Dia Mundial de Conscientização do Autismo: confira sugestões de ebooks que trazem histórias emocionantes

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, abre as portas para a campanha Abril Azul e reforça a importância de se falar sobre o Transtorno do Espectro Autista. Este ano, a campanha nacional para a data traz o tema “Lugar de autista é em todo lugar” e o principal objetivo é promover ainda mais a inclusão.

Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), a data tem como principal propósito dar voz à causa e ampliar os conhecimentos sobre a síndrome. Contribuindo com esse foco, o Skeelo, maior app de ebooks do país, sugere dois grandes títulos para quem deseja mergulhar ainda mais no tema. Com histórias emocionantes, as obras trazem o dia a dia de autistas, sua relação com os familiares e as belezas de suas diferenças.

Na obra Ao TEA amar: Autismo na escola da vida, publicada pela editora Alto Astral, a autora Juli Lanser Mayer conta sua história sobre a maternidade e aborda o autismo desde as emoções afloradas após o diagnóstico até a mudança dessa caminhada, trazendo reflexões intensas sobre o quanto nossas vivências podem afetar, harmonizar e aliviar a jornada rumo ao desconhecido.

anúncios

O ebook fala sobre seu filho Rafael, que em abril de 2015 recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista de grau severo, após diversas avaliações neurológicas. O garoto, que na época não falava e pouco interagia, deu forças para que todos ao seu redor entendessem que aquele não era o fim. Muito pelo contrário: era o começo de um novo mundo.

“As palavras no livro vêm carregadas de solidariedade, algo que tem permeado a vida de Juli. Não satisfeita com sua experiência, ainda busca embasamento profissional para entender como lidar com situações impostas em um universo ainda a ser descoberto por nós”, diz o prefácio escrito por Chris Flores.

Outra sugestão na lista de opções do Skeelo é a obra de ficção Passarinha, de Kathryn Erskine, publicada pela editora Valentina. O livro convida o leitor para uma reflexão sobre empatia e compreensão, com um final comovente e encantador que promete levar todos as lágrimas.

Caitlin, uma menina de dez anos que não gosta que as pessoas invadam o seu espaço pessoal, mergulha nos livros e dicionários que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Durante as buscas, após ler a definição da palavra Desfecho, compreende que é exatamente disso que ela e o pai precisam.

Tendo como protagonista uma menina autista, portadora da Síndrome de Asperger, Passarinha traz uma linguagem e estilo de escrita diferente do convencional que faz o leitor se aproximar dos sentimentos e da forma como a Caitlin observa o mundo.

As obras fazem parte do acervo de mais de 1.500 livros digitais que estão disponíveis na estante virtual do Skeelo, aplicativo que pode ser baixado no Google Play ou na App Store.

Por Redacao

.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte inaugura Passarela Mineira

Pacote de Viagem – Maceió + Passeio à Maragogi – 2023 – a partir de R$1172