Cuquinha inaugura exposição inédita em Belo Horizonte

Foto: Hugo Sá

A nova exposição do artista Lourival CuquinhaTransição de Fase, foi inaugurada na sexta (24/8), às 19h, na Funarte MG, no centro de Belo Horizonte. Exposto pela primeira vez, o conjunto dialoga com a temática da imigração; reúne dezenas de obras e uma instalação sonora, criada em parceria com Mariana Lacerda e Muep; e foi contemplado com o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais (2016). A entrada é franca.

No processo de criação do trabalho, durante quatro anos, em várias partes do mundo, o pernambucano Cuquinha encontrou-se com vendedores ambulantes, que vivenciavam situações de imigração. A cada um deles, propôs adquirir mercadorias que eles ofertavam, pagando o dobro do valor cobrado. Em troca, pediu um retrato de cada imigrante. Por fim, imprimiu as imagens sobre materiais como cobre, ou cédulas, com um detalhe: as superfícies tinham o mesmo valor do custo dos produtos negociados.




Assim, pode-se conhecer, na mostra, enfileirados ao lado de suas mercadorias, o ambulante jamaicano que vende bandeiras de países em Londres; a boliviana que oferece meias infantis nas ruas de São Paulo, enquanto carrega o próprio filho amarrado ao corpo; e o retirado da Costa do Marfim, que comercializa miniaturas chinesas da Torre Eiffel, em Paris (FR).

+A equipe da Copa do mundo de 2018 é melhor do que a equipe que venceu a Copa do mundo de 2002?

+Sorveteria Cold Stone inaugura loja em BH no próximo dia 09 – Haverá distribuição de amostras das principais criações

A exposição Transição de Fase chega a Minas Gerais e segue em exibição até o dia 7/10.

anúncios

O ARTISTA

Lourival Cuquinha nasceu no Recife (PE), em 1975. Já expôs em nações como Indonésia, Alemanha, Inglaterra, Holanda, França, Estados Unidos, Cuba, Bélgica e Espanha, entre outras. Seus trabalhos integram coleções de instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), na capital paulista; a Coleção de Arte da Cidade de São Paulo (CCSP); e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Recife). Obras suas figuram em coleções privadas em diversos países.

 

Informações 

Transição de Fase – exposição de Lourival Cuquinha

Entrada franca

Inauguração: 24/8/2018 (sexta-feira), às 19h

Visitação: até 7/10/2018, de quarta a domingo, das 14h às 21h

anúncios

Classificação etária: livre

Local: Funarte MG (rua Januária, 68, centro, Belo Horizonte)

Agendamentos educativos: [email protected].

Mais informações:  tels. (31) 3213 3084 (31) 3213 7112; email: [email protected]

anúncios

 

 

 

Por Redacao

.

A equipe da Copa do mundo de 2018 é melhor do que a equipe que venceu a Copa do mundo de 2002?

Festival Bernstein, da filarmônica de Minas Gerais, chega ao final com a violinista Rachel Barton Pine