Empresa mineira desenvolve tecnologia inovadora de isolamento térmico e dobra de tamanho a cada ano

Depois de estudarem nos Estados Unidos durante 5 anos, convivendo com tecnologias diferenciadas no setor da construção civil, dois jovens empreendedores, ao voltarem para o Brasil, desenvolveram e patentearam um produto inovador na área de isolamento térmico, que está fazendo grande sucesso nesse segmento, com clientes em todo o Brasil.

 

Os amigos Samuel Andrade e Ricardo Valentini fundaram, em 2013, na capital mineira, a 3TC Isolamento. Eles desenvolveram a tecnologia e o maquinário que produz as mantas e painéis térmicos utilizando a tecnologia batizada de 3TC, com vendas de mais de 1 milhão de metros quadrados nos últimos anos e previsão de faturamento de R$ 11 milhões em 2022.

anúncios

 

“A 3TC Isolamento traz uma tecnologia exclusiva que controla os três tipos de transferência de calor (condução, convecção e radiação). Por ser feito de poliestireno expandido, o produto evita a transferência térmica por condução. Além disso, é revestido com lâminas que refletem 97% da radiação solar. Como controla a entrada de fluidos e vapores devido às camadas de materiais, ele consegue combater, também, a convecção. Sendo assim, ele é um ótimo isolamento térmico e um grande aliado de climatizadores, que dependem disso para ser mais eficientes”, explica o diretor de negócios e engenharia da empresa, Ricardo Valentini.

 

O produto tem sido amplamente utilizado em galpões, supermercados, lajes, telhados, no agronegócio e até em contêineres e motorhomes. Foi utilizado no isolamento térmico da histórica Igrejinha da Pampulha e por empresas como Mondeléz, Vale, Martminas, Supermercados BH, Villefort, BioHosp, Grupo Elfa, EPA, entre outros.

 

O princípio da tecnologia 3TC é basicamente o mesmo utilizado nas garrafas térmicas e nos copos Stanley. A manta térmica ajuda a manter a temperatura interna estável, evitando que a temperatura externa interfira no ambiente interno. O produto faz com que os raios se dispersem, evitando a transferência do calor e fazendo com que o ambiente interno sofra menos com o aumento de temperatura. Dessa forma, o uso de ar-condicionado ou de climatizadores poderá ser feito com menor intensidade. Não apenas isso: durante os dias frios, os tipos de manta térmica ajudam a manter o calor na parte de dentro, o que diminui o uso de aquecedores. Tudo isso leva a uma redução significativa no consumo de energia elétrica. “Além de aumentar a sustentabilidade, é um meio de diminuir os gastos”, ressalta Samuel Andrade, diretor de operações e marketing da empresa.

 

Também funcionando como isolante acústico, as mantas e painéis podem ser instalados entre pisos, nas paredes, em tetos, telhas e telhados de todos os tipos, como manta térmica ou forro térmico, em contêineres, veículos de transporte, vans, kombis e em dutos de ar-condicionado. Ou seja, um isolante eficiente e versátil, que se adapta à necessidade do cliente. A eficiência da tecnologia é comprovada por diversos estudos feitos com base em conceitos da arquitetura, engenharia civil, engenharia mecânica e termodinâmica.

anúncios

 

Algumas empresas atestam esse benefício. “Quando começou a instalação em nosso galpão de armazenamento, nós já começamos a ver o resultado e a eficiência do produto. De 40 graus celsius, passamos para uma sensação térmica de 25 graus”, atesta Ismael Santos, gerente da BioHosp Medicamentos Hospitalares, que atualmente faz parte do Grupo Elfa.

Por Redacao

.

Julho no Chile: Vinícola Matetic oferece atrações para toda a família e cortesia para crianças até 10 anos

Visto Americano: Roupas e escolha de estilo podem fazer a diferença no momento da entrevista