COMPANHIA LONDRINENSE DE TEATRO APRESENTA O ESPETÁCULO DONANTÔNIA NO TEATRO ESPANCA NESTE SÁBADO

Foto: Divulgação

O Núcleo Ás de Paus, companhia de teatro de Londrina/PR, apresenta neste sábado, dia 01, o espetáculo “DONANTÔNIA”, às 18 e às 21 horas, no Teatro Espanca. “DONANTÔNIA” é o terceiro espetáculo da companhia, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014, após a criação de “A Pereira da Tia Miséria” (2010) e “Singra” (2013).

Antônia é uma senhora que adora receber visitas e, entre uma conversa e outra, um pedaço de bolo e uma xícara de café, revive lembranças de um passado distante, revelando velhos conflitos que se tornam presentes diante do público. Aquele que ingressa na casa de Antônia é também convidado a se lembrar dos tempos idos, das escolhas que formam a trama e o significado desta jornada que chamamos de vida.

A montagem reúne os elementos que constituem a pesquisa do grupo como pernas de pau, máscaras, canções e o trabalho de direção colaborativa. Para a construção da dramaturgia, a companhia convidou a escritora paulista Yara Camillo, que elaborou o texto em consonância com o desenvolvimento do trabalho. A direção musical é de Thunay Tartari, integrante do Ás de Paus, que concebeu canções originais para o espetáculo.

A companhia já apresentou o espetáculo “A Pereira da Tia Miséria” no ano de 2013 nas cidades de Belo Horizonte e Sete Lagoas pelo projeto Palco Giratório do SESC e, em 2014, no Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte. De volta à capital mineira, a companhia traz seu novo trabalho com o apoio do grupo Espanca!, que gentilmente acolheu este projeto e receberá em seu espaço cultural o espetáculo DONANTÔNIA, e também em parceria com o Grupo Galpão, que está contribuindo na divulgação do trabalho.

anúncios

SOBRE A COMPANHIA

A companhia londrinense Núcleo Ás de Paus surgiu em 2008 com a união de jovens artistas que tinham interesse em construir uma pesquisa teatral a partir de um viés colaborativo, cujo objetivo era incentivar o compartilhamento das funções de atuação, direção e produção nas criações artísticas. A investigação teatral do grupo se caracteriza pelo trabalho vocal, através de uma pesquisa sobre canções populares de diferentes culturas; e pelo trabalho com pernas de pau, máscaras, bastões e muletas. O grupo busca investigar estes elementos enquanto prolongamentos das potências do corpo do ator e da atriz no ato teatral, seja em espaços fechados ou ao ar livre. A companhia tem em sua trajetória três espetáculos: A Pereira da Tia Miséria (2010); Singra (2013); DONANTÔNIA (2016) e, desde a sua fundação, viajou por mais de 20 estados brasileiros.

SINOPSE

Um café…uma pausa…um pensamento…um descanso para a alma.
Dona Antônia vive a esperar visitas. Aquele que aceita o convite para um café e uma prosa com Antônia acaba descobrindo um mundaréu de lembranças que se espalham pelos cantos e vãos da casa desta anciã. As lembranças, companheiras da solidão de Antônia, abraçam-na e, em forma de acalanto, trazem à memória da senhora o despertar de seu passado-mais-que-presente. Ainda há tempo para mais um café? Ainda há tempo para um encontro inesperado.
FICHA TÉCNICA
Direção e produção: Núcleo Ás de Paus
Coordenação de produção: Rogério Francisco Costa
Dramaturgia: Yara Camillo e Núcleo Ás de Paus
Criação e direção musical: Thunay Tartari
Elenco: Adalberto Pereira, André Demarchi, Camila Feoli, Luana Rodrigues, Luan Valero e Thunay Tartari
Iluminação: Rogério Francisco Costa e Altair de Souza (Borracha)
Cenografia: Rogério Francisco Costa
Marcenaria: Claudiomar Meneguetti
Serralheria: Carlos Miguel da Silva
Figurino: Núcleo Ás de Paus
Costura: Inez Zeidel Grassi
Máscaras: Daniele Stegmann
Design Gráfico: Arthur Duarte
Classificação indicativa: 12 anos
Realização: Ibirá Cultural – Produções Artísticas

SERVIÇO:

ESPETÁCULO DONANTÔNIA – Núcleo Ás de Paus.
DATA: 01/06/2019 (sábado), às 18 e 21 horas.
LOCAL: Teatro Espanca – Endereço: Rua Aarão Reis, 542, Centro. Belo Horizonte – MG.
INGRESSOS: Limitados e distribuídos conforme ordem de chegada, sujeito à lotação do espaço. Contribuição no pague quanto puder.

Written by Redacao

.

MAGIC GAMES TRAZ AO SHOPPING ESTAÇÃO BH PARQUE TEMÁTICO DENTRO DE UMA PISCINA COM MAIS DE 300 MIL BOLINHAS

Festa Portuguesa acontece em BH no próximo dia 08