Filarmônica de Minas Gerais abre temporada 2019

Foto: Fábio Mechetti

“Uma nova temporada se inicia com a mesma energia representada pelo poema sinfônico de Liszt”, destaca o maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente principal da Filarmônica de Minas Gerais. Os Prelúdios, Poema Sinfônico nº 3, de Listz, será a obra que abrirá a Temporada 2019 da Orquestra nos dias 14 e 15 de fevereiro, às 20h30, na Sala Minas Gerais, seguida da Sinfonia nº 1 em Ré maior, “Titã”, de Mahler, com regência de Mechetti. A Primeira de Mahler integra o ciclo de gravações do compositor que vem sendo realizado pela Filarmônica de Minas Gerais desde 2017.

Antes das apresentações, entre 19h30 e 20h, o público poderá assistir aos Concertos Comentados. O convidado desta semana é o próprio maestro Fabio Mechetti. As palestras são gravadas em áudio e ficam disponíveis no site da Orquestra.

 

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Estes concertos são apresentados pelo Ministério da Cidadania e Governo de Minas Gerais e contam com o patrocínio da Pottencial Seguradora por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

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Repertório

 

Sobre Os Prelúdios, Poema sinfônico nº 3

Franz Liszt (Raiding, Hungria, atual Áustria, 1811 – Bayreuth, Alemanha, 1886) e Os Prelúdios, Poema sinfônico nº 3 (1853)

Franz Liszt acreditava que a renovação da música aconteceria quando ela se unisse à poesia. O poema sinfônico, que começara a florescer na segunda metade do século XIX, se mostrou o território ideal para fazer a vontade artística de Liszt acontecer. Ele escreveu treze obras do gênero, todas carregando uma ideia poética em sua gênese, mas trabalhadas de formas livres. Les Préludes, o mais famoso deles, é dividido em quatro seções em que o herói é conduzido pelas “esferas” das alegrias do amor, das tempestades da vida, do idílio pastoral e, finalmente, pela batalha vitoriosa.

Acredita-se que Liszt desenhou sua peça a partir de textos de Joseph Autran, poeta pouco conhecido. No entanto, o que ficou para a posteridade foram as linhas das Meditações poéticas de Alphonse de Lamartine que Liszt acrescentou no prefácio da partitura já finalizada: “O que mais é a nossa vida senão uma série de prelúdios para aquele desconhecido hino, cuja primeira e solene nota é entoada pela morte? A aurora encantada de cada vida é o amor. (…)”.



Sobre o Primeira Sinfonia de Mahler

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Gustav Mahler (Boêmia, atual República Tcheca, 1860 – Viena, Áustria, 1911) e a Primeira Sinfonia (1885/1888)

Sinfonia nº 1 em Ré maior foi concluída em 1888, tendo sido estreada em Praga, no ano seguinte, como um poema sinfônico. Em 1893, o compositor a rebatizou “Titã, um Poema Sinfônico em Forma de Sinfonia”. O título se deve a uma personagem romântica do poeta Jean-Paul Richter. O herói de Richter, diferentemente de seus homônimos clássicos, ocupa-se de diálogos com a natureza e com suas aventuras não realizadas. Reelaborada e revista diversas vezes, essa obra só em 1906 tomou sua forma definitiva, na qual Mahler suprimiu um movimento inteiro.

Embora as referências literárias tenham sido suprimidas da versão final, não deixa de ser interessante conhecê-las: os dois movimentos iniciais corresponderiam simbolicamente a “dias da juventude – flores, frutos e espinhos”, o primeiro deles tendo sido batizado de “Primavera sem Fim”. Aos dois movimentos seguintes, Mahler denominou “Comédia Humana”, o primeiro deles intitulado “Uma marcha fúnebre à maneira de Callot” (gravurista do século XVIII) e o último, simbolizando a trajetória do herói de Richter, que vai “do Inferno ao Paraíso”.

Informações:

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Série Allegro

14 de fevereiro – 20h30

Sala Minas Gerais

 

Série Vivace

15 de fevereiro – 20h30

Sala Minas Gerais

Fabio Mechetti, regente

 

LISZT                      Os Prelúdios, Poema sinfônico nº 3

MAHLER     Sinfonia nº 1 em Ré maior, “Titã”

 

Ingressos: R$ 46 (Coro) R$ 52 (Balcão Palco) R$ 52 (Mezanino), R$ 70 (Balcão Lateral), R$ 96 (Plateia Central) e R$ 120 (Balcão Principal).

Meia-entrada para estudantes, maiores de 60 anos, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência, de acordo com a legislação.

Ingressos para o setor Coro serão comercializados somente após a venda dos demais setores.

Ingressos comprados na bilheteria não têm taxa de conveniência.

Informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br



Written by Iolanda Pedrosa

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