Instituto Gil Nogueira lança o projeto “Ler é viajar”, um clube de assinaturas de livros com impacto social

Divulgação Instituto Gil Nogueira.

Durante todo o ano de 2019, o Instituto Gil Nogueira (IGN), OSC que desenvolve ações de impacto junto à sociedade cuja missão é melhorar o mundo reduzindo o analfabetismo funcional através do incentivo à leitura na infância, participou do programa Hublab do Hub Social (aceleradora e incubadora de projetos sociais). A entidade conquistou o segundo lugar no “Desafio de Empreendedorismo”, realizado em parceria com o Instituto MRV, e o primeiro lugar na premiação modular do programa HubLab, devido à excelência nas atividades desenvolvidas pela gestora Carmen Lima durante o programa.

Dada a vitória, o IGN decidiu lançar agora o produto que conquistou o prêmio entre mais de 50 organizações participantes, o “Ler é Viajar”. O projeto é um clube de assinatura de livros infantis cuidadosamente selecionados de acordo com as faixas etárias: 5 a 7 anos / 8 a 10 anos / 11 e 12 anos.

Como funciona: as crianças recebem em casa, todos os meses, dois livros de literatura de acordo com a idade informada no momento da assinatura. O valor mensal é fixo para qualquer plano e também para o frete em todo o Brasil. Interessados devem acessar o site www.lereviajar.com.

Há 14 anos o IGN realiza o projeto social ‘Ler é viver’, totalmente gratuito, para alunos de escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. “Toda a renda do ‘Ler é viajar’ será revertida para esse projeto social. Queremos formar novos leitores que vão adquirir o gosto pela leitura e aprender a cultura de doação, já que o clube de assinatura estimula a devolução de parte dos livros que serão doados a outras crianças que não podem comprá-los”, explica a presidente do IGN, Patricia Nogueira.

anúncios

No primeiro mês fará parte do kit o Passaporte Ler é viajar”, uma espécie de diário de leitura, pois o objetivo é fazer com que as crianças interpretem o que leram, desenvolvam a escrita anotando título, autor, personagens principais e o que mais gostaram em cada livro. Além disso, o projeto quer estimular a oralidade, incentivando a criança compartilhar com toda a família suas anotações.

Written by Helio Paulo

Primeiro episódio da série “Cidade Encantada – uma aventura digital” será lançado dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças

Pesquisadores apresentam, no dia 10 de outubro, estudo sobre assédio sexual nas instituições de segurança pública e Forças Armadas