Mercado de Trabalho – Como Conseguir um Novo Emprego na Crise Atual e no Pós Pandemia

Como Conseguir um Novo Emprego na Atual Crise e no Pós Pandemia

Por Alex Maciel

O mundo está passando por uma enorme crise causada pela pandemia do Covid19 que impactou diretamente o mercado de trabalho não só aqui no Brasil mas também no mundo.

anúncios

O isolamento social fez com que o consumo das famílias caíssem extremamente, os resultados e receitas das empresas também (várias infelizmente fecharam as portas) e muitas pessoas foram demitidas ou tiveram sua jornada de trabalho reduzidas e seus salários também (Medida Provisória 936).

O Brasil conta hoje com cerca de 13 milhões de desempregados e infelizmente esse número tende a subir segundo economistas. Sabemos que a situação é difícil mas apesar do cenário desanimador junto ao mercado de trabalho e economia, é possível SIM conseguir um emprego mesmo com toda essa crise, pois existem muitos setores superaquecidos, são eles: saúde, tecnologia, meios digitais, tecnologia de pagamentos, varejo supermercadista (supermercados), logística geral e entregas a domicílio, que cresceram muito e continuam com operação a todo vapor.




    • Nossa economia desacelerou mas não parou, tudo mudou muito rápido mas os setores chamados de essenciais estão apresentando índices altíssimos de crescimento, podemos afirmar ainda que a pandemia acelerou o processo de evolução tecnológica em pelo menos 5 anos, surgindo assim novas funções e oportunidades para atender toda essa nova demanda criada frente ao caos atual.

      Sabemos que muitas áreas e setores demorarão muito para voltar a contratar, então é a hora de se reinventar e aprender uma nova função ou ocupação que esteja alinhada à necessidade do mercado.

      Tenho recebido muitas mensagens junto ao direct do Instagram via @empregoemotivacao de pessoas pedindo dicas de emprego na crise, ou como elas devem se preparar para encarar essa nova fase, sabemos que o desafio de procurar um novo emprego em meio à toda essa crise não está e não será fácil. Com muitos profissionais fora do mercado de trabalho a demanda está altíssima e a busca se torna assim mais competitiva. Por isso, orientamos sempre que uma boa preparação faz toda a diferença antes de se candidatar às vagas de emprego.

      Ter seu currículo atualizado e bem estruturado é o primeiro passo em busca desse objetivo. Sabemos da necessidade e urgência de todos nesse momento em busca de uma nova oportunidade, porem temos que nos atentar e apenas nos candidatar às vaga que estão alinhadas ao nosso perfil ou que não necessitam muitas experiências.
      É muito importante que você avalie se eu currículo possui ao menos 70% das exigências que a vaga exige.




      anúncios
        • Confira então agora algumas dicas que irão te ajudar a conseguir um emprego mesmo na crise:

          * Utilize palavras-chaves: De acordo com a sua área de atuação e profissão, muitas empresas já utilizam programas que identificam as palavras chaves do seu currículo e fazem ligação a exigência das vagas, além de pois facilitar a triagem realizada pelo recrutador. Dica Importante: Busque as palavras chaves junto a descrição da vaga para alinhar seu Currículo.

          * Personalização: Não necessariamente você precisa ter um currículo para cada vaga que se candidata, apenas altere e adeque para a vaga de emprego que você esteja se candidatando.

          * Seja objetivo: O currículo é o seu documento profissional, o resumo de sua trajetória e cases de sucesso Portanto, não esqueça de colocar as principais e mais relevantes informações para a vaga (máximo de duas páginas)
          * Não errem em coisas simples, cuidado com os dados pessoais: jamais mencione número de documentos ou se endereço completo, cidade e estado apenas são suficientes.

          anúncios

          * Não esqueça da Revisão: Muito cuidado com os erros de português e concordâncias, peça para um amigo ou parente revisar o seu currículo antes de enviar. É importante que você salve o arquivo sempre em PDF com o seu nome completo e nomenclatura da vaga.




            • * Seja Honesto: Jamais minta, em hipótese alguma… Sua mentira coloca em risco direto a sua vaga. Geralmente as pessoas costumam mentir mais em relação nível de idiomas, você pode até passar por algumas fazes mas lá na frente você será testado e isso não será bem visto além de passar uma péssima imagem.

              * LinkedIn: O Linkedin é a maior rede profissional de todo o mundo, várias empresas e recrutadores buscam profissionais por lá. Esteja com seu perfil atualizado e interaja na plataforma assim suas chances de ser encontrado se torna muito maior.

              * Preparação para entrevista: Estar preparado é a alma do negócio, além de trazer e passar confiança, a preparação reduz o nervosismo e aumentam as suas chances de ser aprovado. Faça vídeos de Treinamento com as resposta para as perguntas mais comuns (temos um e-book com as 51 pergunta e as melhores respostas para entrevistas de emprego acessem: https://instabio.cc/20526YGbS7n) o treinamento com vídeo ajuda muita você a perceber como se expressa ou se possui algum tipo de vício de linguagem ou postura e poderá assim corrigi-lo.

              * Trabalhe o seu Marketing pessoal: Você conhece aquela expressão: “quem não é visto não é lembrado”. Não basta apenas ser bom, o mundo precisa saber quem é você , te “ver” é necessário mostrar que você é um excelente profissional. Trabalhe a divulgação de seus trabalhos, cases e experiências profissionais de maneira estratégica, esteja presente nas redes sociais, faça networking de forma correta (temos muito conteúdo sobre o networking em nossa página do Instagram @empregoemotivacao).

               

              Mas Onde podemos encontrar oportunidades de trabalho mesmo na crise?




                • Mesmo que ainda muitas empresas estejam demitindo funcionários e paralisando os processos de seleção, muitas outras Cias estão contratando novos colaboradores. Veja essa dica: O Glassdoor, plataforma de recrutamento, lançou uma ferramenta para buscar vagas de emprego durante a crise da pandemia.

                  A página reúne os setores mais aquecidos e empresas que mais estão contratando, alem de destacar as funções com o maior número de vagas de emprego para trabalhar de casa ou remoto.
                  Entre as empresas que aumentaram as contratações durante a pandemia do COVID-19 estão o Grupo Boticário, Mercado Livre, Siemens, Loggi, Amazon, Domino’s Pizza, Zé Delivery, IFood, PicPay, e várias empresas do setor de varejo supermercadista como Carrefour por exemplo. Boa SORTE e JAMAIS DESISTA !!

                   

                  Eu sou Alex Maciel do portal Emprego e Motivação.

                  Estamos no Instagram https://www.instagram.com/empregoemotivacao/ e no Linkedin https://www.linkedin.com/in/emprego-e-motiva%C3%A7%C3%A3o-66b1991ab/

                  Dicas diárias sobre: Emprego, Currículo, Entrevistas, Linkedin, Recolocação Profissional e Muito Mais – Segue a gente lá !!!

                  Baixe seu Modelo de Currículo Campeão Grátis https://instabio.cc/20526YGbS7n

Written by Alex Maciel

Pocket show ao vivo do humorista Marco Luque anima feriado

TIM patrocina primeira parada LGBT virtual que acontece no próximo domingo