Lagoinha é tema de concurso arquitetônico e urbanístico

Iniciativa tem como foco criar projetos que valorizem o bairro mais antigo de BH, promovendo, assim, uma melhoria na mobilidade da cidade

O bairro mais antigo de Belo Horizonte, Lagoinha, e também um dos mais icônicos da capital, foi tema de concurso inédito lançado on-line, nesta última terça-feira (15), pela Una Cidade Universitária. Voltado para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Una, o Concurso Projeto na Lagoinha ganhou chamada nas redes sociais com o banner “Transformando o Futuro de Belo Horizonte”.

A iniciativa, que tem como prerrogativa o envolvimento dos alunos com temas ligados à realidade da capital mineira, como caminhabilidade e patrimônio histórico, irá motivá-los a criar um projeto arquitetônico e urbanístico, com possibilidade de inserir intervenções que valorizem o patrimônio histórico e cultural do bairro Lagoinha, bem como contribuir para ressignificar a região por meio de planejamento que inclua residências e comércio local, além de usos culturais.

“Quando a gente dá ao aluno um desafio dessa magnitude, há um estímulo para que ele se arrisque mais, desenvolvendo suas potencialidades na criação de soluções para resolver problemas reais”, destaca Flávia Papini, coordenadora de Arquitetura e Urbanismo da Una Cidade Universitária.

O resultado do Concurso Projeto na Lagoinha será divulgado no início de abril/2021, sendo que a equipe que ficar em primeira colocação será premiada com livros sobre os temas Arquitetura e Urbanismo no valor de até R$ 2 mil reais. Além disso, serão oferecidas cinco bolsas de estudo na Escola Desenhar, entre os participantes.

anúncios

 

Por Redacao

.

Tora está preparada para atender a necessidade de armazenagem refrigerada e agilizar o processo de importação de vacinas

Museu da Imagem e do Som e Museu da Moda recebem visitações virtuais