço Oficinas: Oficina de confecção de cosplays, com a cosmaker Suzana Nunes
Horário: Das 13 às 15h
Faixa etária: Acima de 10 anos

EVA (Ethylene-vinyl Acetate ou Acetato de Etileno Vinil) é um material de espuma extremamente versátil (pense: o material é usado em esteiras de ioga) que é usado para todos os tipos de aplicações de fantasias e adereços. É de preço razoável, leve, fácil de cortar, modelar e colar, e pode ser usado para simular efetivamente tudo, desde armadura gigante de ficção científica a couros de fantasia. Esta oficina vai apresentar os tipos de EVA e as principais técnicas de corte, modelagem e acabamento. Suzana Nature trabalha com a produção de Cosplays e Réplicas há 20 anos.  Durante esse período, produziu diversos trajes em materiais que vão de tecidos ao metal, sendo EVA um dos mais utilizados nos seus trabalhos. Além de possuir diversos cursos nas áreas de artes, Suzana é bacharel em Física, Mestranda em Engenharia Mecânica, conhecimentos técnicos que agrega ao seu trabalho na confecção de trajes, props e réplicas.
Vagas limitadas. Inscrições por ordem de chegada, antes do início da atividade.

16h às 17h30: Espaço Oficinas: Oficina de App para Android, com Humberto Nigri
Horário: 16 às 17h30

Faixa etária: Acima de 7 anos
Pré Requisitos para os Participantes: Trazer um Celular ANDROID com algum espaço para instalar aplicativos (recomendável 100MB ou mais)

anúncios

Nesta oficina será apresentada uma plataforma gratuita e inovadora da Google que permite a criação de App´s para Android de forma fácil e intuitiva. Nenhum conhecimento prévio de programação é necessário. Tudo é trabalhado visualmente, encaixando bloquinhos de como os de Lego. Venha também controlar robôs de Lego pelo celular! Humberto Nigri é graduado e mestre em Ciência da Computação pela UFMG. É pesquisador e Desenvolvedor de Sistemas há mais de 33 anos, trabalhando no mercado de Software, e professor há 15 anos, tendo lecionado na PUC, CEFET, Newton, e atualmente na UNA, em cursos de Sistemas de Informação e Engenharias. É pesquisador e entusiasta por novas ferramentas de ensino e criação de softwares e aplicativos.
Vagas limitadas. Inscrições por ordem de chegada, antes do início da atividade.

13h às 16h30: Espaço RPG: Uma tarde repleta de aventuras em um mundo fantástico, cercado de perigos e descobertas. As rpgirls Carol e Clarissa irão narrar duas mesas de RPG. Não é necessário conhecimento prévio, só vem jogar com a gente, em uma mesa totalmente amigável. Também haverá uma oficina de Magic On Demand, com a participação das Garotas Mágicas, é só chegar e jogar (teremos monitoras pra explicarem as regras). RPGirls é um coletivo formado por mulheres que realiza eventos gratuitos voltados para mulheres, a fim de divulgar o hobby de RPG, jogos de cartas e de tabuleiro, proporcionando um ambiente agradável, acolhedor e seguro à elas, em que iniciantes são bem-vindas(os).

15h30 às 16h30: Concurso de Cosplay – modalidade “Tradicional”: Inscrições pelo link https://forms.gle/423NLvcaTq5emNr49

16h30: Desfile de moda Harajuku: Harajuku é a famosa região de Tokyo que concentra lojas de moda alternativa e é frequentada por tribos urbanas únicas, como as Gyarus, Lolitas, Visual Kei e Shironuri.

anúncios

 

19/05 – domingo, das 12h às 18h
12h às 14h – Torneio de videogame: Os participantes poderão acompanhar em tempo real o torneio de Street Fighter V realizado pela equipe Xtreme.

12h às 17h30 – Espaço Games: Espaço para boardgames e jogos digitais.

13h às 14h – Oficina “Aprendendo japonês ‘fazendo’ um mangá!, com Renato Tsuyoshi Nakazima: Faixa etária: Acima de 7 anos

Você já sabe o que significa aquela palavra em japonês porque você viu isso em um mangá, anime ou games? Neste workshop, aprenderemos algumas palavras básicas como os de cumprimentos, comida e de apontar para coisas e depois colocaremos o que aprendemos, e o que vocês já sabem, em prática, criando um Yonkoma Manga, um estilo de mangá em que você precisa de iniciar e terminar a história com um final dentro de quatro quadros. Amante dos jogos e dos mangás, Renato Tsuyoshi Nakazima, fundador do Método Nakazima de Língua Japonesa e professor de japonês na Escola Modelo de Língua Japonesa de Minas Gerais, ensina japonês há mais de nove anos em Belo Horizonte e realizou palestras em Seminários Regionais de Professores de Japonês. Atualmente, fomenta um canal do Youtube Tsuyoshi no Channeru e o Instagram tsuyoshi.no.insutoguramu, sempre encontrando e espalhando a língua japonesa pela cidade.
Vagas limitadas. Inscrições por ordem de chegada, antes do início da atividade.

14h às 15h – Nerd Talks, com Haru

Bate-papo com a youtuber Haru, otaku assumida, que já trabalhou como dubladora, modelo, atriz, produtora e foi apresentadora de um programa sobre games na Ubisoft Brasil. Hoje, dedica todo o seu tempo à criação, produção e edição do Canal da Haru, que conta com mais de um milhão de inscritos em busca de conteúdo sobre animes, mangás, livros e filmes. Um bom papo com ela promete muitas boas risadas e muito conteúdo sobre animes!

15h30 às 16h30 – Concurso de Cosplay: Inscrições pelo link: https://forms.gle/wt1XxawGMMSK4sqTA

16h30 – Cena K-PopApresentação de dança por grupos de música pop coreana do K-Pop MG.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Written by Redacao

.

tiradentes em cena

Sétima edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena acontece neste mês

9º BH Tattoo Festival reunirá mais de 400 tatuadores em três dias de evento na capital mineira