Equipes do UniBH realizam mais de 250 cirurgias do Hospital Público Veterinário

Volume é único, quando se trata de procedimentos realizados em hospitais universitários

Foto: Divulgação Imprensa

 

anúncios

Inaugurado há sete meses na capital, o Hospital Público Veterinário chegou à marca de mais de 250 cirurgias realizadas. Os procedimentos são feitos pelas equipes de preceptores e estudantes de Medicina Veterinária do UniBH, por meio da parceria firmada com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A proposta é oferecer atendimento gratuito para cães e gatos de famílias que residem em BH e não têm condições de pagar por tratamentos veterinários como atendimento de urgência, exames de imagem e laboratoriais, além de cirurgias e internação, por exemplo.

Aldair Junio Woyames Pinto, coordenador do Hospital Público Veterinário, professor de Medicina Veterinária do UniBH e preceptor das equipes que atuam na unidade, destaca a contribuição do trabalho para as políticas de saúde pública de Belo Horizonte e o diferencial acadêmico da cooperação. “Hoje, o animal é um ente familiar. Então, nossa atuação é singular na vida de tutores e pets. Por outro lado, os alunos acumulam números expressivos de procedimentos.  O índice alcançado representa mais de duas cirurgias por dia, desde a inauguração da unidade. Acredito que seja um volume único no Brasil, em se tratando de um hospital modelo escola.”

Os animais acolhidos no Hospital Público Veterinário são encaminhados ao Hospital Veterinário do UniBH, localizado no Campus Buritis, quando há necessidade de cirurgias. “São diversos procedimentos: desde cirurgias eletivas como retirada de tumores mamários, pedras na bexiga e vesícula; a casos mais complexos como fratura de bacia e de pelve, politraumatismos em virtude de atropelamentos, dentre outros”, indica o professor.

Diferencial para a sociedade e para os futuros veterinários

anúncios

O cunho social dos atendimentos proporcionados pelo Hospital Público Veterinário caminha lado a lado com uma formação de excelência dos graduandos em Medicina Veterinária do UniBH. Os estudantes envolvidos na parceria têm consigo a certeza de que fazem a diferença na vida de centenas de famílias, além de darem um passo importante para as suas carreiras.

Luca Santi, estudante do 7º período, afirma que a cooperação entre UniBH e Prefeitura, contribuiu para elevar o número de procedimentos realizados no Hospital Veterinário do Centro Universitário. “Vivenciarmos uma variedade maior de procedimentos. Essa prática, com toda certeza, fará diferença em minha carreira. É muito bom ter essa experiência com um animal vivo, vendo cada passo do procedimento e tendo a orientação do professor. Sem dúvida é um estímulo a mais para a trajetória profissional”, pontua.

anúncios

Estudante do 9º período, Amanda Castro atua no Hospital Público Veterinário desde a inauguração da unidade. Para ela, a oportunidade de praticar os desafios que o mercado de trabalho lhe proporcionará é especial. “Criamos relações, pois estamos fazendo a diferença para tutores e animais. As pessoas querem oferecer bem-estar ao seu pet e estamos aqui para acolhê-los. Fazer parte de um projeto social dessa dimensão e, ao mesmo tempo, ter a experiência clínica com os animais, é algo único.  Hoje estou muito próxima da especialidade de clínica veterinária, e me sinto mais preparada para continuar com atendimentos desse tipo depois que me formar”, avalia.

Por Redacao

.

Una Linha Verde oferece atendimento nutricional gratuito a gestantes

Pacote de Viagem – Gramado ou Canela – 2023 – Aéreo + Hospedagem com Café da Manhã