Harvard realiza oficinas gratuitas em BH – Saiba como se inscrever

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Foto: Divulgação/ Pixabay

Entre os dias 17 e 21 de julho acontece em Belo Horizonte a segunda edição do programa Clubes de Ciência (CdeC). A edição nasce de uma parceria entre a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos e a Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

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Podem participar do programa estudantes do ensino médio ou dos dois primeiros anos da graduação. O evento contará com cinco temas ou ”Clubes” com 20 alunos cada um.

As inscrições podem ser realizadas no site do programa até o próximo dia 18 de junho. Uma seleção vai avaliar os inscritos e os selecionados receberão um e-mail com o resultado.

Confira abaixo as oficinas da edição 2018 (Fonte: SIMI):

A busca de vida no universo / Instrutor: Luan Ghezzi

Quem nunca olhou para um céu estrelado e se perguntou se estamos sozinhos no Universo? Esta questão profunda vem ganhando respostas cada vez mais concretas com os avanços científicos recentes da Astronomia e Biologia. Neste clube de Astrobiologia, os estudantes irão discutir a definição de vida, descobrir os seus limites e utilizar o método de trânsito para procurar planetas ao redor de estrelas observadas pela missão Kepler. Os alunos determinarão algumas das características destes planetas, verificarão se elas favorecem a habitabilidade e realizarão a extração de DNA para analisar as dificuldades envolvidas na detecção de evidências de vida. Ao final do clube, os estudantes serão capazes de avaliar a probabilidade de encontrarmos vida fora da Terra em um futuro próximo.

Ciência empreendedora – transformando pesquisa em negócio / Instrutor: Guilherme Rosso e Daniel Pimentel

Os participantes serão desafiados a pensar em como pesquisas podem se transformar em negócios de base científica. Além da apresentação de casos de sucesso de cientistas empreendedores nacionais e internacionais, discutiremos os desafios para vencer o Vale da Morte da Inovação e aprenderemos a utilizar uma ferramenta para diagnosticar o nível de maturidade tecnológica (TRL) e de comercialização (CRL) de um projeto. Ao final do Clube, os alunos terão que apresentar um modelo de negócio para um produto desenvolvido a partir de uma pesquisa científica.



Combatendo epidemias / Instrutores: David Soeiro e Lidyane Camelo

Os alunos serão confrontados com casos reais com uso da metodologia científica inerente dos estudos epidemiológicos para discutir como as populações sofreram e enfrentaram diferentes problemas de saúde (das doenças infecciosas aos problemas crônicos de saúde) até os dias atuais. Para lançar hipóteses, os alunos disporão de perguntas como: como se deu a morte de milhares de pessoas por cólera em Londres no século XIX? Como a varíola foi considerada uma doença erradicada? Como doenças ocasionadas pelo vírus Ebola e Zika se tornaram e deixaram de ser consideradas emergências internacionais de saúde pública? O que nos levou a um padrão atual de maior acometimento da população por doenças crônicas?

Entendendo a vida através da genômica / Instrutores: Luiz Eduardo Del Bem e Bruno Souza

Os estudantes vão discutir e aprender sobre genômica, a ciência que sequencia e analisa genomas, a totalidade da informação genética das espécies. No curso serão abordados os fundamentos bioquímicos e computacionais do sequenciamento de genomas e de análise destes dados. Ao longo do curso pretende-se abordar as seguintes perguntas: Como sequenciamos e montamos genomas? Que tipo de descobertas revolucionárias na biologia foram [e estão sendo] feitas com informações genômicas? E quais são as aplicações da genômica na busca por entender questões fundamentais para a ciência como a origem das espécies e o funcionamento das células?

Nanotecnologia para o desenvolvimento de novos medicamentos / Instrutor: Diego dos Santos Ferreira

Os alunos vão apresender as teorias por trás do uso de nanotecnologia na área farmacêutica. Como essa tecnologia pode auxiliar no desenvolvimento de medicamentos que sejam mais eficazes e seguros que as opções atuais? E como garantir que novas moléculas, que originalmente não poderiam ser utilizadas em nosso organismo, possam se tornar medicamentos?

Os alunos terão acesso a técnicas de imagens para avaliar os padrões de distribuição de moléculas no organismo através do uso de nanotecnologia e participarão do preparo de uma das partículas mais conhecidas: os lipossomas.

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