Cursos técnicos são alternativas no combate ao desemprego

Para gerar oportunidades de trabalho, escola profissionalizante do Barreiro oferta bolsas de estudos gratuitas aos candidatos que comprovarem renda per capta familiar de um salário-mínimo e meio

O desemprego já atinge 13,7 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no dia 27 de outubro. O que muitos não sabem é que metade das indústrias brasileiras têm dificuldades para contratar profissionais com qualificação, especialmente nos cargos de produção. A conclusão é da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Pelo levantamento, o maior desafio está na admissão de operadores (96%) e técnicos (90%).

anúncios

Diante desse cenário, a formação técnica é um grande diferencial para quem busca oportunidades no mercado de trabalho. Para fomentar essa qualificação, a Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), mantida pela Sociedade Inteligência e Coração (SIC), oferece cursos técnicos gratuitos em diversas áreas, como eletromecânica, informática e administração.

“Atualmente, os cursos técnicos são alternativas bem interessantes para as pessoas que desejam ser inseridas no mercado de trabalho em um curto prazo. Para isso, é imprescindível que o estudante busque uma Instituição de Ensino que ofereça, para além do curso técnico, oportunidades de estágios em empresas parceiras e um programa estruturado de desenvolvimento profissional com o foco em habilidades humanas. Estas ações complementares contribuem muito para que esse novo profissional tenha mais chances de conquistar uma oportunidade de trabalho”, explica o diretor da EPSA, Marco Henrique Silva.

Na Escola Profissionalizante Santo Agostinho, os estudantes contam com o apoio do EPSA Carreiras, um programa que visa o desenvolvimento de habilidades humanas e o encaminhamento a oportunidades de estágios em empresas parceiras. No ano de 2021, já são 180 parcerias com empresas e aproximadamente 40 alunos inseridos no mercado de trabalho por meio do programa.

A estudante Raiane Stefani, de 22 anos, que está cursando o Técnico em Administração, conta que conquistou sua oportunidade de trabalho graças aos aprendizados que tem tido na instituição.  “Eu consegui o estágio por meio de um agente de integração, parceiro do EPSA Carreiras, o programa de estágio da escola. Fiz o cadastro e no outro dia já tinha uma vaga no meu perfil. Eu estou amando a oportunidade. Além de colocar em prática boa parte do que venho estudando no curso, estou aprendendo muito sobre a profissão que eu quero continuar seguindo”, conta.

Inscrições abertas

Até o dia 25 de novembro, a EPSA recebe inscrições para 126 vagas para cursos técnicos gratuitos. São eles: Administração (45), Informática (35) e Eletromecânica (46). Todas as modalidades são gratuitas e funcionam no período noturno. As inscrições devem ser feitas pelo site https://admissao.epsa.com.br/. Para concorrer a uma bolsa de estudo para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o candidato deve possuir renda per capita familiar bruta de um salário-mínimo e meio, comprovado por meio de uma avaliação socioeconômica, além de Ensino Médio completo ou 2ª série em curso. Para o curso de Informática é preciso ter, também, formação nível básico em Informática.

anúncios

Há duas formas de concorrer à bolsa: a primeira opção é por meio de uma prova de seleção que será realizada no dia 27 de novembro e a outra é por meio da nota do Enem de 2020.  As aulas terão início no primeiro semestre de 2022 e as vagas são limitadas. O edital com mais detalhes e informações sobre a prova de seleção pode ser acessado no site da EPSA.

Sobre a Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA)

anúncios

Criada no ano 2000 pelos Freis Agostinianos, a Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA) é uma instituição mantida pela Sociedade Inteligência e Coração (SIC), entidade beneficente certificada de assistência social na área de educação (CEBAS) e sem fins lucrativos. A EPSA tem como objetivo promover o ser humano por meio da educação e do trabalho. Atua com protagonismo no resgate da cidadania e na inclusão social de adolescentes, jovens e adultos. Proporciona aos alunos o aumento da escolaridade, a qualificação profissional e o acesso à universidade. São diversos cursos gratuitos nos segmentos de Qualificação Profissional, Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio e Ensino Médio.

Pacote de Viagem – Maceió + Passeio à Maragogi – 2023 a partir de 499 reais com Aéreo + Hospedagem + Passeio

Casa GAL, novo espaço de arte em BH tem caráter efêmero e estreia com duas exposições