“Dentro da Caixinha – Segredo de Criança” estreia nos cinemas de Belo Horizonte nesta quinta(24/03)

Mais novo filme de Guilherme Reis já foi premiado no Festival Internacional Cineminha B

Depois de lançar em 2016 o média-metragem Dentro da Caixinha, um musical, o cineasta Guilherme Reis continua investindo na pesquisa, desenvolvimento de roteiros e na produção audiovisual voltada para o público infanto-juvenil. Chega agora aos cinemas da capital mineira o longa Dentro da Caixinha – Segredo de Criança. Rodado em Cataguases, o filme já foi exibido em festivais no Brasil e no exterior e já recebeu os prêmios de Melhor Longa Infanto-juvenil e Melhor Filme do Festival Internacional Cineminha B. A produção também chegou a ser finalista no Festival Internacional de Cinema Infantil de Moscou.

Fotos: Divulgação Imprensa

anúncios

Dentro da Caixinha – Segredo de Criança faz parte de um grande projeto da Produtora Postura Digital voltado para o público infanto-juvenil. A primeira produção lançada em 2016, coleciona uma temporada de sucesso nos cinemas, além de 15.000 DVD’s vendidos e mais de 100 sessões em escolas públicas e particulares. Além do filme que chega agora aos cinemas, o projeto ainda incluiu a realização de uma série, que será veiculada no Canal Brasil, com filmagens a partir de julho, além de mais uma bateria de oficinas de capacitação para interessados em atuar no audiovisual.

“Dentro da Caixinha – Segredo de criança” foi filmado em 2019 e inclui cenas gravadas em diversos cenários urbanos e rurais, como parques, escolas, cachoeiras, fazendas e estradas, localizadas na região da Zona da Mata mineira. Participaram das gravações cerca de 50 pessoas, entre crianças e adultos, incluindo diversos moradores locais, que se destacam tanto no elenco como na figuração.

A produção explora o universo das brincadeiras de roda, com suas danças circulares e suas cantigas, que marcaram várias gerações. Todo mundo ainda preserva na memória as canções que embalaram brincadeiras durante a infância, mas essa tradição vem perdendo cada vez mais espaço com o avanço das tecnologias e seus gadgets.

O roteiro do filme é divertido, instigante e conquista não apenas as crianças, mas também os adultos, trazendo temas relevantes enquanto lança luz sobre brincadeiras que podem ser consideradas desconhecidas por esta geração que cresce cada vez mais dependente dos aparelhos digitais. Mas o interessante é a forma como o filme adapta essas brincadeiras para os tempos atuais, considerando que os recursos tecnológicos podem ser aliados na educação e não concorrentes. Com isso, o filme Dentro da Caixinha – Segredo de Criança, demonstra que é possível garantir boas doses de diversão fora da internet, estimulando inclusive a interação e a criatividade das crianças. “O lançamento ocorre em um momento muito específico. Estamos voltando de um período muito intenso de isolamento social e isso privou nossas crianças de conviver e de brincar livremente com as outras. O filme demonstra, utilizando uma linguagem  universal, o quanto essas brincadeiras podem ser saudáveis para o desenvolvimento humano e social”, afirma o diretor Guilherme Reis.

O jovem ator Leônidas José Teixeira, hoje com 17 anos, atua como protagonista nas duas edições. Ele que iniciou sua carreira aos 5 anos de idade no longa “Meu Pé de Laranja Lima”, de Marcos Bernstein, já acumula cerca de 40 trabalhos na sua filmografia. “A experiência de filmagem na Zona da Mata foi muito rica e especial. O filme possibilita que as crianças de hoje possam conhecer essa cultura das brincadeiras de roda, além de contribuir para que os adultos tenham a oportunidade de reviver todas essas brincadeiras, que são muito ricas”, destaca o ator.

No elenco, destaque também para nomes já bastante conhecidos do público como a veterana Marta Moraes, que também estrelou a primeira versão, Alexandre Cioletti, que também integra a o elenco da série “Coisa mais Linda(Netflix), além de vários espetáculos e outros trabalhos importantes, Giordano Becheleni, que passagens pelas novelas “Orgulho e Paixão” e “Salve-se quem puder”, ambas na Rede Globo, Renato Parara, com ampla carreira no cinema, incluindo os filmes “Batismo de Sangue” e “O Segredo dos Diamantes”, de Helvécio Ratton, além dos atores mirins Manoela Domingos, Cauã Carvalho, Manuela Baracho, Nina Oliveira e Bernardo Rachid.

O longa foi viabilizado através do edital “Coinvestimentos Regionais – 1a Etapa”, realizado pela Prefeitura de Cataguazes em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata e a Ancine, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. As empresas patrocinadoras são: Energisa, Uni-BH e Unidas. Dentro da Caixinha – Segredo de Criança chegará aos cinemas graças à parceria com a distribuidora Cineart Filmes.

:: Sinopse ::

anúncios

Três irmãos fazem sucesso na escola com as caixinhas da avó, relíquias de família que transportam pessoas para o universo das cantigas de roda. Porém, para decepção das crianças, o pai delas não consegue entrar na brincadeira. Enquanto isso, o objeto desperta a atenção de um ganancioso empresário.

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=tYTrNxw0Pgc&t=20s

Site: www.dentrodacaixinha.com

anúncios

 

:: Sobre o cineasta ::

Formado em Belas Artes com habilitação em Cinema de Animação pela UFMG e em Comunicação Social pelo Uni-BH, realizou os curtas Jardim das Cores (2008), Bênção (2016), Era Uma Vez… (2007), Manipulação de Massa (2006) e American Movie (2003). Lançou em 2013 seu primeiro longa-metragem, Família. Na sequência vieram os filmes No Vermelho(2015), Dentro da Caixinha(2016), Herança(2018) e Entre Mundos(2019). É diretor da produtora Postura Digital(www.posturadigital.com.br)  onde se dedica a trabalhos autorais e comerciais.

 

:: Ficha técnica “Dentro da Caixinha – Segredo de Criança”::

DIREÇÃO Guilherme Reis

ROTEIRO Caio Ducca e Guilherme Reis

PRODUÇÃO EXECUTIVA Maria Elisa Medeiros e Guilherme Reis

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Maria Elisa Medeiros

GERENTE DE PROJETO Marcelo Braga

PRODUÇÃO LOCAL Babi Piva

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA Sérgio Gomes

DIREÇÃO DE ARTE Heleno Polisseni

FIGURINO Juliano Sá

MAQUIAGEM Érika Peconick

DIREÇÃO MUSICAL Rafael Nelvam

SOM DIRETO Osvaldo Ferreira

DESENHO DE SOM E MIXAGEM Alexandre Martins

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO Leo Ayres

COREOGRAFIA Fernando Barcellos

PREPARAÇÃO DE ELENCO Marco Andrade e Nathália Braz

ELENCO SECUNDÁRIO João Henrique, Fernanda Catarina, Nathália Braz, Kelly Crifer, Leonardo Quintão, Bia Costa, Lud Caldeira, Matheus Luan, Érick Viana, Pedro Linhares, João Batista Abritta Neto, Maria Vitória Francisco Santos, Maria Rita Ramos Zorzi, Nicole Martins Lacerda Machado, Vitor Fernandes dos Santos Sousa

 

:: Serviço ::

Estreia longa “Dentro da Caixinha – Segredo de Criança”

A partir de 24 de março nas salas da Rede Cineart

Informações e ingressos: www.cineart.com.br

Site do filme: www.dentrodacaixinha.com

Por Redacao

.

Aplicativo automatiza e acelera processo contratação de pessoas nas empresas

Una oferece consultoria gratuita para o Imposto de Renda 2022