Casa Fiat de Cultura realiza bate-papo sobre a HD de “os gigantes da montanha”, do grupo galpão

Foto: Leo Lara

O universo da história em quadrinhos possui inúmeras possibilidades criativas. Por isso, essa plataforma é utilizada para contar as mais diversas narrativas, desde fábulas infantis – que fazem parte das nossas primeiras leituras, passando por contos adultos e até fatos jornalísticos.

O cenário de HQs acaba de ganhar uma versão do clássico “Os Gigantes da Montanha”, do italiano Luigi Pirandello, encenado pelo Grupo Galpão desde 2013, com direção de Gabriel Villela.

O projeto da HQ foi idealizado, transformado e adaptado pela atriz Inês Peixoto, do Grupo Galpão, com ilustrações de Carlos Avelino e Bruno Costa.

Todo esse percurso – desde a concepção dos personagens até à finalização das páginas com técnicas tradicionais de desenho e pintura e tecnologias digitais – será tema do bate-papo “Movimentos Criativos”, na Casa Fiat de Cultura, no dia 2 de julho, às 19h30, com entrada gratuita. Também haverá uma sessão de autógrafos.

Inês Peixoto e Carlos Avelino vão mostrar como os dois trabalharam de forma coletiva durante todo o processo criativo, e irão trocar figurinhas com o público a partir das experimentaçõestécnicas e ferramentas utilizadas na produção de cada página. Serão exibidos rafes, desenhos originais e as primeiras bonecas da novela gráfica – termo utilizado para designar esse tipo de HQ.

Os primeiros desenhos nasceram como uma homenagem do ilustrador ao Grupo Galpão, em 2015. A partir da transformação dos personagens em cartoon, começou o processo de criação da HQ, com a coordenação de Inês Peixoto.

Todos os personagens passaram por diversas adaptações até chegarem ao desenho final. No bate-papo, o público vai poder fazer a comparação entre a peça e a HQ, conferindo as diferenças de cada plataforma em que a história é contada. Para Avelino, o mais rico desse evento será mostrar que todo mundo pode iniciar seu próprio projeto artístico.

O bate-papo “Movimentos Criativos” faz parte da programação paralela da exposição “Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do Teatro aos quadrinho na Casa Fiat de Cultura”, que estará aberta à visitação até 14 de julho, no hall principal.

Quem passar pela exposição, ainda pode participar de um concurso cultural. Basta tirar uma foto no Espaço Selfie e postar no Instagram, com as hashtags #DoTeatroaosQuadrinhos e #CasaFiatdeCultura. As melhores publicações serão escolhidas por Carlos Avelino e Inês Peixoto e serão premiadas com um exemplar da HQ, no dia do bate-papo.

Exposição na Casa Fiat de Cultura

A exposição “Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do Teatro aos quadrinho na Casa Fiat de Cultura”, foi aberta no dia 4 de junho, paralelamente ao lançamento nacional da HQ, apresentando o percurso de criação da novela gráfica, publicada pela editora Nemo, do Grupo Autêntica.

Os visitantes podem conferir 51 páginas de rafes, estudos de aquarelas, rascunhos e alguns dos arquivos originais de Carlos Avelino. Também estão sendo expostos dois vídeos, três figurinos e 31 fotos da peça do Grupo Galpão.

A mostra vai até 14 de julho, com entrada gratuita, e apresenta todo o percurso criativo de releitura dessa obra, tão importante para a dramaturgia mundial.

O Grupo Galpão tem patrocínio da Petrobras. A exposição “Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do Teatro aos quadrinho na Casa Fiat de Cultura” é realizada pela Casa Fiat de Cultura, pelo Grupo Galpão e pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), da Fiat Chrysler Finanças e do Banco Safra, e com o apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas Gerais e do Governo Federal.

HQ Os Gigantes da Montanha

A HQ “Os Gigantes da Montanha” nasceu a partir de um presente. Carlos Avelino desenhou todos os personagens da peça do Grupo Galpão e presenteou a trupe, após uma apresentação em São Paulo.

Dali, nasceu o desejo de contar a história de Pirandello por meio dos quadrinhos, com os traços delicados e apurados do artista. Com a roteirização de Inês Peixoto, a obra ganha novos contornos, expandindo o trabalho de Pirandello para novos públicos, de forma inovadora.

A HQ pode ser adquirida online, no site do Grupo Autêntica, que publicou a obra por meio da Editora Nemo.

Inês Peixoto

Inês Peixoto é atriz, diretora e integrante do Grupo Galpão. Em “Os Gigantes da Montanha” interpreta a Condessa Ilse, um dos principais personagens da peça. Ela foi responsável por adaptar e roteirizar a obra de Piradello, transformando a linguagem teatral para o universo das histórias em quadrinhos.

Carlos Avelino

Ilustrador e artista plástico multimídia, Carlos Avelino já atuou com cinema de animação, artes plásticas e ilustrações. Participou de produções nacionais e internacionais de desenhos animados, além de longas-metragens e comerciais para a TV.

Atualmente, coordena o curso de pós-graduação em Cinema de Animação da Faculdade Mèlies de Tecnologia, onde também é professor. Suas ilustrações foram a inspiração para o desenvolvimento da HQ, que também foi ilustrada por Bruno Costa.

Informações

Bate-papo “Movimentos Criativos” – Com Carlos Avelino e Inês Peixoto, na Casa Fiat de Cultura

2 de julho de 2019, de 19h30 às 21h

Entrada gratuita

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Written by Iolanda Pedrosa

.

Chama o Síndico e Fernanda Abreu são atrações da Virada Cultural 2019

É hoje! Domingo tem contação de histórias no Minas Shopping