Colégio Santo Agostinho adota Praça Leonardo Gutierrez

Ação, em parceria com a PBH, propicia uma região mais sustentável e agradável para a comunidade do bairro. Previsão de conclusão das obras é na primeira quinzena de novembro

Praça Leonanrdo Guiteerrrez. Divulgação Santo Agostinho.

Há cerca de 50 anos, a Praça Leonardo Gutierrez é ponto de referência no bairro Gutierrez, na Regional Oeste de Belo Horizonte. Espaço de lazer, encontros e manifestações religiosas e culturais da comunidade do entorno, o local está sendo revitalizado graças a uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Colégio Santo Agostinho – unidade Gutierrez (CSA-GZ), que adotou a praça por meio do programa Adote o Verde. Há anos o espaço se encontrava em estado de desgaste, mesmo já havendo aprovação para reforma pelo Orçamento Participativo de 2011.

 

A PBH está realizando as obras de revitalização, com previsão de conclusão na primeira quinzena de novembro, e o Colégio se torna responsável pela implantação do projeto paisagístico. Para que a praça continue preservada e acolhedora aos moradores, o Santo Agostinho disponibilizará seus funcionários para limpeza diária e fiscalização do espaço e contratará uma empresa de jardinagem para manter as áreas verdes conservadas. O objetivo é resgatar a Praça Leonardo Gutierrez enquanto local de encontros, contemplação e lazer.

 

anúncios

A Coordenadora Administrativa do CSA-GZ, Márcia Carvalho, explica que a decisão de participar do programa de revitalização da praça veio de uma demanda da comunidade e de um desejo da instituição em contribuir com o bairro. “A chegada do Colégio ao Gutierrez traz para nós a responsabilidade de pertencer à região. Por isso, ao sermos chamados pela comunidade, por meio do líder comunitário Wellington Luiz de Medeiros, para participar de um projeto tão importante para a região, vislumbramos uma oportunidade de retribuir a acolhida que tivemos desde a inauguração do colégio, em 2018”.

 

Márcia também projeta o envolvimento dos alunos da unidade Gutierrez na manutenção do espaço quando as aulas presenciais forem retomadas. “Sustentabilidade é um dos valores da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantenedora dos Colégios Santo Agostinho. É algo que é ensinado e, ao mesmo tempo, esperado que seja praticado por nossos alunos e colaboradores, diariamente. Pretendemos incluir a praça e os cuidados com o local no calendário pedagógico da instituição para reforçar, com toda a comunidade escolar, a importância do papel de todos na preservação do ambiente que nos cerca e dos espaços públicos, que pertencem a todos nós”, conclui.

 

O termo de cooperação firmado nessa parceria tem duração de cinco anos. Durante esse período, o Colégio Santo Agostinho – unidade Gutierrez será corresponsável pela preservação da praça, junto com a PBH e a comunidade local.

Written by Helio Paulo

Preços altos – eles vão estar presentes no Natal e Ano Novo

Christiana Lobo apresenta “Escolher – Música infantil que encanta”