Colégio Santo Agostinho oferece novidades na grade curricular em 2020

Nos próximos anos, as escolas brasileiras precisarão implementar mudanças previstas por lei para o Ensino Médio, que consistem no aumento da carga horária da grade curricular para além das matérias clássicas, com o objetivo de garantir uma formação capaz de lidar com a complexidade do século 21. Em Minas Gerais, o Colégio Santo Agostinho se antecipa e apresenta o VOOU, que será implantado a partir do ano que vem para estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das quatro unidades: Belo Horizonte, nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez, Contagem e Nova Lima.

De acordo com a gestora pedagógica da unidade Nova Lima e coordenadora do projeto, Júnia Rohlfs, a proposta do VOOU consiste na oferta de módulos formativos interdisciplinares que conciliam abordagens pedagógicas e habilidades socioemocionais. Cada aluno definirá, por semestre, a escolha de um módulo, de acordo com a vontade ou necessidade de desenvolver aptidões em diferentes temáticas como: Educação Financeira; Investigação Forense; Ciência no Esporte; Fotografia Científica; Cinema: teoria e crítica, entre outras.

Segundo a gestora, a preparação para 2020 já começou. “Foi feita uma pesquisa com os alunos para dar mais significado ao projeto e apresentar metodologias diferenciadas, com processos de avaliação totalmente diferentes do currículo escolar convencional. Durante as férias, os estudantes vão receber pílulas sobre o VOOU e outras informações para se familiarizarem com o tema e, na primeira semana de aula, poderem escolher qual módulo farão”, explica.

Para Júnia, o projeto propõe gerar mais autonomia para que os alunos sejam protagonistas dos próprios caminhos. “A intenção é capacitá-los para que eles saiam do Santo Agostinho mais preparados para os desafios da vida. Queremos proporcionar aos nossos jovens, ainda no Ensino Médio, experiências alinhadas com os seus próprios desejos e anseios.”

anúncios

Written by Helio Paulo

Verdemar inaugura 15ª loja, desta vez no bairro Cidade Nova

Vem aí o “Dia da Conscientização Animal” em BH!