Dia das Crianças é na Casa Fiat de Cultura

Foto: Taiane Costa

O Dia das Crianças na Casa Fiat de Cultura será marcado por oficinas e brincadeiras que associam memória e diversão e aguçam a criatividade não apenas das crianças, mas de toda a família. Quem participar da oficina “Modelagem – da argila à escultura” vai ter a chance de conhecer, na prática, as etapas de criação e design de um carro. A atividade será acompanhada por profissionais de designer de automóveis, que vão trabalhar a imaginação e ensinar a criar modelos, usando uma argila especial. Em outra ação, o público é convidado a construir brinquedos e relembrar brincadeiras infantis que atravessam os tempos.

Os participantes poderão, ainda, visitar a exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano”, mostra inédita que reúne mais de 100 peças, entre obras de arte, automóveis, objetos, miniaturas e instalações multimídia, ocupando, pela primeira vez, todas as galerias do espaço. Toda a programação é gratuita.

A coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga ressalta que o Dia das Crianças será festejado com uma programação aberta a todos. “Um convite da Casa Fiat de Cultura para todos os públicos vivenciarem e relembrarem experiências que só a infância pode nos oferecer. Um momento de lembrar a importância do lúdico e da criatividade nos processos de construção de saberes”, descreve Clarita. 

A oficina “Modelagem – da argila à escultura” vai proporcionar ao público conhecer o passo a passo de como um automóvel é criado. A partir de uma introdução sobre a história do design italiano e explicações sobre os modelos de carros icônicos apresentados na exposição, profissionais do Design Center da Fiat Chrysler Automóveis para a América Latina vão demonstrar como é feita a modelagem de um projeto automobilístico com o uso de uma argila especial. Habilidades de coordenação motora, visão tridimensional e o domínio técnico do material serão desenvolvidos na oficina.

anúncios

A atividade é voltada para as famílias e é indicada para crianças com idade a partir dos 8 anos. São 15 vagas em dois horários, um às 10h30 e outro às 14h. As inscrições prévias devem ser feitas pela Sympla, no endereço https://www.sympla.com.br/oficina–modelagem—da-argila-a-escultura__669901. Alinhados ao Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, no dia 11 de outubro, horários exclusivos serão direcionados para a participação de visitas de alunos de escolas de Belo Horizonte já agendadas.

Já no “Encontros com o Patrimônio – Brincadeiras de todos os tempos”, os participantes serão estimulados a confeccionar brinquedos com o uso de materiais diversos, lembrando o valor da confecção manual de objetos para o desenvolvimento de habilidades práticas e cognitivas.

“Também serão utilizados alguns materiais recicláveis para tratar da importância da sustentabilidade no mundo contemporâneo”, enfatiza Clarita. Crianças e adultos serão convidados a interagir com brincadeiras clássicas que passam de geração para geração, como passa anel, pula corda, rouba bandeira e amarelinha. As atividades serão realizadas nos Jardins da Casa Fiat de Cultura, em três horários (10h30, 14h e 16h). Os interessados em participar devem fazer o agendamento presencialmente, até 10 minutos antes do início de cada marcação. São ofertadas 15 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição.

 

Beleza em Movimento: Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura

A exposição “Beleza em Movimento: Ícones do Design Italiano”, em cartaz na Casa Fiat de Cultura até o dia 3 de novembro, reúne automóveis, colecionismo, miniaturas, objetos do cotidiano e mobiliário para contar a história do design produzido na Itália no século XX. As formas provocativas influenciaram o mundo todo e reverberam até os dias de hoje.

A mostra destaca cinco casas de design automotivo Bertone, Zagato, Touring Superleggera, Pininfarina e GFG Style, e exibe obras de arte do futurismo, objetos assinados por designers consagrados e salas multimídia. A exposição tem curadoria de Peter Fassbender, Diretor do Design Center LATAM da Fiat Chrysler Automóveis, com a colaboração da arquiteta italiana Maddalena d’Alfonso e tem entrada gratuita.

Sala Colecionismo

anúncios

A memória afetiva e a lembrança da infância também estão presentes na Sala Colecionismo da “Beleza em Movimento: Ícones do Design Italiano”, onde é possível apreciar miniaturas que revelam a evolução das formas dos carros de cada época. A Sala Colecionismo conta com uma mostra de carros ícones de sua era: Fiat 24CV (1906); “Ferrari” Auto Avio Construzioni 815 (1940); Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (1965); Lamborghini Miura SV (1971); Lamborghini Countach (1973); Maserati Levante (2017); DMC Delorean (1980); LaFerrari (2013); Fiat 500 (2008); Alfa Romeo 8C 2300 (1933); Ferrari 250 GTO (1962) e Ferrari F40 (1987). As miniaturas despertam o encantamento e a paixão pelo colecionismo, além de estimular visões sobre a evolução do design de automóveis, de 1906 a 2017.

Informações

Oficina “Modelagem – da argila à escultura”

Dia: 12 de outubro

anúncios

Horários: 10h30 e 14h

Vagas: 15, a partir dos 8 anos de idade

Inscrições: Sympla (https://www.sympla.com.br/oficina–modelagem—da-argila-a-escultura__669901)

Gratuita

 

Encontros com o Patrimônio – Brincadeiras de todos os tempos”

Dia: 12 de outubro

Horários: 10h30, 14h e 16h

Vagas: 15, livre

Inscrições: presencialmente, até 10 minutos antes do início de cada sessão

Gratuita

 

Written by Redacao

.

Participação da mulher no setor elétrico é tema de seminário em BH

Musical infantil em inglês “Rock ‘n’ Fish – sing, dance and learn english” estreia em BH no Dia das Crianças