Coleguium amplia rede de ensino e implanta unidade internacional na região da Pampulha

Núcleo da Criança, localizado no bairro São Luiz, passa a integrar o Coleguium; com isso, a rede chega a 20 unidades localizadas em Belo Horizonte, Lagoa Santa, Nova Lima, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro e Carajás (Pará)

O colégio bilíngue Núcleo da Criança, com cerca de 20 anos de atividades no bairro São Luiz, na região da Pampulha, passou a integrar o Coleguium Rede de Ensino. Neste ano, a escola fundada pela educadora Elaine Pacheco Nassif, conhecida como Tia Elaine, vai adotar a proposta pedagógica do Coleguium Internacional. A nova aquisição reforça a presença da rede de ensino no estado —onde mantém unidades em Belo Horizonte, Lagoa Santa, Nova Lima, Sete Lagoas e Conceição do Mato Dentro—, que passa a atender um total de cerca de 9 mil alunos.

A estrutura do Coleguium Internacional Pampulha Núcleo da Criança inclui 21 salas de aula, berçário, duas salas multimeios/teatro, laboratório, biblioteca, quadra esportiva coberta, áreas com brinquedos e sala para balé, ginástica rítmica e jiu-jitsu. A diretoria da unidade será assumida pela professora Vivian Conrado, formada em comunicação social e pedagogia, que atua no Coleguium desde 2012.

anúncios

“O Núcleo da Criança tem uma trajetória brilhante, marcada por uma intensa transformação. Essa história é muito parecida com a do próprio Coleguium: do mesmo jeito que a Tia Elaine teve o sonho de educar, o professor Virgílio Machado vivenciou isso ao fundar o nosso colégio em 1987, sempre em busca do crescimento, de oferecer novidades e uma educação de qualidade aos alunos. Com essa parceria, esperamos potencializar tudo o que o Núcleo da Criança tem de bom. Essa será uma convergência de valores; no Coleguium, temos como bases o acolhimento, cuidar de cada aluno na sua individualidade, o estudo, vetor de crescimento de cada indivíduo, respeito e autonomia. Também encontramos tudo isso no Núcleo. Essa, sem dúvida, é uma parceria vitoriosa”, declara a diretora geral do Coleguium, Daniele Passagli.

A unidade no bairro São Luiz, instalada na rua Expedicionário Celso Racioppi, 331, terá o programa bilíngue do Coleguium, já consolidado nos bairros Belvedere, Buritis e Cidade Nova. Com essa metodologia, o aluno tem contato com a língua inglesa desde a infância. Na Educação Infantil, metade do turno é em inglês e, no Fundamental 1, a carga horária de Inglês é de 10 horas-aula semanais. Do 2º ao 5º ano, a carga horária também é estendida: são cinco aulas de inglês semanalmente. A partir do 4º ano, os alunos realizam exames internacionais de proficiência em língua inglesa. O conteúdo também é trabalhado em consonância com o que é exigido na grade curricular brasileira.

Pilares de ensino do Coleguium
Além da metodologia de ensino bilíngue, o Coleguium Internacional Pampulha Núcleo da Criança terá outros projetos já consolidados da rede. Há cinco anos, o colégio incentiva o desenvolvimento de habilidades emocionais na disciplina Laboratório Inteligência de Vida (LIV). O objetivo é fazer com que os alunos estejam preparados para se posicionarem como protagonistas de suas escolhas na sociedade. “Trabalhamos com os três Ps e os três Cs: proatividade, perseverança, pensamento crítico, criatividade, colaboração e comunicação. A partir desses pilares, os alunos são estimulados a desenvolver as competências ainda no Ensino Infantil”, explica a diretora pedagógica do Coleguium, Alessandra Dias.

Para os estudantes da Educação Infantil ao 3º ano do Fundamental 1, o Coleguium utiliza histórias lúdicas e personagens que passam por “situações-problema” —como separação de pais, bullying, nascimento de um irmão mais novo— e são mediados pela professora para discutir sobre cada caso. Do 4º ano até o 9º ano do Ensino Fundamental, os estudantes são estimulados, por meio de atividades, a debater sobre emoções e sentimentos durante rodas de conversa. “O objetivo é que adolescentes e jovens cheguem ao Ensino Médio já entendendo seu papel na sociedade e sabendo tomar decisões como protagonistas, tanto em assuntos pessoais quanto profissionais”, acrescenta Alessandra.

Segundo ela, a utilização do mundo lúdico no ensino também é um dos diferenciais do Coleguium, a partir da construção de personagens que, literalmente, ganham vida, tanto no universo da língua materna quanto da inglesa. Outro pilar é o “Tecnologias e Experiências Criativas” (TEC). Inspirada na “cultura maker” —que consiste na aplicação de tecnologias para o desenvolvimento próprio de novos produtos—, a disciplina oferece aos alunos experiências do tipo DIY (do it yourself), aliando mão na massa e tecnologia.

A disciplina tem como objetivo inserir no contexto educacional o “aprender fazendo”, tornando os alunos coautores do conhecimento. De acordo com Daniele Passagli, essa é uma importante habilidade para a composição de um currículo pedagógico denso, além de estar alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Diversos estudos apontam para a importância de se criar um ambiente favorável à aprendizagem. Esse ambiente, por sua vez, deve estar sustentado na multiplicidade de formas de aprendizagem em razão de os alunos se apropriarem do conhecimento de maneira distinta”, declara.

Outro projeto que estará disponível em todas as unidades da rede a partir de 2021 é o Ecossistema de Aprendizado Inovador (Eai), destinado ao Ensino Fundamental 2. O objetivo é promover uma série de iniciativas para fomentar a experimentação, a pesquisa e o protagonismo das crianças e jovens, além de trabalhar competências relacionadas à inovação, resiliência, comprometimento, autonomia, empatia, trabalho em grupo, entre outras.

anúncios

Matrículas e processo seletivo 2021
As inscrições para o processo de matrículas 2021 estão abertas e os interessados podem fazê-las pelo site www.coleguium.com.br. Para o segmento infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, os pais e responsáveis podem agendar uma visita à unidade pelos telefones (31) 3427-4888 ou 3490-5000.

Para as matrículas a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, é necessária a realização de um teste de seleção. O resultado será divulgado na unidade Coleguium Internacional Pampulha Núcleo da Criança em data e horário informados no dia da realização da prova.

O personagem “Bolinho” veio passear em Neves!

GRUPO SANTA CASA BH RECEBE CERTIFICAÇÃO MÁXIMA DE QUALIDADE EM LIMPEZA E ESTERILIZAÇÃO