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Embaré investe em iniciativas inovadoras de RH para fomentar cultura de colaboração e gerar produtividade e satisfação no trabalho

Ações vão desde programas de reconhecimento e bem-estar para os colaboradores até o uso de inteligência artificial no recrutamento e seleção


Com o mundo em constante evolução, a sociedade tem passado por uma série de transformações cada vez mais rápidas e visíveis, sobretudo, àquelas relacionadas às inovações tecnológicas de controle e automação de processos. Todo esse movimento tem demandado grandes adaptações das pessoas e, principalmente, das empresas.

Com o desafio de alcançar a gestão do futuro, tornando-se uma empresa mais competitiva no mercado, a Embaré, quarta maior empresa de laticínios do país, aposta em uma área de Recursos Humanos estratégica, lançando mão de diversas iniciativas para atração e retenção de talentos, através do uso inteligente de ferramentas para a cocriação de um ambiente de colaboração.

“As empresas têm compreendido cada vez mais a importância das pessoas para o resultado do seu negócio, nesse sentido, o trabalho colaborativo se tornou uma necessidade para aquelas que desejam crescer e se destacar no mercado”, justifica a coordenadora de Desenvolvimento Organizacional, Eduarda Antunes.

Uma das frentes que a empresa tem investido é na experiência do colaborador. Diante disso, a Embaré lançou no fim de 2019, o aplicativo Sou Embaré, com o intuito de conectar a empresa diretamente aos seus colaboradores. “Trata-se mais do que um canal de notícias e novidades da empresa; o aplicativo funciona como uma ferramenta que proporciona uma comunicação personalizada e em tempo real, permite acesso à informações úteis do Departamento Pessoal – como a visualização de banco de horas e contracheque – e ainda conta com um programa de reconhecimento, o Programa Valoriza, no qual o colaborador recebe pontos que podem ser trocados por prêmios, de acordo com seu engajamento, dedicação e desempenho”, explica Eduarda.

Capacitação e liderança estratégica

Outras iniciativas de sucesso promovidas pelo RH da Embaré têm relação com a capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. O Programa de Educação Corporativa (PEC) lançado em 2018, disponibiliza pelo canal interno da empresa, cursos gratuitos nas áreas de informática, línguas estrangeiras, marketing, vendas, gestão e muitos outros.

Direcionando as atenções para as lideranças, a companhia também está implantando o Programa de Sucessão, que é o mapeamento e a preparação de possíveis sucessores para assumir cargos estratégicos, e o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), que tem como proposta a realização de treinamentos para desenvolver competências em gestão e reforçar o papel do líder no cenário organizacional.

Colaboradores Embaré – Treinamento – Foto: Divulgação

Além de todas essas ações, o RH da Embaré ainda conta com o uso da inteligência artificial em uma plataforma de recrutamento e seleção, com intuito de avaliar rapidamente perfis comportamentais e trazer mais assertividade na escolha do candidato; programas voltados para o desenvolvimento da inteligência emocional e da promoção à saúde, como “Quem cuida da mente, cuida da vida” e “Minha saúde é coisa séria”; um Comitê de Comunicação, formado por colaboradores que buscam reforçar a cultura da organização e promover ações de bem-estar e qualidade de vida para funcionários e familiares; além, é claro, do Diálogo Diário de Segurança (DDS), que enfatiza com frequência a importância da segurança no ambiente de trabalho.


“Todas essas iniciativas proporcionam uma relação ganha-ganha entre empresa e colaborador. Está mais do que provado que potencializar o olhar para o ser humano, investir na saúde, no desenvolvimento e em um clima colaborativo, contribui para o aumento da produtividade, do engajamento e da satisfação dos colaboradores e melhora os resultados da organização”, finaliza Eduarda.

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Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

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