Mercado Pago lança programa de educação financeira gratuito para mulheres microempreendedoras

‘Agora Vai Mulher’ capacitará 900 mulheres no Brasil para impulsionar a gestão dos seus negócios.

O Mercado Pago, maior fintech da América Latina, lança o Agora Vai Mulher, novo programa de educação financeira para mulheres que desejam aprimorar a gestão do seu negócio. A iniciativa é voltada para microempreendedoras do gênero feminino e que faturam até R$ 5 mil mensais. Realizado a partir de abril em parceria com a Aliança Empreendedora, o programa será 100% gratuito e online, ministrado via WhatsApp para 900 mulheres do Brasil. O ‘Agora Vai Mulher’ integra iniciativa regional da companhia que, no total, vai apoiar 3.500 mulheres microempreendedoras na América Latina. As inscrições online vão até o dia 29 de abril.

As microempreendedoras selecionadas para participar do programa serão capacitadas durante 3 semanas em temas de gestão, precificação, negociação e tecnologias digitais. Ao final, 100 mulheres poderão avançar para a etapa de aceleração e contar com um apoio ainda mais personalizado ministrado pela Aliança Empreendedora. Criada em 2005, a instituição capacita e apoia microempreendedores formais e informais em situação de vulnerabilidade econômica de todo o Brasil.

Uma pesquisa de 2021 sobre educação financeira, realizada na América Latina pelo Mercado Pago em parceria com a consultoria Trendsity, reforça a importância do conhecimento e da inclusão. O estudo mostra uma menor participação das mulheres no sistema financeiro da região: 57% dos homens têm conta bancária, contra 51% das mulheres, sendo que apenas 10% das mulheres conseguem poupar dinheiro, contra 16% dos homens. “O fortalecimento de empreendimentos liderados por mulheres potencializa a geração de renda e, portanto, contribui  para a autonomia e emancipação feminina, impactando também suas famílias e as comunidades onde estão inseridas”, destaca Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.

 

 

Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), entre os anos de 2020 e 2021, a proporção de mulheres que começou ou liderou um novo negócio diminuiu mais acentuadamente em relação aos homens. Um dos fatores responsáveis é o fato de que as mulheres ficaram mais sobrecarregadas na pandemia, além de estarem mais expostas ao desemprego devido à maior maior informalidade e menor proteção social. “Somente em 2020, 62% dos negócios estabelecidos por mulheres fecharam, quando elas estiveram mais demandas pelo cuidado dos filhos e da casa. É essencial dar oportunidade para ampliarem seu conhecimento em educação financeira, especialmente para que aquelas que empreendem possam desenvolver capacidades para gerenciar bem seus negócios”, afirma Lina Useche, co-fundadora e CEO da Aliança Empreendedora.

Além disso, de acordo com pesquisa do Datasenado de 2021, 46% das mulheres em situação de violência doméstica não denunciam porque dependem financeiramente do agressor. “Sobretudo em contextos de violência ou opressão, apoiar a independência financeira das mulheres é apoiar também as mudanças sociais que almejamos na nossa sociedade. A autonomia financeira é um importante caminho para reduzir as desigualdades de gênero e garantir os direitos das mulheres”, completa Laura.

O Mercado Pago também vai capacitar empreendedoras na Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai, em parceria com a Pro Mujer, e, em conjunto com a Junior Achievement Americas ,vai oferecer capacitação virtual em educação financeira básica para 3.900 estudantes do Ensino Médio, entre 16 e 18 anos, de escolas públicas da América Latina – 900 delas somente no Brasil.

“Democratizar o acesso das pessoas aos serviços financeiros vai além da tecnologia e do crédito, significa oferecer conhecimento e ferramentas para que todos sejam capazes de gerir seus próprios recursos. Queremos ir além da inclusão financeira, estamos comprometidos com a educação e seremos um parceiro na jornada empreendedora dessas mulheres”, pontua Gabriela Szprinc, head de Pagamentos do Mercado Pago.

Música e videoclipe ‘Agora Vai’
Como parte do seu compromisso com a agenda de educação financeira  na América Latina e no Brasil, o Mercado Pago lançou recentemente um videoclipe para aproximar o público do empoderamento financeiro. A empresa reuniu nomes como Xamã, Bia Ferreira e Lia Clark para escrever e protagonizar a música “Agora Vai”, criada para inspirar e ajudar a instruir como usar o dinheiro a favor de uma vida mais confortável e para tirar os sonhos do papel, mantendo a saúde financeira em dia. A música foi a forma escolhida para aumentar o alcance e criar identificação com as pessoas, trazendo elementos da cultura popular, transitando entre o pop e o rap, além de apresentar artistas reconhecidos por suas trajetórias de vida e por posicionamentos genuínos.

“Essas mulheres, espalhadas país afora, empreendem em meio a uma jornada de trabalho dupla e até mesmo tripla. Mães, funcionárias e estudantes à frente do próprio negócio. Elas precisam superar obstáculos, como a falta de tempo e oportunidades, para transformar os seus sonhos em realidade. Queremos desmistificar essa visão de que gestão financeira é algo distante e inacessível e tornar o tema próximo a todas as empreendedoras”, conclui Gabriela.

Serviço:
Agora Vai Mulher
Período de inscrição: de 31/03 a 29/04/2022
Pré-requisitos: microempreendedoras com faturamento de até R$ 5 mil mensais
Formato: 100% online
Investimento: gratuito
Inscrições: empreendedores.mercadopago.com.br/educacao-financeira
Formação: de 02 a 20/05
Processo de seleção para aceleração: de 20/05 a 03/06
Aceleração: de 13/06 a 13/09

Sobre o Mercado Pago
O Mercado Pago, maior fintech da América Latina, tem como missão democratizar o acesso aos serviços financeiros e de pagamentos, contribuindo para a inclusão financeira e fomentando o poder de empreender na região. Com mais de 34,5 milhões de usuários únicos, o Mercado Pago oferece uma solução completa de tecnologia financeira, com carteira digital, conta gratuita com remuneração diária, oferta de crédito, seguros e serviços de pagamento online. A fintech também está presente em milhões de pontos de venda físicos com seu portfólio de maquininhas Point e soluções de código QR. Empresa do grupo Mercado Livre (Nasdaq: MELI), o Mercado Pago atua no Brasil desde 2004 e está presente também na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.

Sobre a Aliança Empreendedora e o Tamo Junto
A Aliança Empreendedora sabe que todos os brasileiros podem empreender de forma digna e justa, e acredita no empreendedorismo como forma de transformar o Brasil. Para isso, capacita e apoia gratuitamente microempreendedores formais e informais em comunidades e periferias de todo o país, gerando inclusão e desenvolvimento econômico social, em parceria com empresas, governos, organizações sociais e interessados na causa.
Com o Tamo Junto, plataforma de conteúdos online e gratuitos desenvolvida pela Aliança Empreendedora, é possível ter acesso a cursos online e com certificado, videoaulas, artigos e ferramentas de gestão. Todos os conteúdos têm o objetivo de gerar novas oportunidades de negócios, trabalho e renda através do empreendedorismo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social.
Saiba mais em www.aliancaempreendedora.org.br; www.tamojunto.org.br

Por Redacao

.

Memorial Vale oferece oficina de peteca para crianças

Violonista Celso Moreira inicia abril com o show online “O Mundo das Artes” que terá a participação de Lívia Itaborahy