Instituto Gil Nogueira é um dos seis finalistas do programa VOA, da Ambev

O Instituto Gil Nogueira (IGN), OSC que desenvolve ações de impacto junto à sociedade, como o projeto “Ler é Viver”, acaba de ser selecionado como um dos 6 finalistas do Programa Voa, promovido pela Ambev, e participarão da próxima etapa dia 22. Entre mais de 320 projetos inscritos em todo o Brasil, 54 foram escolhidos para participar do programa.

Durante seis meses, foram ministradas aulas sobre gestão de orçamento, gerenciamento de projetos, comunicação e captação de recursos. Todo o conteúdo foi repassado em aulas online e encontros presenciais. Além disso foram disponibilizados 2 mentores (funcionários voluntários da Ambev) para cada organização que ajudaram no conhecimento e utilização das ferramentas e na implementação de um projeto prático apresentado no último dia 06. “Estamos muito honrados em fazer parte desse programa. Foi um grande desafio e estamos muito felizes com o resultado”, declara a presidente do IGN, Patricia Nogueira.

O projeto prático apresentado no programa VOA, trata-se de uma nova ferramenta que mensura com maior eficácia a capacidade de interpretação dos alunos. “Já os avaliávamos com base no número de livros lidos e na compreensão destes, porém faltava um indicador próprio que comprovasse o desenvolvimento da capacidade de entender e interpretar. Realizamos um projeto piloto em uma das escolas participantes do Ler é Viver e estabelecemos uma meta mínima de 50% de êxito na interpretação dos livros. O resultado foi surpreendente atingindo 74% . Foi um passo enorme na evolução do projeto e na constatação de que estamos no caminho certo para vencer a luta contra o analfabetismo funcional”, comenta a gerente geral do IGN, Carmen Lima.

Constituído em 2006 o “Ler é Viver”, que já beneficiou mais de 60 mil crianças do ensino fundamental da rede pública do Estado de Minas Gerais. Ao longo dos seus 13 anos, mais de 1 milhão de livros foram lidos e interpretados em 57 escolas.

anúncios

Written by Helio Paulo

RecordTV Minas conquista Prêmio Sindibel de Jornalismo 2019

Em show emocionante banda Reinup leva Cine Theatro Brasil ao delírio em gravação de DVD 10 anos