As férias são um momento voltado para a diversão e o relaxamento da família, mas que exigem uma série de preparativos para garantir a tranquilidade e o bem-estar de todos, especialmente quando o assunto é viajar. Muitas famílias aproveitam o recesso escolar das férias de julho para passear e fazer turismo com as crianças e, para isso, precisam de planejamento e cuidados essenciais para garantir uma viagem segura. Por isso, é importante conhecer os preparos básicos para viajar com crianças de modo geral, além dos cuidados especiais com a saúde durante o período frio e seco do ano.

Alguns itens são fundamentais para toda mala de viagem para crianças, não importa qual seja o destino ou época do ano. Um exemplo são os protetores solares, indispensáveis para quem passeia ao ar livre, mesmo com as baixas temperaturas do outono-inverno. Outra boa dica é levar lenços umedecidos, bonés e chapéus para proteger o rosto e a cabeça dos raios solares, além de roupas com proteção ultravioleta para as crianças. Para as férias de julho, ainda vale o uso de hidratantes faciais, labiais e corporais, uma vez que o tempo frio e seco pode causar danos à pele, como ressecamento e até queimaduras.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de protetores de linha infantil deve ser 30. O uso é permitido a partir dos seis meses de idade, respeitando os horários de banho de sol recomendados para as crianças: antes das 10h e após às 16h. O uso de produtos infantis é importante pois são desenvolvidos de forma a minimizar os riscos de quadros de alergia e outras reações adversas. Esses itens contêm mais filtros físicos à base de minerais, que oferecem mais segurança para as crianças.

A farmacêutica da Drogarias Pacheco, Janaína Gonçalves de Oliveira, reforça a necessidade de levar consigo produtos voltados para a saúde e o bem-estar infantil. “Filtros solares e cremes hidratantes de adultos podem causar irritação e alergias na pele das crianças, que geralmente é mais sensível aos componentes químicos presentes nesses produtos. Para isso, as drogarias disponibilizam diversos itens infantis dermatologicamente testados, para viajar com as crianças com total conforto e tranquilidade”, aponta.

Cuidados especiais com as crianças

Com o tempo frio e seco da época do ano, a incidência de quadros alérgicos, virais e respiratórios é muito comum, e também pode vir a acontecer durante uma viagem de férias. Por isso, é recomendável levar consigo um kit de primeiros socorros com itens básicos, como antitérmico, analgésico, soro fisiológico, itens para higienização de cortes e escoriações, entre outros produtos farmacêuticos de costume ou necessidade da criança, sob orientação de um médico. As lojas da Drogarias Pacheco também contam com farmacêuticos preparados para ajudar os pais e responsáveis em caso de dúvidas.

Para os pequenos, também vale a pena incluir na bagagem itens como lenços umedecidos antissépticos, repelentes infantis e itens de higiene pessoal. Uma boa dica para estar bem preparado é começar a fazer as malas com alguns dias de antecedência, para ajudar a se organizar e evitar esquecer de algo. Por fim, é importante acompanhar a previsão do tempo e as mudanças de clima e temperatura entre os seus locais de origem e de destino. Afinal, as oscilações bruscas de temperaturas podem afetar a saúde humana, especialmente das crianças.

Sobre o Grupo DPSP

Com a missão de proporcionar qualidade no atendimento, cuidados com a saúde e bem-estar a todos, o Grupo DPSP nasceu em 2011 e conta com as redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. A companhia é um dos principais players do varejo farmacêutico com aproximadamente 1.400 lojas em 8 estados do Brasil, além do Distrito Federal. Hoje, o Grupo DPSP atende seus clientes em lojas físicas, e-commerce, televendas e aplicativo. As marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo levam em seu DNA uma história de confiança e credibilidade no mercado nacional da saúde, preocupando-se constantemente em oferecer excelência em seus processos e a garantia da satisfação do consumidor.

By Nimai Dasa

Nimai Dasa profissional formado em Comunicação Social e atua como jornalista a mais de 15 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *