“BH Plural” vai debater o fomento do turismo LGBTQIA+ na capital mineira! Evento online terá cinco webnários e shows de Moisés Navarro e Lívia Itaborahy

Programação gratuita, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto, será transmitida pelo canal da Favo Cultural no YouTube

Vibrante, cosmopolita, acessível e hospitaleira, Belo Horizonte se destaca pela diversidade e pluralidade de opções de cultura e lazer. Com foco nesse cenário, vem aí o evento online “BH Plural” com a proposta de apresentar debates sobre o fomento do turismo LGBTQIA+ na capital mineira. A programação, que acontecerá no dia 18, quarta-feira, das 10h às 17h, e 19 de agosto, quinta-feira, das 14h às 22h, contará com cinco webinários e shows de encerramento com Moisés Navarro, Lívia Itaborahy e performance da drag queen Angel Sun. A transmissão, ao vivo, será feita pelo canal da Favo Cultural no YouTube. Haverá intérprete de libras. O projeto é uma realização da Favo Cultural com apoio da A1 Tours BHZ por meio de patrocínio da Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

“Um diferencial de BH é que seus bares, baladas e restaurantes não são segmentados, mas plurais, o que permite um circuito cultural intenso e atraente, inclusive voltado para pessoas LGBTQIA+. Há várias casas noturnas e eventos. E, com a retomada gradual das atividades culturais, em função da pandemia, esperamos que o turismo focado nesse público cresça, já que a capital mineira tem grande potencial, conforme pesquisas e especialistas do setor. É isso que esperamos e, principalmente, que todos sejam respeitados”, diz a produtora Ana Kelly.

anúncios

Com o tema “Turismo das cores”, o primeiro debate do “BH Plural”, realizado no dia 18 de agosto, às 10h, traz a discussão sobre a diversidade, haja vista que o combate à discriminação e a garantia da inclusão efetiva de todas as pessoas são grandes desafios atuais. O assunto será abordado pelo psicólogo Armando Siebler, um dos idealizadores do BH Plural e fundador da A1 Tours BHZ, empresa especializada em turismo receptivo e em atendimento ao público LGBTQIA+. A mediação será feita pela jornalista Fernanda Izidoro.

Na sequência, às 14h, será a vez da discussão sobre “Eventos Culturais LGBTQIA+”. A palestra será ministrada pelos produtores Ed Luiz da @bsurda, maior festa LGBT de música pop de Minas Gerais, e Mohamed Mendez da Mokaii, renomada produtora de eventos de música eletrônica LGBTQIA+ em BH. Eles vão apresentar dados e reflexões relacionadas à produção, financiamento e comunicação das ações culturais LGBTQIA+, considerando as dificuldades do cenário atual e as mudanças trazidas pelos meios digitais e pela pandemia. A mediação será conduzida pela jornalista Fernanda Izidoro.

A última palestra do dia, que acontece às 16h, é sobre “Estabelecimentos a favor da diversidade.  O tema será explorado pela gerente do Gis Club, Simone Santos, e pelo sócio da casa noturna Church Savassi, Felipe de Souza. Ambos vão falar sobre a noite LGBTQIA+ na capital mineira, segunda cidade com mais estabelecimentos LGBT (ranking da Rede de Comunicações Guiya) e cujo mercado voltado para esse público, ainda, é pouco explorado. A mediação será feita pelo gestor cultural Ramon Vieira.

Já no dia 19 de agosto, às 14h, a “Militância LGBTQIA+ em BH” será o primeiro tema a ser debatido. Tendo em vista que Belo Horizonte sedia a maior “Parada do Orgulho LGBTQIA+” de Minas Gerais, importante manifestação cultural e política, as drag queens Penélope Fontana e Nickary Aycker vão debater sobre o assunto, destacando as principais reivindicações que reforçam o empoderamento e dá visibilidade para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. A mediação será feita pela advogada de Direitos Humanos, Elisa Bertilla.

Em seguida, às 16h, será discutido o “Carnaval LGBTQIA+ em BH”, considerado o segundo melhor do país. Os blocos LGBTQIA+, com viés político, e aqueles com uma maior abertura popular chamam a atenção dos foliões. O assunto será tratado por Lara Sousa, integrante e fundadora do bloco Truck do Desejo e Juhlia Santos, atriz e produtora cultural. A mediação ficará à cargo do ator Saulo Salomão.

O encerramento do “BH Plural” contará com os shows dos cantores Moisés Navarro e Lívia Itaborahy, além da performance da drag queen, Angel Sun.

PROGRAMAÇÂO

18/08 (quarta-feira)
10h “Turismo das Cores” palestrante: Armando Siebler (psicólogo e fundador da A1 Tours BHZ). Mediação: Fernanda Izidoro (jornalista)
14h “Eventos culturais LGBTQIA+” palestrantes: Mohamed Mendez (Mokaii) e Ed Luiz (@bsurda).  Mediação: Fernanda Izidoro (jornalista)
16h “Estabelecimentos a favor da diversidade palestrantes: Simone Santos (Gis Club) e Felipe de Souza (Church Savassi). Mediação: Ramon Vieira (gestor cultural)
19/08 (quinta-feira)
14h “Militância LGBTQIA+ em BH” palestrantes: Penélope Fontana (drag queen) e Nickary Aycker (drag queen). Mediação: Elisa Bertilla (advogada de Direitos Humanos)
16h “Carnaval LGBTQIA+ em BH” palestrantes: Lara Sousa (fundadora do bloco Truck do Desejo) e Juhlia Santos (atriz e produtora cultural). Mediação: Saulo Salomão (ator)
20h Show de Moisés Navarro
20h40 Performance da drag queen Angel Sun
20h50 Show de Lívia Itaborahy

Acompanhe a Favo Cultural nas redes sociais:

anúncios

Instagram: https://www.instagram.com/favocultural/

Facebook: https://www.facebook.com/FavoCultural

 

Foto: Angel Sun por Lu Gontijo

Projeto Girarte oferece para educadores curso on-line gratuito “Diálogos entre arte e educação”

Festival Pet: Extra oferece as melhores ofertas para garantir o bem-estar dos animais de estimação