Inscrições abertas e gratuitas para Oficinas, Labs de Roteiro, Workshops e Masterclasses Internacionais da 15a Mostra CineBH e 12o Brasil CineMundi

Os interessados têm até o dia 20 de setembro para fazer a sua inscrição em uma das 11 modalidades oferecidas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.cinebh.com.br

15a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 12o Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução que acontecem de 28 de setembro a 03 de outubro de 2021 oferecem um Programa de Formação com o objetivo de fornecer ferramentas conceituais e práticas de qualificação profissional e troca de experiências entre os diferentes agentes do setor. A iniciativa promove atividades de capacitação e formação para profissionais do segmento audiovisual e interessados em geral, viabiliza encontros, diálogos, discussões e estabelece redes de contato e conexões com foco no mercado audiovisual.

Ao todo serão realiza 11 modalidades de cursos e 375 vagas ofertadas, sendo cinco oficinas e dois laboratórios de roteiro no âmbito da programação da 15a Mostra CineBH, e dois workshops e duas masterclasses internacionais no CineMundi Lab que integra a programação do 12oBrasil CineMundi

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 23h59 (horário de Brasília) do dia 20 de setembro pelo site www.cinebh.com.br. É permitida apenas uma inscrição por pessoa. Se as inscrições ultrapassarem o número de vagas oferecidas, a comissão organizadora do evento fará a seleção dos interessados.

anúncios

“Promover ações formativas é fundamental para fomentar a indústria audiovisual. Mais uma vez, a Universo Produção reafirma o compromisso de oferecer um programa de formação ampliando as possibilidades de conhecimento, a profissionalização do setor, a troca de experiências e aproximação com o mercado internacional”, ressalta a diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra CineBH, Raquel Hallak.

  • CONHEÇA AS MODALIDADES OFERECIDAS

OFICINAS E LABS DE ROTEIRO

Com o propósito de contribuir para a formação da nova geração de críticos de cinema, a oficina ANÁLISE DE ESTILOS CINEMATOGRÁFICOS será ministrada pelo crítico, programador e professor Victor Guimarães (MG). O objetivo da atividade, voltada para participantes de 18 a 25 anos, é desenvolver análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos e selecionar cinco jovens universitários para integrar o Júri Jovem da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes (janeiro/2021), que elegerá o melhor longa-metragem da Mostra Olhos Livres. A oficina será realizada de 1o a 03 de outubro, sexta a domingo, das 10 às 12 horas, na sexta, e em dois turnos no sábado e no domingo, de 10 às 12 horas, e das 14 às 16 horas. São oferecidas 25 vagas.

De 1º a 3 de outubro, terça a sábado, das 9h30 às 12h300, a realizadora audiovisual, diretora e roteirista Camila Cordeiro Ribeiro (BA) será a responsável pela oficina “PRODUÇÃO DE ARTE”, com oferta de 30 vagas, para interessados a partir de 18 anos. A atividade tem como objetivo apresentar o que é a direção de arte, a complexidade do departamento e o que faz a produção de arte. E ainda colocar em prática e discutir as etapas do processo de execução de um projeto de arte, com seus desafios e eventualidades, com todas as etapas a serem desenvolvidas: pesquisa, projeto conceitual, projeto técnico, construção, montagem, filmagem e desprodução.

Nos dias 28 e 29 de setembro e 02 e 03 de outubroterça e quarta e sábado e domingo, das 11 às 13 horas, a roteirista e diretora Ludmila Mônaco Martinez (SP) ministrará a oficina “STORYTELLING CINEMATOGRÁFICO”, com oferta de 20 vagas, para interessados a partir de 18 anos. A atividade tem como proposta oferecer instrumentais teóricos e práticos para que os participantes possam identificar a sua própria voz e organizar as suas ideias a fim de expressá-las em forma de um roteiro de curta-metragem, com foco no trabalho com imagens de arquivo, a partir da reflexão sobre o poder das imagens que evocam o passado e a possibilidade de criar narrativas audiovisuais que constroem e reconstroem múltiplas visões sobre o passado.

E de 28 a 30 de setembro, de terça a quinta-feira, das 9h30 às 12h30, o premiado produtor Rodrigo Teixeira (SP) será o responsável pela oficina “PRODUÇÃO CRIATIVA PARA CINEMA”, com oferta de 25 vagas, para interessados a partir de 18 anos. A atividade tem o objetivo apresentar segredos por trás da produção criativa para cinema e proporcionar a troca de experiências e vivências da profissão, em aulas dinâmicas e orgânicas.

E de 30 de setembro a 3 de outubro, das 10 às 13 horas, a designer, gestora e empreendedora sociocultural Bruna Kassab ministrará a oficina “FINANCIANDO MEU FILME”, com oferta de 30 vagas. A atividade tem o objetivo de discutir e apresentar os formatos e soluções de financiamento e sustentabilidade para projetos cinematográficos. Durante a oficina, os participantes vão conhecer inúmeras possibilidades de financiamento, como desenvolver cada uma delas de forma objetiva e menos burocrática, compartilhando dicas, ferramentas, estratégias, e possibilidades de sustentabilidade dentro do cenário do audiovisual.

O Programa de Formação Audiovisual da 15a edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte promoverá também dois labs de roteiro: “Ficção e documentário” e “Isso dá comédia?”.

anúncios

roteirista Di Moretti (SP) ministra o LABORATÓRIO DE ROTEIRO DE FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO. A atividade engloba temas que descrevem a confecção de um roteiro cinematográfico e a distinção entre os roteiros de documentário e de ficção. No Lab, serão analisadas essas diferenças e similaridades, para entender como as duas linguagens funcionam na escrita do roteiro, ficcional ou documental. Cada um dos quatro módulos do Lab se divide entre explanações teóricas e exercícios práticos. Pretende-se, como produto final, o desenvolvimento de um argumento de curta-metragem. O Laboratório será realizado entre os dias 28 de setembro e 1o de outubro, terça a sexta, das 10 às 12h30. São oferecidas 25 vagas, para interessados a partir de 18 anos.

E a atriz, produtora, escritora e roteirista Tatá Lopes (RJ) será a responsável pelo LAB DE ROTEIRO “ISSO DÁ UMA COMÉDIA?”, focado no processo de elaboração dos fundamentos do humor e como transformar ideias em roteiros para cinema ou TV. Os participantes vão aprender como criar personagens engraçados, desenvolver o roteiro e criar cenas de humor a partir das falhas do personagem e do conflito do filme. O Lab será realizado de 28 a 30 de setembro, terça a quinta-feira, das 16 às 18 horas. São ofertadas 20 vagas, para interessados com conhecimento prévio de roteiro para cinema ou TV, a partir de 18 anos.

WORKSHOPS E MASTERCLASSES INTERNACIONAIS

O workshop de COPRODUÇÃO INTERNACIONAL será ministrado por Sophie Erbssócia do Cinéma Defacto e da co-empresa independente Gaïjin. Neste workshop, a produtora francesa falará sobre os principais aspectos para coproduzir a nível internacional, compartilhará sua experiência e dará conselhos sobre como se inserir nesse mercado internacional. Sophie Erbs pertence a uma geração de produtores que se dedicam a construir pontes criativas entre talentos de todos os países. Ela é membro do EAVE e do ACE e já produziu e coproduziu 20 longas-metragens, entre eles “Los Perros”, de Marcela Said (Cannes 2017), “Milla”, de Valérie Massadian (Prêmio Especial do Júri em Locarno 2017), “The Harvesters”, de Etienne Kallos (Un Certain Regard 2018), “The Load”, de Ognjen Glavonic (Quinzaine des Réalisateurs 2018), “Apprentice”, de Boo Junfeng (Cannes 2016) e “The Here After”, de Magnus von Horn (Cannes 2015). A atividade será realizada no dia 30 de setembro, quinta, das 10h30 às 12 horas, e são ofertadas 50 vagas. O workshop será realizado em inglês, com tradução simultânea e terá a moderação de Séverine Roinssard – produtora Parati Films, colaboradora Brasil CineMundi | França.

anúncios

AUDIENCE DESIGN será o tema do Workshop Internacional ministrado por Isona Admetla, coordenadora de fundos World Cinema Fund | Alemanha. O workshop abordará a metodologia e uma descrição do incrível potencial que o Audience Design tem, ampliando a abordagem clássica de marketing e distribuição. Os filmes são escritos, financiados, produzidos, filmados e pós-produzidos. Antes de se tornarem filmes, os projetos participam de mercados de coprodução. E um dia eles podem ser convidados por um ou até vários festivais e, então, encontrar um público pela primeira vez. Como lidar como Produtor e/ou diretor com o maior desafio da produção, principalmente nos dias de hoje: a visibilidade de um filme? O confronto com o futuro público de um filme deve começar muito cedo. Durante ou mesmo antes das filmagens ou finalização de um filme, o Audience Design deve fazer parte do contexto da produção. A atividade será realizada no dia 1º de outubro, sexta, das 10h30 às 12 horas e são ofertadas 50 vagas. O Workshop será ministrada em inglês, com tradução simultânea e terá a moderação de Paulo de Carvalho – produtor Autentika Films, colaborador Brasil CineMundi | Brasil/Alemanha.

A masterclass DISTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL E SALES AGENCY será ministrada por Eric Lagessepresidente da Pyramide Films|França, uma das maiores distribuidoras independentes francesas. O principal ativo da Pyramide é a diversidade de gêneros, diretores e seus produtores e a empresa agora administra um catálogo de mais de 250 títulos. Nesta masterclass, Eric Lagesse falará sobre sua experiência, oportunidades em seu país, desafios, resultados e avanços na distribuição internacional e sales agency. A atividade será realizada dia 29 de setembro, quarta, das 10h30 às 12 horas, e são ofertadas 50 vagas. A Masterclass será realizada em inglês, com tradução simultânea e terá a moderação de Séverine Roinssard – produtora Parati Films, colaboradora Brasil CineMundi | França.

roteirista, produtor e diretor uruguaio-espanhol Federico Veiroj será o responsável pela Masterclass Internacional ROTEIRO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO. Os cinco longas que escreveu e dirigiu foram exibidos nos principais festivais internacionais e receberam diversos prêmios. Nesta masterclass, Federico falará sobre o processo de criação dos roteiros de seus filmes, destacando cenas e compartilhando temas e pontos de partidas para o desenvolvimento de suas histórias. A atividade será realizada no dia 30 de setembro, quinta, das 15 às 16h30, e são ofertadas 50 vagas. A Masterclass será ministrada em inglês, com tradução simultânea e terá a moderação de Pedro Butcher – curador e crítico de cinema, colaborador Brasil CineMundi | Brasil.

SOBRE A MOSTRA CINEBH

Com edições anuais e consecutivas, a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 15a edição de 28 de setembro a 03 de outubro de 2021, em formato online e gratuita, reafirmando seu propósito de mostrar o cinema para o mundo, promover o diálogo entre as culturas, aproximar povos e continentes, fazer a conexão do cinema brasileiro com o mercado audiovisual, realizar encontros de negócios, investir na formação, intercâmbio e cooperação internacional, construir pontes nas escolas, comunidades, redes sociais e com a cidade de Belo Horizonte e Minas Gerais.

SOBRE O BRASIL CINEMUNDI

O BRASIL CINEMUNDI – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, integra a 15ª Mostra CineBH e chega a sua 12ª edição 28 de setembro a 3 de outubro de 2021com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.

O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.

Por Redacao

.

Loft chega a Belo Horizonte com investimento de R$ 50 milhões e um novo modelo de compra e venda de imóveis

Grupo Tauá anuncia a reabertura do Grande Hotel Termas de Araxá com protocolo de combate à COVID-19