Pular para o conteúdo

Made in Beagá lança jogo de tabuleiro criado a partir da cultura da capital mineira

A lista de mais de 50 mil jogos de tabuleiros registrados em todo mundo está prestes a ganhar mais um integrante. O Jogo de Beagá, mais novo produto do Made in Beagá, será lançado no próximo dia 14 de setembro e promete ganhar o coração não só dos mineiros, mas também de todos aqueles apaixonados por história e, claro, diversão!

Cuidadosamente elaborado no decorrer dos últimos seis meses, o Jogo de Beagá surge por meio do desejo de seus criadores, Felipe Martins e Guilherme Pertence, de propagar o conhecimento sobre a cultura da capital mineira de forma lúdica e descontraída.

O jogo é composto por um tabuleiro que ilustra o percurso pela avenida Afonso Pena e 300 cartas com perguntas sobre a história, o território e curiosidades de Belo Horizonte. Por exemplo, você saberia responder qual a maior avenida da cidade? Seria avenida Cristiano Machado, a avenida Tereza Cristina ou a Otacílio Negrão de Lima? A resposta errada pode fazer voltar duas casas.

Para seus criadores, jogos de tabuleiro nesse estilo, como Banco Imobiliário, contam com inspirações e informações de outras cidades do mundo ou de outras cidades do Brasil. Com o Jogo de Beagá, esse cenário modifica-se, e os belo-horizontinos poderão se divertir com amigos e a família aprendendo muito sobre a cidade.

No dia 14 de setembro, o jogo será oficialmente lançado em live pelo Instagram do Made in Beagá (instagram.com/madeinbeaga), a partir das 18h30. Neste encontro, serão apresentados dois vídeos: o making off de produção do jogo e um vídeo recreativo e vintage que rememora as antigas propagandas de brinquedos. Além disso, o historiador Daniel Queiroga, responsável pela elaboração das cartas, estará presente para uma conversa. Este evento é patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.

 

A história do Jogo de Beagá

Primeiramente, a dupla do Made in Beagá conheceu o trabalho do artista Raul Pixel e, sem pensar duas vezes, encomendaram artes que seriam utilizadas no tabuleiro. Logo em seguida, elaboraram um projeto de evento online que foi escolhido por um edital de fomento ao turismo da Belotur e que se relacionava diretamente com a ideia do jogo. Já o conteúdo das perguntas e das respostas foi elaborado pelo historiador Daniel Queiroga e a finalização da identidade visual foi feita pela designer Lu Gondim. Todos artistas e pesquisador de Belo Horizonte.

A ideia de utilizar do conhecimento e habilidades de profissionais da cidade é algo que perpassa pelos principais objetivos de atuação do Made in Beagá: fomentar mão-de-obra local. Todos os produtos da loja são pensados e elaborados seguindo este caminho. Até mesmo a finalização passa por aí. No caso do Jogo de Beagá, a produção foi feita por diversas empresas tradicionais situadas na região metropolitana de BH, como a gráfica Formato, Frente Verso e Hobby Hood.

Exposição no Sesc Palladium

Antes mesmo de ser oficialmente lançado, o Jogo de Beagá será apresentado no Sesc Palladium, a partir do dia 7 de setembro. Uma réplica maior do tabuleiro – com tamanho de 8×8 metros – estará aberta para visitação no saguão do prédio onde está localizado o centro cultural. Essa intervenção faz parte do projeto Desvios, pelo qual o Sesc Palladium convida artistas para proporcionarem uma experiência de encontro com história e arte aos seus frequentadores.

No dia da inauguração, será realizada uma visita mediada. As vagas para este encontro são limitadas.

 

Serviço – Projeto Desvios com Jogo de Beagá

Data: a partir de 7 de setembro – terça-feira

Local: Sesc Palladium

Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

 

Live de lançamento do Jogo de Beagá, no Instagram @madeinbeaga

Data: 14 de setembro – terça-feira

Horário: 18h30

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓