Dia de Finados é também o dia dos mortos? Entenda a diferença

Foto: Pixabay/Divulgação

Você sabe o porque no dia 02 de novembro é comemorado o dia de finados? A data é de tradição cristã e, ao contrario do que muitos pensam, não tem ligação com o dia dos Mortos, que é comemorado no México.


Na ocasião, os mexicanos realizam banquetes e festas em referência a antiga cultura dos indígenas daquela região não sendo comemorado junto com o Dia de Finados, e não tendo ligação.

Para entendermos o Dia de Finados primeiro precisamos saber que seu outro nome também é Dia dos Fiéis Defuntos, que remete às tradições do início do cristianismo, sendo encontrados registros à partir do século II, quando em antigas tumbas e lápides podiam se encontrar grafismos com orações para aqueles que estavam enterrados.

+Feirão de carros acontece aos domingos no Shopping del Rey

+Sinduscon-MG realiza curso sobre gestão de processos

No século V foi separado um dia para orar pelos mortos que não eram mais lembrados e ninguém mais rezava. Mas foi no Século XI durante o pontificado do Papa Leão IX que foi criado um dia onde todos os fiéis deveriam orar aos finados.

A data de 2 de novembro seria estabelecida durante o século XIII, pois é logo após o dia de todos os santos. Como no Dia de Todos os Santos oramos por aqueles Santos que não foram lembrados ao longo do ano, no Dia de Finados oramos pelos que morreram e não são lembrados durante todo o ano.


Feirão de carros acontece aos domingos no Shopping del Rey

Galinha Pintadinha desembarca no Partage Shopping neste domingo