FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 13º LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E PARA O 11º FESTIVAL TINTA FRESCA

A produção de música sinfônica brasileira não para. Estão abertas as inscrições para o 13° Laboratório de Regência e para o 11º Festival Tinta Fresca, duas iniciativas pioneiras da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais destinadas a identificar e fomentar novos talentos da criação musical sinfônica, como jovens maestros e compositores brasileiros. Ambas as atividades serão realizadas no primeiro semestre de 2022, com concertos de encerramento, gratuitos, para o público. Os editais para jovens maestros (Laboratório de Regência) e para compositores brasileiros (Festival Tinta Fresca) estão no site da Filarmônica: www.filarmonica.art.br.

O Laboratório de Regência e o Festival Tinta Fresca têm o apoio do Programa Amigos da Filarmônica.

anúncios

Laboratório de Regência: inscrições para jovens maestros – De 10 de janeiro a 18 de fevereiro de 2022

Realizado desde 2009, o Laboratório de Regência é uma iniciativa pioneira no Brasil, que possibilita a jovens regentes ter, sob a sua batuta, uma orquestra profissional e aprender, na prática, os desafios da regência. Desde então, já participaram 156 maestros, sendo que 48 conduziram a Filarmônica nos concertos de encerramento.  Para a edição 2022, há vagas para 4 regentes ativos e 11 ouvintes, que participarão de aulas teóricas e técnicas com o maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais, e de ensaios com a Orquestra.

O Laboratório 2022 será realizado entre os dias 11 e 13 de abril. Ao final, quatro regentes conduzem a Orquestra em concerto gratuito aberto ao público, no dia 13 de abril. Todos os jovens maestros brasileiros que tiverem experiência comprovada podem se inscrever. O edital com todas as informações e a ficha de inscrição está disponível no site da Orquestra, em https://filarmonica.art.br/educacional/laboratorio-de-regencia/.

Para participar

anúncios

Edital: O edital com todas as informações e a ficha de inscrição está disponível no site da Orquestra, em https://filarmonica.art.br/educacional/laboratorio-de-regencia/ ou fil.mg/lab22 .

Inscrições: as inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de fevereiro de 2022, via e-mail, para [email protected], ou pelo correio, para: Instituto Cultural Filarmônica/AC Rildo Lopes (produção) |Rua Alvarenga Peixoto, 2030 – Barro Preto | CEP: 30.180-121 – Belo Horizonte, MG.

Festival Tinta Fresca: inscrições para compositores brasileiros – De 10 de janeiro a 25 de março de 2022

anúncios

A Filarmônica de Minas Gerais criou, em 2008, o Festival Tinta Fresca. Oportunidade rara no cenário nacional, o concurso para compositores está em sua 11ª edição e tem oferecido um importante espaço aos talentos brasileiros. As inscrições para o Festival estão abertas até o dia 25 de março e os finalistas terão suas obras executadas pela Orquestra em concerto público. Entre as obras finalistas, uma poderá ser considerada vencedora e seu autor receberá encomenda de obra sinfônica inédita a ser estreada na Temporada 2023 da Filarmônica de Minas Gerais. O Festival contará com uma comissão julgadora composta por profissionais de renome nacional, para a leitura das obras inscritas. As obras finalistas serão apresentadas no dia 15 de junho, em concerto gratuito realizado pela Filarmônica na Sala Minas Gerais.

Além de participarem ativamente dos ensaios, interagindo com orquestra e regente, os candidatos têm a oportunidade de se reunir com os membros do júri para conhecer com mais profundidade as percepções sobre seu trabalho. As obras devem ser inéditas e ter até 15 minutos de duração. Não há restrição de idade. Os interessados devem consultar o edital no site da Filarmônica, em fil.mg/tinta22.

Para participar

Edital: O edital com todas as informações e a ficha de inscrição está disponível no site da Orquestra, em https://filarmonica.art.br/educacional/tintafresca ou fil.mg/tinta22 .

Inscrições: as inscrições devem ser realizadas até o dia 25 de março de 2022, via correio, para: Instituto Cultural Filarmônica/AC Produção|Rua Alvarenga Peixoto, 2030 – Barro Preto | CEP: 30.180-121 – Belo Horizonte, MG.

Sobre a Orquestra

 

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas. O grupo recebeu numerosos menções e prêmios, entre eles o Grande Prêmio da Revista CONCERTO em 2020 e 2015, o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra Brasileira em 2012 e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) em 2010 como o Melhor Grupo de Música Clássica do Ano. O CD Almeida Prado – obras para piano e orquestra, com Fabio Mechetti e Sonia Rubinsky, lançado em 2020 pelo selo internacional Naxos em parceria com o Itamaraty, foi indicado ao Grammy Latino 2020. A recente premiação dada pela Revista Concerto teve como tema “Reinvenção na Pandemia” e destacou as transmissões ao vivo de concertos realizadas pela Filarmônica em 2020, em sua Maratona Beethoven, e ações educacionais como a Academia Virtual.

Suas apresentações regulares acontecem na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, em cinco séries de assinatura em que são interpretadas grandes obras do repertório sinfônico, com convidados de destaque no cenário da música orquestral. Tendo a aproximação com novos ouvintes como um de seus nortes artísticos, a Orquestra também traz à cidade uma sólida programação gratuita – são os Concertos para a Juventude, os Clássicos na Praça, os Concertos de Câmara e os concertos de encerramento do Festival Tinta Fresca e do Laboratório de Regência. Para as crianças e adolescentes, a Filarmônica dedica os Concertos Didáticos, em que mostra os primeiros passos para apreciar a música de concerto. Além disso, desde 2008, várias cidades receberam a Orquestra, de Norte a Sul, passando também pelas regiões Leste, Alto Paranaíba, Central e Triângulo.

A Orquestra possui 9 álbuns gravados, entre eles dois que integram o projeto Brasil em Concerto, do selo internacional Naxos junto ao Itamaraty, com obras dos compositores brasileiros Alberto Nepomuceno e Almeida Prado. O álbum de Almeida Prado, lançado em 2020, foi indicado ao Grammy Latino de melhor gravação de música erudita. A Sala Minas Gerais, sede da Orquestra, foi inaugurada em 2015, em Belo Horizonte, tornando-se referência pelo seu projeto arquitetônico e acústico e uma das principais salas de concertos da América Latina. A Filarmônica de Minas Gerais é uma das iniciativas culturais mais bem-sucedidas do país. Juntas, Sala Minas Gerais e Orquestra vêm transformando a capital mineira em polo da música sinfônica nacional e internacional, com reflexos positivos em outras áreas, como, por exemplo, turismo e relações de comércio internacional.

Serviço:

 

Filarmônica de Minas Gerais

 

13º Laboratório de Regência 
Com o maestro Fabio Mechetti
Para jovens regentes brasileiros  


Inscrições
De 10 de janeiro a 18 de fevereiro de 2022, via e-mail ou correio

Vagas 
Quatro regentes com participação ativa
Onze regentes ouvintes

Realização
De 11 a 13 de abril de 2022, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte/MG.

Concerto de encerramento gratuito e aberto ao público: 13 de abril, às 20h30, na Sala Minas Gerais.

Edital: fil.mg/lab22

Informações
[email protected]

11º Festival Tinta Fresca

Para compositores brasileiros natos ou naturalizados

Inscrições
De 10 de janeiro a 25 de março de 2022, via correio

Realização
De 13 a 15 de junho de 2022, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte/MG.
Concerto de encerramento gratuito e aberto ao público: 15 de junho, às 20h30, na Sala Minas Gerais

Edital: fil.mg/tinta22

Informações
[email protected]

 

Informações para imprensa:

Personal Press

Polliane Eliziário – [email protected]

Por Redacao

.

Sesc Palladium exibe sessões gratuitas de cinema no mês de janeiro

Feira de Verão com Espaço Místico