Minissérie em rede social propõe debate sobre gravidez e o futuro pós-pandemia

Necessário para conter o avanço da Covid-19, o isolamento social impôs uma série de restrições e desafios às mulheres grávidas, que integram o grupo de risco. Em um cenário agravado pela escalada do número de infectados e mortos, as preocupações naturais da maternidade se misturam as incertezas sobre o que o futuro pós-coronavírus reserva para a humanidade.

Com esses anseios em mente, a gestora do Centro Agostiniano em Ecologia Integral, Fernanda Rocha Vidal, que está grávida de 25 semanas, se dedicou à produção de uma minissérie de cinco episódios intitulada “Ser Humano“. Pensada exclusivamente para a ferramenta IGTV do Instagram, a criação visa o compartilhamento de reflexões, além da troca de experiências entre mulheres com vivências similares.

Lançado no dia 8 de maio, o trabalho está disponível no perfil @centrocasagaia e fará uma leitura dos impactos da pandemia sobre esta e as próximas gerações, sob a ótica da Ecologia Integral. “Essa teoria propõe um olhar alargado à natureza, assim como o bem-estar social, partindo da ideia de unificar tais visões que, até então, estavam separadas em busca de um desenvolvimento sustentável”, explica. “Neste tempo, onde todos se voltam para o cuidado de si e do outro, acompanhar a minha gravidez, em um momento tão delicado, certamente trará muitas reflexões para todos nós. E, mais do que nunca, perceberemos o quanto estamos todos conectados”, completa. Os próximos episódios da série serão postados periodicamente.

Para a gestora do Centro, que também é mestre em Economia para Transição, o conteúdo também é uma oportunidade para levar um pouco de esperança em tempos adversos. “Espero que todos, grávidas ou não, sintam esse potencial criador, amoroso e poderoso que pode superar os medos e desesperanças que sentimos ao olhar como o mundo se encontra neste momento”, acredita. “Espero que essa “pausa” nos permita a percepção de que não queremos voltar àquele “normal”. A sociedade precisa se tornar uma real comunidade, centrada na ecologia integral, com respeito aos outros seres vivos e novos objetivos”, analisa.

anúncios

Written by Helio Paulo

Já segue a gente no Twitter? Nosso perfil lá é @belohorizonte ;)

Construção civil segue em atividade durante a pandemia e contribui para a retomada econômica em Minas Gerais