Exposição de fotografias no Minas Shopping destaca histórias de superação do câncer

Foto: Carla de Oliveira

Fevereiro é o mês de conscientização sobre a leucemia, tipo de câncer no sangue que começa na medula óssea. Para apoiar a iniciativa, no “Fevereiro Laranja”, o Minas Shopping recebe, entre os dias 1º e 17, a exposição de fotografias “Retratos de Superação”, realizada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

+9 dúvidas sobre medicamentos manipulados

A mostra, gratuita, retrata a luta de pacientes e todos os envolvidos contra o câncer, principalmente a leucemia. Serão expostas 30 fotos, instaladas em totens em frente à loja Pernambucanas (Piso 2), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.



anúncios

A exposição começou a partir de uma oficina com o renomado fotógrafo paulista João Kulcsar, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. A proposta do projeto é criar exposições de fotografias profissionais e amadoras sobre o tema “superação”. “Nosso intuito é levar a fotografia como uma ajuda para os pacientes encararem o tratamento, de forma que possam expressar suas perspectivas sobre o tema”, comenta a representante da Abrale em Belo Horizonte, Maryane Rodrigues Ferreira.

As fotografias amadoras são produzidas em oficinas de técnicas fotográficas e as aulas são voltadas para pacientes com câncer, familiares e profissionais da saúde. Segundo Maryane, as oficinas promovem um resgate da autoestima dos pacientes. “É um momento de interação em que eles aprendem não só a teoria mas também podem compartilhar suas histórias. Acaba surgindo uma grande amizade depois das aulas”, afirma. Essa foi a primeira edição do projeto em Belo Horizonte, que já completou seis anos em São Paulo. Maryane conta que os participantes do projeto ficaram bastante empolgados com a notícia de que a exposição seria levada ao Minas Shopping. “Nós vamos ficar famosos, disseram.”

O resultado pode ser visto em belas e expressivas fotos escolhidas por um conselho curador. Segundo a gerente de Marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim, a exposição representa uma homenagem aos pacientes. “O Minas Shopping abraçou a proposta de conscientização sobre essa doença, que atinge homens e mulheres indiscriminadamente. Essa é mais uma iniciativa de apoio às famílias”, declara.

A leucemia está entre os 10 tipos de câncer mais comuns em todo o mundo. No Brasil, atualmente é o nono câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O aumento do número de diagnósticos, estimado em mais de 10 mil novos casos somente no Brasil, acende um alerta para a importância do diagnóstico precoce, bem como para a doação de medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas.

Informações:

Exposição “Retratos de Superação”

Local: Minas Shopping, em frente à Pernambucanas (Piso 2)

Data: Até o dia 17 de fevereiro

anúncios

Horário: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.



Por Redacao

.

Próxima edição docserá realizado nos dias 9 e 10 de fevereiro, com foco nas vendas de Páscoa

Bloco Alalaor, Elis de Minas e banda impala 67 marcam a semana de atrações no bar do Museu Clube da Esquina