Inscrições para o HACKATUR, desafio de inovação no turismo, estão abertas

Foto: Rodrigo Clemente/ PBH

A Belotur, em parceria inédita com o Sebrae Minas, Associação de Marketing Promocional (AMPRO) e a BH Airport (concessionária do Aeroporto Internacional de BH), lançam o HACKATUR – Desafio de Inovação no Turismo.

O projeto pretende incentivar a participação de startups e empreendedores na apresentação de propostas e soluções para os setores relacionados ao turismo. Os projetos vencedores receberão prêmio em dinheiro, os dois primeiros colocados receberão R$ 5 mil cada um, e terão oportunidade de participar de um dos principais eventos de inovação do Brasil. As inscrições já estão abertas e seguem até 1º de agosto, pelo Sympla .


O objetivo do HACKATUR é gerar novos modelos de negócios vinculados à cadeia produtiva do turismo e atividades associadas e promover interação, integração e aprendizado aos participantes envolvidos.

Como funciona

O HACKATUR funciona no formato de desafio – modelo amplamente usado atualmente e também conhecido sob as nomenclaturas de hackatons e ideathons – para o segmento das empresas iniciantes, ou startups, com o foco na cadeia produtiva do turismo.

anúncios

Na disputa serão realizados dois desafios simultaneamente: os participantes deverão criar soluções para problemas apresentados pela BH Airport ou pela AMPRO, que representa agências de Live Marketing. As startups interessadas estão livres para escolher uma das opções ou participar das duas. Esses desafios serão trabalhados pelas equipes selecionadas para que soluções sejam desenvolvidas ao longo do programa, por meio da execução de três etapas.

Primeira etapa: lançamento dos Desafios (13 de agosto) – Pitch’s dos projetos (22 de agosto). Compreende as batalhas de pitches de até três minutos cada, para a banca avaliadora selecionar até oito startups que participarão da segunda etapa para refinamento das soluções.

Segunda etapa: aceleração dos Projetos Selecionados – com duração de até 80 horas, consiste na realização de sessões de workshops e mentorias com especialistas para o desenvolvimento e o amadurecimento das soluções/propostas que serão alvo da terceira etapa.

Terceira etapa: evento final (30 de outubro), em que até oito projetos serão apresentados para a banca e potenciais investidores, também em formato de pitches com duração de cinco minutos. Serão escolhidos os dois melhores projetos.

O evento de encerramento contará com a participação de investidores anjo. Os dois primeiros colocados receberão R$ 5 mil cada um, além de um voucher para participar de um dos principais eventos de inovação no Brasil, entre os dias 5 e 7 de novembro. Todas as oito empresas finalistas receberão certificados de participação.

+Feira do Bebê e da Gestante acontece na próxima semana em BH

+4 restaurantes para sair em casal na Capital

Futurismo

O HACKATUR integra o recém-lançado programa fuTURISMO, que busca reunir as melhores práticas e experiências bem sucedidas e inovadoras no turismo no cenário nacional e internacional. Essa pesquisa permitiu conhecer a iniciativa francesa “Welcome City Lab” – primeira e singular plataforma de inovação dedicada ao setor de turismo urbano, que integra a primeira incubadora de startups do turismo do mundo.

*Com informações da PBH

Written by Iolanda Pedrosa

.

Termina nesse sábado a 37ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Workshop “Evoque seu Poder” será realizado de 3 a 5 de agosto em BH