ID Jovem garante gratuidade no transporte e meia-entrada para jovens até 29 anos

Foto: Pixabay

Que tal viajar? E se for de graça? A ideia de viajar é boa e se for de graça é melhor ainda. Jovens de todo o Brasil tem esse direito garantido por lei através da ID Jovem. O documento possibilita que jovens menores de 30 anos tenham acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de vagas gratuitas em transportes coletivos interestaduais.




Quem pode se beneficiar?

Muitos têm direito ao ID Jovem e ainda não sabem. Para fazer o documento é preciso ter entre 15 e 29 anos e pertencer à uma família com renda mensal de até dois salários mínimos.

O interessado deve comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras), entretanto munido de todos os documentos que comprovem a renda tanto do interessando quanto dos membros da família que moram na mesma casa.

anúncios

Caso o jovem já tenha se inscrito no CRAS no sistema Cadastro Único (CadÚnico) é preciso que as informações tenham sido atualizadas nos últimos 24 meses.

Um fato importante é que o Número de Identificação Social (NIS) precisa estar em mãos na hora do cadastro, mas número pode ser encontrado tanto no Cartão Cidadão, no estrato do FGTS ou na Carteira de trabalho.

Um fato importante é que para ter o ID jovem não é necessário ser estudante.




Onde usar a ID Jovem?

A ID jovem garante o benefício de meia entrada em eventos culturais, shows, cinemas, festivais, jogos de futebol e eventos esportivos no geral.

Para viagens o ID jovem também é indispensável. Todavia, quem possui o benefício pode viajar gratuitamente em trechos interestaduais. Por veículo, são reservadas duas vagas gratuitas e outras com 50% de desconto. É importante que o veículo seja convencional.

Como emitir a minha ID Jovem?

Todavia, para emitir a ID jovem é necessário acessar o site oficial do sistema  (o portal da juventude) e preencher todos os dados como Nome da mãe, e-mail, telefone e NIS. Por último é necessário anexar uma foto.

É importante que ao preencher os dados os mesmos sejam escritos em caixa alta.


anúncios

Não deu certo a sua ID Jovem? Não se preocupe! O sistema com novos cadastros é atualizado mensalmente e caso não tenha conseguido o benefício hoje, tente no próximo mês, mas se ainda sim estiver tendo problemas procure o CRAS da sua cidade para saber se os seus dados estão inseridos corretamente no sistema.

Onde encontrar um CRAS em BH?

Os CRAS estão localizados em áreas com altos índices de vulnerabilidades e risco social. Belo Horizonte conta hoje com 34 unidades e cada uma delas referência cinco mil famílias e atende no mínimo mil famílias por ano. Na capital mineira são mais de 150 mil pessoas atendidas nas nove regionais de Belo Horizonte

Para saber os endereços clique aqui.

Partiu viajar de ID jovem?


anúncios

 

Veja como fazer um cartão de crédito sem anuidade

Written by Redacao

.

Espetáculo “Fedra”, adaptado da versão clássica de Racine, estreia na capital mineira

Casa Fiat de Cultura apresenta bate-papo sobre arte urbana