Pular para o conteúdo

Cidadão de BH tem canal direto com a BHIP e problemas na iluminação pública da cidade são resolvidos em até 48h

 

A BHIP, concessionária que presta o serviço de operação e manutenção da iluminação pública em Belo Horizonte, tem um atendimento direto voltado para os cidadãos. Qualquer problema em relação à iluminação pública na capital mineira – poste abalroado ou sem luminária, luz acesa durante o dia ou piscando – deve ser reportado à empresa, de forma gratuita pelo telefone 0800-941-6789; pelo aplicativo da BHIP para dispositivos Android ou iOS; ou pelo site. Assim que o chamado para manutenção for recebido, a empresa tem prazo máximo de atendimento de 48 horas, com exceção de casos mais complexos que demandem manutenção complexa.

Os procedimentos são simples: para cada poste ou ponto de iluminação pública há uma plaqueta da BHIP pela qual o cidadão pode identificar exatamente o local com problema e informar a empresa para que a manutenção seja mais precisa e resolvida com mais agilidade. Se o problema for em relação ao fornecimento de energia elétrica, seja para iluminação pública de algum bairro ou para residência, é necessário entrar em contato com a Cemig. A BHIP é responsável por todos os equipamentos disponíveis em vias públicas e que iluminam a cidade; já a Cemig é a concessionária estadual que fornece a energia que abastece os sistemas de iluminação pública, domiciliar e industrial.

Belo Horizonte é a primeira capital do país a ter a iluminação 100% modernizada com luminárias LED. Em três anos, a BHIP foi a responsável por esta modernização, que transformou mais de 180 mil pontos de iluminação que usavam lâmpadas convencionais de vapor de sódio para a tecnologia LED, que consome menos energia elétrica, é três vezes mais durável que as lâmpadas convencionais, além de melhorar a percepção da qualidade da iluminação pela população. A mudança permite uma economia anual aos cofres municipais de cerca de R$ 25 milhões.

Segurança à noite – Nos primeiros anos de sua atuação, através da substituição para a tecnologia LED, ficou perceptível a maior sensação de segurança para quem circula à noite nas ruas da capital mineira; houve redução da taxa de falha das luminárias LED, que apresentaram taxa inferior a 1%, enquanto as lâmpadas de vapor de sódio tinham taxa de problemas em torno de 6%; e diminuição no tempo de atendimento dos chamados de manutenção – antes da PPP, o prazo chegava a 10 dias e atualmente, com a gestão da BHIP, o prazo máximo é de 48 horas.

A concessão, assinada em 2017 por meio de parceria público-privada (PPP), é referência no Brasil e América Latina, considerando a dimensão do parque de iluminação pública, a velocidade de sua modernização e os padrões de qualidade definidos em contrato. A empresa instalou nas principais vias da capital mineira um sistema de telegestão baseado no conceito de Internet das coisas (IoT), proporcionando o controle informatizado e remoto entre as luminárias LED e o centro de controle operacional, o que possibilita a imediata identificação de falhas, a programação e controle do funcionamento das luminárias e a medição e acompanhamento do seu consumo real de energia elétrica.  A concessionária já investiu mais de R$ 200 milhões no projeto de modernização da iluminação de Belo Horizonte.

 

Serviço

Em casos de lâmpada apagada, oscilando, acesa durante todo dia e/ou braço de luminária quebrada, o cidadão deve acionar a BHIP. São vários canais de atendimento:

 

  • Ligação gratuita: 0800 941 6789, 24 horas por dia, sete dias por semana.
  • Site: bhip.com.br
  • Aplicativo BHIP para smartphones: disponível na App Store e Google Play.

 

Sobre a BHIP

A BHIP é a concessionária de iluminação pública que tornou o município de Belo Horizonte a primeira capital brasileira a contar com parque de iluminação modernizado em LED. Ao todo, 182 mil pontos de iluminação pública foram trocados, o que gerou economia de energia elétrica, melhoria na iluminação e durabilidade três vezes maior. A concessão foi estabelecida por meio de Parceria Público-Privada (PPP) em 2017 e tem um prazo de 20 anos. A BHIP também é responsável por um eficiente e diferenciado plano de manutenção preventiva e corretiva, que garante o pleno funcionamento de todo o parque de iluminação pelo período da prestação do serviço.

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓