Dirty Money documentário no Netflix

Dirty Money documentário da Netflix explica em detalhes o caso Dieselgate e deixa a Volkswagen ainda mais suja na praça.

Foto reprodução Dirty Money

A Netflix decidiu produzir uma série sobre histórias modernas e reais de fraudes envolvendo dinheiro em quantias milionárias.. e é óbvio que eles não daria ignorar uma das maiores histórias do tipo das últimas décadas: o caso Dieselgate, da Volkswagen. O escândalo que levou a maior marca de automóveis do mundo a cair em desgraça e o mesmo é tema do primeiro episódio da série Dirty Money (Na Rota do Dinheiro Sujo), que narra toda esta confusão que custou bilhões de dólares à marca alemã – claro, depois dela ter lucrado muitos bilhões a mais.

O primeiro episodio tem um título nada sutil: Emissões Mortais (Hard NOx), o episódio conta como a Volkswagen mentiu sobre a verdadeira quantidade de gases poluentes emitida por seus carros a diesel e como vendeu muitas mentiras para poder vender seus carros, produzida pelo cineastra Alex Gibney.

anúncios

Gibney, consegue explicar didaticamente como funcionou a fraude. Passo a passo, é possível ver como a descoberta totalmente acidental da inconsistência nas emissões acendeu luzes de alerta primeiro na VW dos EUA e, depois, na própria sede alemã. E-mails e mais e-mails orientavam os técnicos da empresa como protelar as respostas dadas às entidades de pesquisas, na expectativa de que a boa fé da empresa fosse levada em conta para deixar o caso de lado.

Depoimentos de ex-executivos à justiça dos Estados Unidos aparecem ao longo do documentário para pontuar a forma cínica como a empresa lidava com esta situação, não se importando com os milhares de pessoas que eram afetadas por seus gases tóxicos diariamente. Inclusive eles chegam ao absurdo e adotam como solução, tentar resolver a descoberta da fraude, criando uma nova fraude, mais bem elaborada, para tentar dobrar os técnicos durante sua investigação.

A Volkswagen não se manifestou oficialmente sobre o documentário.

O único representante que aparece diante das câmeras em entrevista é um ex-funcionário da empresa que, após anos servindo o grupo, se mostra bastante desconte pelo que a marca causou aos seus empregados por todo mundo (lembrando que eles também foram vítimas da fraude).

No geral, Dirty Money é um seriado que mostra do que o capitalismo é capaz quando seus limites não ficam claros. Empresas fazem bilhões enquanto a população perde, muitas vezes sem nem mesmo saber, e acabam virando apenas peças para gerar lucro.

Projeto “Feito em casa” acontece amanhã em BH”

Pizza solidária será no próximo sábado em Belo Horizonte