Pular para o conteúdo

Gratuito: Festival Toca na Favela promove a arte e a cultura da periferia de BH

Belo Horizonte vai receber um grande festival de artes totalmente realizado em uma região periférica da cidade. É o Toca na Favela, que acontece neste domingo (11) no bairro Nova Cachoeirinha, das 12h às 22h. Com mais de dez horas de programação, o evento é 100% voltado à arte urbana com foco na música produzida por artistas de Favela.
A iniciativa é do Núcleo de Movimentação, Ocupação e Criação do Nova Cachoeirinha (Mocup-NC) e da Alakan Periférica, com o objetivo de levar a experiência de um festival para a periferia. Além disso, promove um debate sobre desigualdades, preconceito e território, demonstrando os aspectos que cercam e caracterizam as pessoas que moram nas periferias.

 

O Festival é um reforço da missão maior de desmitificar a periferia como lugar de violência, de promover a cultura da juventude negra e debater as estruturas sociais. Segundo o produtor e idealizador do evento, o Grabs, experiências direcionadas à população periférica contribuem para o pertencimento e respeito à territorialidade do público.

 

 

A cidade de Belo Horizonte é reconhecida por sua pluralidade de ações culturais. Mas precisamos falar da potência de moradores e artistas das favelas de BH e região para terem o mesmo acesso que os demais artistas não periféricos. E de criar oportunidades reais para as pessoas que, geralmente, participam de eventos culturais apenas para prestar serviços, mesmo em eventos que dizem celebrar a cultura negra”, analisa.

Atrações

Cerca de 2 mil pessoas das mais diversas regiões de BH são esperadas para curtir a programação do Festival Toca na Favela. Entre as atrações, o já consagrado bloco de Carnaval Swing Safado, a banda Pagode Clandestino, Mac Julia, e muito mais.

Sobre o Mocup-NC

O Núcleo de Movimentação, Ocupação e Criação do Nova Cachoeirinha desenvolve atividades em prol da inclusão social para adolescentes e jovens do Complexo Nova Cachoeirinha. O coletivo realiza ações de assistência social, educação e cultura com base em uma perspectiva multissetorial, contemplando as diversidades de iniciativas, expressões artístico-culturais e empreendedoras no Complexo e em outras periferias urbanas de Belo Horizonte.

Agenda:

13h – Lázara dos Anjos

14h – Favelinha Dance

14h50 – Douglas Din

17h30 – Pagode Clandestino convida Azzula e ViniJoe

19h – Mac Júlia

20h – Grabs + Grupo Identidade

21h20 – Swing Safado convida Teffy Angel

DJ Poetry e DJ Danv – Residentes

Azzula como Mestre de Cerimônias

 

Serviço – Festival Toca na Favela

11 de dezembro, das 12h às 22h

Local: Praça de Corridas e Caminhadas Celso Mello de Azevedo – Nova Cachoeirinha/BH

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓