Pular para o conteúdo

Mapeamento de processos: tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta

Fazer a gestão de negócios não é fácil, são várias as tarefas necessárias para manter a organização e o funcionamento das operações internas e externas. Por isso, todas as ferramentas que facilitam o trabalho são bem-vindas.

É o caso do mapeamento de processos, um diagrama que torna mais prática a análise e a otimização das principais atividades de uma empresa. Fundamental para corrigir erros e desenvolver melhorias.

Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, continue a leitura. Logo abaixo vamos tirar as principais dúvidas sobre a ferramenta de mapeamento de processos e dicas de como aplicá-la em seu benefício.

O que é mapeamento de processos?

O termo mapeamento de processos se refere a uma ferramenta utilizada na gestão de negócios. Sua função é descrever detalhadamente os fluxos, objetivos e etapas de um trabalho, por meio do recurso visual.

Esse tipo de mapa também é conhecido por outros nomes, como, por exemplo: fluxograma de processos, modelo de processos, gráfico de processo funcional ou até mesmo diagrama de fluxo de negócios.

A ferramenta de mapeamento de processos apresenta tudo que está envolvido do início à conclusão das tarefas da empresa, inclusive as pessoas que fazem o fluxo funcionar. Assim, é possível encontrar falhas e melhorias a serem feitas.

Para que serve o mapeamento de processos?

O grande objetivo do mapeamento de processos é tornar empresas mais eficientes no que fazem. Isso acontece porque o diagrama permite a visualização completa de todas as etapas, sendo mais fácil de analisar as informações dispostas.

Essa ferramenta tem como função aumentar a compreensão dos colaboradores da instituição ou empresa sobre as atividades que são desenvolvidas ao longo das operações. Gerando discussões mais assertivas sobre o assunto.

Isso porque, a apresentação visual de cada etapa ou fluxo que faz os processos internos funcionarem ajuda a identificar onde estão as falhas, atrasos ou até mesmo atalhos que podem fazer o trabalho mais objetivo.

Veja quais as principais funções do mapeamento de processos:

  • Facilitar a compreensão dos processos;
  • Otimização do tempo para as operações;
  • Documentar os processos;
  • Gerar mais eficiência;
  • Melhorar a comunicação entre os colaboradores;
  • Estabelecer padronização nos processos.

Tudo isso é possível devido a estrutura e a forma como as informações são organizadas dentro do diagrama. As conexões entre as operações são vistas com mais praticidade e por isso, o mapeamento de processos tem tantas funções.

Benefícios do mapeamento de processos

Além de várias utilidades, realizar o mapeamento de processos também oferece vantagens a empresa e seus colaboradores. Como por exemplo:

  • Redução de custos operacionais: com a identificação de gargalos de produção ou atalhos que dispensam algumas tarefas, evita desperdício e possibilita cortar gastos desnecessários;
  • Resultados mais positivos: depois da otimização realizada, os processos se tornam mais eficientes e com isso os resultados finais são mais animadores;
  • Controle dos processos: o acompanhamento de perto de cada etapa do processo traz mais controle aos gestores de negócios, permitindo a rápida identificação de falhas ou melhorias necessárias;
  • Padronização: um benefício do mapeamento é que os processos são padronizados e com isso diminui as chances de erro na execução, oferecendo mais garantia ao cliente final.

Como fazer o mapeamento de processos?

Agora que você já sabe para que serve e suas vantagens, é hora de entender como colocar em prática a ferramenta de mapeamento de processos. Confira abaixo o passo a passo para criar um fluxograma de processos que seja eficiente para o seu objetivo:

  1. Conheça o processo

Parece óbvio, mas a primeira coisa a se fazer é entender qual o processo que você deseja analisar e descrever. Ele será o alvo principal do projeto e por isso, é preciso conhecer como ele funciona do começo ao fim.

Para isso, identifique todas as atividades envolvidas nesse processo, assim como as pessoas que fazem com que as operações aconteçam. É muito importante que os colaboradores também participem desta etapa dando a sua visão.

  1. Avalie o funcionamento

 

Depois de coletar todas as informações necessárias para compreender o processo, a próxima fase é avaliar como está o funcionamento das operações envolvidas do início ao fim. É essencial fazer esse estudo para descobrir o grau de eficiência.

Ao modelar o processo, são identificadas as falhas, possíveis atalhos a serem usados e pontos que exigem melhorias. Nessa etapa, ainda são pensados fatores como a jornada do usuário.

O objetivo aqui é encontrar recursos para otimizar o processo, seja diminuindo o tempo que as atividades levam para serem concluídas, padronizando as operações ou qualificando os funcionários para desenvolver suas funções com mais destreza.

 

  1. Acompanhe o processo

Por fim, com os pontos positivos e negativos identificados e com as medidas necessárias para otimizar o processo feito, o último passo para garantir que os benefícios dessa ferramenta sejam atingidos, é monitorar.

Afinal, uma empresa deve investir constantemente em melhorias para se manter competitiva no mercado e ter chances de crescer. Então, após o mapeamento de processos, o monitoramento deve continuar.

Assim, seguindo o passo a passo fica mais fácil utilizar essa ferramenta a favor da sua empresa e aumentar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes!

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓