“Conversas ao redor da mesa” sobre gastronomia italiana: Luca Palmesi e Leo Paixão na Casa Fiat de Cultura

Foto: Divulgação

As identidades culturais são construídas, em certa medida, através da gastronomia. E mais do que em outros países, a culinária é um símbolo da Itália. Para falar sobre este assunto, o historiador ítalo-brasileiro Luca Palmesi e o premiado chef mineiro Leo Paixão estarão na Casa Fiat de Cultura, no dia 21 de novembro, para participar das “Conversas ao redor da mesa”. A palestra será realizado das 19h30 às 21h, e tem entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares). Inscrição antecipada pelo Sympla ou retirada de senha na recepção da Casa Fiat de Cultura, no dia do evento, a partir das 18h30.



O evento integra a programação da 3ª Semana da Cozinha Italiana no Mundo, promovida pelo Ministério Italiano das Relações Exteriores, dos Bens Agrícolas e da Educação com o objetivo de promover as tradições gastronômicas do país. A programação completa de BH pode ser conferida no site do Consulado da Itália em Belo Horizonte.

anúncios

A gastronomia italiana desperta interesse no mundo inteiro, sendo uma das mais apreciadas por seus ingredientes e sabores. Nas “Conversas ao redor da mesa”, Luca Palmesi apresentará um panorama da história da alimentação mediterrânea e Leo Paixão falará sobre a gastronomia mineira de quintal e suas similaridades com a cozinha mediterrânea.

Por sua vez, Leo Paixão apresentará a similaridade entre as cozinhas mediterrânea e mineira por meio do uso de hortaliças. O chef dará destaque ao conceito da gastronomia mineira de quintal, que se refere ao modo como a culinária de Minas Gerais se desenvolveu, no quintal das casas, com plantio e criação de animais, mostrando que a agricultura familiar é o fator que marca a herança da comida mineira.

Luca Palmesi

Ítalo-brasileiro, nascido em Roma e radicado em Belo Horizonte. Graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com intercâmbio na Universidade de Bologna (Itália). Em seu mestrado, desenvolveu pesquisa relacionando alimentação, cultura e ciência. Atualmente é professor de História na Fundação Torino Escola Internacional.



Leo Paixão

Chef do Restaurante Glouton e Nicolau Bar da Esquina em BH, Leo Paixão é a cara da Nova Cozinha Mineira. No Glouton mescla a alta gastronomia francesa, aprendida em sua formação em Paris, à tradicional cozinha mineira. O resultado é uma culinária precisa e sofisticada, com a base nos sabores do fogão à lenha das roças de Minas, adorada tanto por clientes, quanto pela crítica especializada. No Nicolau faz uma cozinha mineira, autoral e de vanguarda. Lá, acredita na baixa gastronomia acessível, regional, feita com técnica e precisão, com muito sabor e servida num clima descontraído e simples. Onde quer que cozinhe, Leo leva o afeto, a hospitalidade e o sabor de Minas Gerais consigo.

É o mineiro com os prêmios mais importantes: Chef do Ano Prazeres da Mesa, 50 Best Discovery America Latina, Chef Revelação Guia 4 Rodas, além de dezenas de premiações regionais. Seu último prêmio foi o Chef do Ano 2018 Prazeres da Mesa.

anúncios

Informações

Conversas ao redor da mesa – com Luca Palmesi e Leo Paixão | Semana da Língua Italiana no Mundo | Casa Fiat de Cultura

21 de novembro, 19h30 às 21h

Entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares)

anúncios

Inscrição antecipadas pelo Sympla | Retirada de senha na recepção, a partir das 18h30

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

[email protected]

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

Twitter: @casafiat

www.circuitoculturalliberdade.com.br



Por Redacao

.

Diogo Nogueira traz show “Munduê” a Belo Horizonte

Jurista William Carvalho lança livro no Hotel Fasano de Belo Horizonte