Pular para o conteúdo

Exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto

Até o dia 11 de janeiro de 2021, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH) recebe a exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto, uma retrospectiva completa sobre a vida e o legado de um dos artistas mais importantes da arte moderna e contemporânea brasileira. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Hélio Márcio Dias Ferreira, a mostra exibe obras oriundas de diversas coleções das várias fases do pintor carioca, abrangendo toda sua multiplicidade estética e técnica. A exposição é gratuita, com retirada de ingressos obrigatória pelo Eventim, e poderá ser vista de quarta a segunda, das 10h às 22h.

Ivan Serpa: a expressão do concreto apresenta mais de 200 trabalhos que percorrem o rico legado do artista, passando por suas pinturas do período concretista, peças de caráter expressionista, da fase Negra (mas que o artista preferia denominar poeticamente de Crepuscular), além de obras das fases Op-erótica, Amazônica, Mangueira e Geomântica, que revelam o aspecto místico do pintor. A trajetória de Serpa (Rio de Janeiro, 1923/1973), ainda que breve, deixou uma marca significativa na história da arte nacional, graças à sua sensibilidade, liberdade e ousadia.

A pluralidade criativa e suas expressões ratificam o importante papel de Ivan Serpa na arte moderna brasileira, seja na criação e liderança do Grupo Frente (do qual fizeram parte nomes como Lygia Clark, Lygia Pape, Franz Weissmann, Abrahan Palatinik, Hélio Oiticica e Aluísio Carvão), seja através de seu projeto de difundir e motivar as novas gerações para a arte, com suas aulas para crianças e adultos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓