Feirinha Aproxima realiza edição em Nova Lima

Pela primeira vez, a Feirinha Aproxima realizará uma edição em Nova Lima, dando destaque aos produtores locais da cidade. O evento vem fazer um dueto com outra novidade na região, que é o empreendimento Duo Vila da Serra, fruto de uma parceria das empresas Patrimar, Minas Brisa e Somattos.

A Feirinha Aproxima Duo Vila da Serra está programada para o dia 6 de outubro, na rua Antigo, próximo à Paróquia Bom Jesus do Vale, e terá a participação de expositores inéditos, que levarão ao público produtos regionais que já se tornaram símbolo da gastronomia e do turismo da cidade.

É o caso, por exemplo, das Quitandeiras de Macacos, grupo criado em 2017 e que mantém a tradição de produzir artesanalmente doces e outras delícias com frutas e ingredientes da região.

Para Eduardo Maya, idealizador da Feirinha Aproxima, valorizar a culinária e dar espaço ao produtor local é uma forma de gerar renda e promover o resgate cultural da gastronomia mineira. “As receitas de família, como as de dona Iraci, carregam não apenas histórias, mas também traços da culinária e do modo de viver típicos do interior de Minas. Os segredos de alguns produtos, como o doce de mamão verde e o de casca de laranja, foram passados de geração em geração”, disse. O famoso pastel de Iraci, feito pela mestra quitandeira, é uma das iguarias mais famosas das Quitandeiras de Macacos.

Outro expositor local que estará presente é o grupo VivaQueca, cujo nome já revela a especialidade da marca: a produção da Queca, iguaria mineira que, juntamente com a Lamparina, foi tombada como patrimônio histórico e bens imateriais de Nova Lima. Elas são produzidas por um grupo de sete pessoas, sendo seis mulheres e um homem, todos moradores de Nova Lima. Além disso, serão levados outros doces típicos da região.

Elenita Pessoa, uma das integrantes do VivaQueca, comemora a estreia na feirinha Aproxima e diz que esta é uma grande oportunidade de divulgar a iguaria produzida na região para o público frequentador do evento. “Nosso objetivo é divulgar a Queca e a Lamparina de Nova Lima e a Feirinha Aproxima, pelo excelente conceito que tem junto aos amantes de feiras, vai dar ao grupo a oportunidade que precisávamos”, afirma.

Participantes

Nesta edição, a Feirinha Aproxima Duo Vila da Serra também terá a presença da  Sirène Fish & Chips, com petiscos feitos à base de peixe e fritas; da Arte Goumet Veg, com produtos para o público vegano e vegetariano; da Steake Me, com espetos especiais; e das cachaças convidadas pelas Confrarias ConVida e Confala.

Os participantes terão, ainda, diversas opções de comidas e bebidas, incluindo pizzas, bolos, tortas, pães, carnes, hambúrguer, paella mineira, cervejas artesanais, sucos, drinks, sorvete vegano, e o que não pode faltar: o queijo e o café, bem mineiros.

Com o objetivo de ser um evento para toda a família, a feirinha contará com um espaço kids completo, repleto de atrações para crianças de todas as idades. Um dos expositores voltados para este público é a Mobri, que produz brinquedos infantis e educativos com papelão.

O PROJETO

Criado em 2014, o Projeto Aproxima nasceu com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional de Minas Gerais. Realiza feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, nas quais são comercializados produtos de todas as regiões do estado.

Sustentabilidade e responsabilidade social são alguns dos compromissos assumidos pela Feirinha. Em 2019, um forte trabalho está sendo realizado com os expositores no sentido de reduzir resíduos e reaproveitar materiais usados no evento, por meio do “Selo Expositor Consciente”. A cada edição, são realizadas ações como coleta e destinação correta do óleo utilizado pelas barracas (cerca de 32 kg por edição) e dos resíduos gerados no evento (cerca de 65 kg), impactando mais de 1300 pessoas.

Nesta edição, serão recebidas doações de mantimentos não perecíveis e brinquedos, que serão destinadas para instituições de Nova Lima.

SERVIÇO

Feirinha Aproxima Duo Vila da Serra

Quando: 5 de outubro

Onde: Rua Antigo (também conhecida como Angico), Vale do Sereno, Nova Lima (próximo à Paróquia Bom Jesus do Vale)

Horário: Das 10h às 17h

Entrada: Gratuita

 

Written by Iolanda Pedrosa

.

Dia das Crianças do Minas Shopping terá plataforma inédita de jogos em realidade virtual

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Qualificação Profissional, Cursos Técnicos, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio Regular na Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA)