Dia Mundial do Autismo: Semana é comemorada em Belo Horizonte

Foto: Ministério da Saúde

Nesta segunda-feira (02) é comemorado o dia Mundial do Autismo. A data foi instituída pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. No Brasil, estima-se uma população de cerca de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo.


Em Belo Horizonte, começou hoje e segue até o dia 6 de abril diversas atividades promovidas pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com entidades direcionadas ao atendimento das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Este ano, o tema será “Autismo: quem faz o que em BH” e a programação é aberta ao público.

Confira a seguir a programação completa: 

Fórum intersetorial

2/4 – 14h às 17h –
Sede da Prefeitura de Belo Horizonte – Avenida Afonso Pena, 1.212, Centro.
Clique aqui para se inscrever.

Audiências públicas temáticas

3/4 – 16h às 18h
4/4 –  14h às 18h
Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho

Simpósio temático – oficinas técnicas e mostras culturais

5/4 – 8h às 18h
6/4 – 9h às 18h
Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho

Programação do dia 06 de abril no Centro de Referência da Juventude (CRJ)
Rua Guaicurus, 50, Centro (Praça da Estação)

Lançamento do livro “O fantástico mundo de Júlia e Sofia: da superação à inclusão”, de Rodrigo Pazzinatto

11h – Biblioteca Infantil

Aulão de capoeira

14h às 15h – Arena
Profissionais: Mestre Agostinho, do Grupo GingaBH, e Jorge Luíz Freitas, instrutor na Escola Dia Dia – Educação Especializada

Roda musical

14h às 15h – Sala do segundo andar
Profissionais: Meiry Geraldo: musicista e musicoterapeuta com especialização em Psicodrama Aplicado. Atua no atendimento clínico a crianças no espectro autista. Fundadora da Galeria AUT, espaço virtual de compartilhamento da arte das pessoas com autismo, e de informação. Ministra workshops na área da educação/saúde. Mãe de uma criança com autismo.

Simone Presotti Tibúrcio: musicista, psicóloga e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem e Musicoterapia Neurológica. Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e em orientação familiar.

Oficina de práticas corporais

15h às 16h – Arena
Profissionais: Ana Paula Machado: licenciada e bacharel em Educação Física e especialista em Educação Especial, Inclusão escolar e Psicopedagogia para pessoas com TEA.
Josimara Rodrigues: licenciada em Educação Física e pós-graduanda em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para pessoas com deficiência.
Rafael Boldrini: licenciado e bacharel em Educação Física e especialista em Natação para pessoas com deficiência, Inclusão e Acessibilidade Curricular

Apresentação: em toda parte, expressão! 

16h45 às 17h – Arena

  • com informações Da PBH

Oficinas da Bienal de Arte Digital começam hoje!

Toyota anuncia recall de quase 120 mil veículos